Por que o peixe Betta não quer comer? Entenda os motivos
Publicado em 02 de junho de 2023Tempo de leitura: 5min
O Betta é um dos peixes preferidos dos iniciantes em aquarismo devido à grande capacidade de adaptação ao meio e aos poucos cuidados requeridos pela espécie. No entanto, alguns erros comuns podem afetar a sua qualidade de vida, contribuindo com o estresse, sendo esse um dos motivos que explicam a dúvida “por que o peixe Betta não quer comer?”.
Não há nada mais preocupante que um pet que não quer se alimentar. Logo, o tutor percebe que há algo errado e pensa que o animal pode estar doente. Esse é um dos motivos, mas não o único! Existem outras explicações, além das doenças.
Superalimentação
É comum que os peixes de aquário se aproximem do local de alimentação assim que alguém chega perto do habitat, mas isso não quer dizer que estão com fome: é só um comportamento condicionado de disputa por alimento. Quem chega antes come mais!
Se o tutor der comida toda vez que isso acontecer, achando que o peixe Betta está com fome, vai superalimentar o pet, que pode rejeitar o alimento quando estiver satisfeito. Observe se isso responde à dúvida “por que o peixe Betta não quer comer?” e confira dicas para evitar essa situação abaixo:
- o correto é oferecer pequenas quantidades do alimento de duas a três vezes ao dia;
- o estômago do Betta tem mais ou menos o tamanho de um olho da sua espécie. Então, essa é a quantidade correta por refeição;
- o intervalo entre as refeições deve ser em torno de cinco horas.
Cada animal tem um metabolismo diferente. As recomendações acima servem apenas para guiar o tutor. Caso note o pet emagrecendo ou com fome em excesso, diminua os intervalos entre as refeições e/ou aumente a quantidade de alimento.
Outras fontes de alimento
Caso o peixe Betta esteja em um aquário comunitário ou aberto, as refeições podem ser complementadas por presas do próprio ambiente: alevinos dos outros peixes ou larvas de insetos colocados na superfície da água.
Para descobrir se essa é a resposta para a pergunta “por que o peixe Betta não quer comer?”, apenas observe o comportamento do peixinho por um tempo. Se ele estiver se alimentando de outras fontes, será fácil de perceber.
Paladar exigente
Essa é a razão mais comum para quando o peixe Betta não come. Dependendo de como ele foi criado antes de ir para venda, pode rejeitar o novo alimento simplesmente pelo fato de não gostar dele.
Nesse caso, converse com o vendedor da loja onde você comprou o peixinho e pergunte sobre a marca da ração que ele usava para alimentar o Betta. Compre a mesma comidinha e forneça ao pet.
Se ele ainda continuar sem comer, veja se ele gosta de alimentos vivos ou desidratados. No geral, os peixes Bettas não rejeitam esse tipo de comida, pois são muito saborosas e atiçam os instintos de caça. Veja outras dicas de alimentos vivos a seguir.
Artêmias
As artêmias são pequenos camarões que, embora de origem de água salgada, servem para alimentar todos os peixes ornamentais, inclusive os de água doce. São ótimas fontes de proteína e ricas em betacaroteno, que deixa as cores do peixe Betta mais vivas.
Daphnia
A daphnia, também chamada de pulga d’água, é um pequeno crustáceo que vive em águas tranquilas, como as de lagos e lagoas. Ao nadar, impulsionada pelas antenas da cabeça, parece uma pulga pulando pela água, daí o nome.
Os criadores de peixe Betta não aconselham a captura da pulga d’água para fornecer ao peixinho, uma vez que esses indivíduos selvagens podem portar doenças. O ideal é comprar um lote e criar em casa.
Doenças
O peixe Betta doente não vai querer comer. Junto à falta de apetite, outros sinais clínicos podem aparecer e contribuir na elucidação do que está acontecendo com ele.
Como saber se o peixe Betta está doente? Observe se a falta de apetite persiste por mais de dois dias e outros sinais clínicos aparecem como mudanças na coloração, no comportamento e na cauda do peixinho. Caso isso ocorra, leve o pet ao médico veterinário.
Um peixe Betta estressado também não quer comer e fica mais sujeito a desenvolver doenças, criando um ciclo que deve ser contido. Por isso, mantenha os parâmetros da água nos níveis bons para o pet e cuide para que o ambiente onde ele está inserido seja o ideal para sua espécie.
Além disso, evite deixar o aquário do peixe Betta macho próximo de outro peixe da mesma espécie e gênero. Isso estressa o peixinho, que é muito territorialista e vai tentar a todo custo “espantar” o intruso. Esse tipo de estresse é uma causa comum de desinteresse alimentar e responde à pergunta “por que o peixe Betta não quer comer?”.
Como ajudar o peixe a voltar a se alimentar
O que fazer quando o peixe Betta não quer comer, mas não está doente? Primeiro, realize uma troca parcial da água do aquário e reveja os parâmetros do líquido.
Se estiver tudo certo, aumente um pouco a temperatura da água e coloque os alimentos vivos para o peixinho, um por vez, para o instinto de caça ser estimulado. Sempre monitore os níveis de amônia, nitritos e pH da água, pois, fora dos valores de referência eles deixam o peixinho sem apetite.
Agora, você já sabe responder “por que o peixe Betta não quer comer?”. Fique sempre atento ao apetite do peixinho e vá até uma das lojas da Petz pertinho da sua casa sempre que precisar de ajuda. Temos profissionais prontos para te auxiliar!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário