qual peixe posso colocar junto com o beta2
Conhecido por sua beleza, o betta é uma espécie de peixe que se adapta a diversas condições, sendo muito indicado para aquaristas iniciantes. Entretanto, também possui uma fama de brigão e encrenqueiro e, por isso, muitos tutores se perguntam: “Qual peixe posso colocar junto com o betta?”
Se esse é o seu caso, saiba que você está com sorte. Elaboramos um guia com tudo sobre esse adorado pet nadador. Continue lendo para aprender quais peixes se dão bem com betta!
Colorido e com uma charmosa cauda, a fama do peixe betta ultrapassa o mundo do aquarismo. E não é só a beleza que torna o betta tão popular. Sua reputação de brigão também é um fato bem conhecido.
Mas será que essa imagem é justa? O peixe betta pode ficar junto com outro betta? Especialistas explicam que isso só é possível se os dois forem de gêneros diferentes, um macho e uma fêmea.
O betta é um peixe extremamente territorialista. Por isso, defende seu espaço com unhas e dentes — ou melhor, com suas barbatanas. Isso justifica a sua fama de brigão. Entretanto, há dois fatos menos conhecidos que explicam melhor esse peixinho:
Ou seja, apesar de ser verdade que ele seja encrenqueiro, o peixe betta pode ficar junto com outros peixes. Um aquário grande e com diversos peixes pode ser um ambiente ainda mais saudável para seus pets aquáticos.
Por isso, se você está se perguntando qual peixe pode colocar junto com o betta, continue lendo. Separamos uma lista com as espécies mais recomendadas.
Antes de aprender quais peixes que convivem com betta, é importante ressaltar alguns pontos. Apesar de essa ser uma espécie considerada muito resistente, alguns cuidados com o aquário são essenciais para a saúde do seu pet aquático.
Além disso, se você estiver considerando um aquário coletivo, é necessário levar em consideração também as necessidades dos outros peixinhos. Por isso, separamos algumas recomendações para a montagem do aquário de betta:
Não caia no mito de que betta não precisa de filtro de aquário. O processo de filtragem é fundamental, pois higieniza a água. Caso não ocorra, em pouco tempo o ambiente se torna nocivo e tóxico para o peixinho. Por isso, escolha um bom filtro de aquário, seguindo as recomendações de acordo com o tamanho do ambiente que você pretende cuidar.
Muitos tutores acreditam que esse peixinho sobrevive bem em espaços pequenos. Entretanto, especialistas reforçam que quando o assunto é aquarismo, quanto maior o espaço, melhor. Isso é um ponto especialmente importante se você pensa em ter um aquário coletivo. Como o betta é territorialista, ele precisa de um ambiente grande para viver em paz com os outros pets.
Os peixes, além de ótimos companheiros, ainda deixam qualquer ambiente mais bonito e elegante. E para retribuir o carinho dos pets aquáticos, é necessário oferecer condições agradáveis, contribuindo para sua saúde e bem-estar. Para isso, alguns itens são precisos, como termostato e termômetro. Além disso, é importante realizar testes de água regularmente e oferecer uma ração de qualidade.
A decoração de aquário, além de deixá-lo mais bonito, pode até mesmo contribuir para o bem-estar do pet. Para isso, porém, é importante buscar elementos que remetem ao ambiente natural do peixe, como galhos e pedras. Cuidado com o excesso de enfeites, pois, diminui a área útil do aquário, com isso, pode gerar competitividade por espaço. Como os bettas são territorialistas, é necessário ficar de olho e não exagerar.
Se você seguir as recomendações que passamos até aqui, terá em sua casa um aquário espaçoso, confortável e pronto para receber seu betta e seus novos amiguinhos. Agora, basta aprender quais peixes que podem conviver com o betta. Separamos uma lista das espécies mais recomendadas.
O popular limpa-vidros está entre os principais companheiros para betta. Esse simpático peixinho é muito pacífico e, por isso, não costuma arranjar problemas com outras espécies. Ele vive no fundo do aquário, enquanto o betta é um peixe de superfície. As condições de água para as duas espécies também são bastante similares, por isso, o peixe betta pode ficar junto com ele.
Natural da região sudeste do Brasil, esta é uma espécie muito comum no aquarismo e facilmente encontrada em lojas especializadas. É conhecida por seu comportamento pacífico e por ser um peixe de fácil trato. Como ficam no fundo do aquário, costumam ser bons companheiros para betta. Simpática e charmosa, a corydora é uma ótima adição para seu aquário.
O tetra-neon é uma espécie natural da região amazônica, que se destaca por sua cor vibrante. Geralmente, especialistas não recomendam que o betta conviva com peixes de cores fortes, para evitar possíveis brigas.
Porém, como o tetra-neon é uma espécie muito ágil, costuma ser um bom companheiro para betta. Lembre-se apenas que esta é uma espécie de cardume e, por isso, deve viver em grupos de 6 a 10 peixinhos, dependendo do tamanho do aquário.
Com um colorido discreto e uma charmosa mancha negra em seu corpo, o rasbora arlequim é uma espécie muito querida entre os aquaristas. Natural do sudeste asiático, é considerado um peixe de fácil trato. Deve viver em grupos de dez peixinhos ou mais, dependendo do tamanho do aquário. Quando vive em um ambiente equilibrado, pode conviver com o peixe betta sem grandes problemas.
O ramirezi possui cores suaves e atinge em média 4 cm, sendo uma espécie pequena. Muito pacífico, costuma viver no fundo do aquário e, por isso, não cria problemas para o betta. Entretanto, é recomendado criar o ramirezi junto com o betta apenas em aquários espaçosos, para evitar disputa de território.
Esse charmoso peixinho é natural da China, mas hoje conquistou aquaristas do mundo todo. Pequeno e rápido, costuma viver no fundo do aquário. Assim, raramente arruma confusão com o betta. Muito resistente, sobrevive bem em diversas condições de água. Para seu bem-estar, deve viver em grupos de seis ou mais peixes.
Agora que você já conhece qual peixe pode colocar com betta, pode montar seu aquário de forma mais consciente e responsável. Lembre-se que, para o bem-estar dos peixinhos, é importante construir um ambiente espaçoso e com todos os acessórios necessários.
E se precisar de ajuda para montar seu aquário, procure a Petz mais próxima! Em nossas lojas você encontra tudo que seu amigo nadador precisa, como ração, filtros, termostatos e muito mais. Venha nos visitar!
A diabetes em gatos tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. A doença…
O jardim suspenso é uma ótima ideia para quem busca inovar na decoração. De forma…
Os cães adoram correr e brincar em parques e jardins. Além disso, muitos pets preferem…
Não é de hoje que os porquinhos-da-índia chamam atenção dos apaixonados por roedores. Em geral,…
Tomar um suco natural de laranja pela manhã é uma ótima maneira de começar o…
Ter um lugar para relaxar e passar um tempo com amigos e família é importante,…