Aquarismo

Peixe pode comer pão? Confira tudo sobre a alimentação do animal aquático

Publicado em 15 de junho de 2024

Tempo de leitura: 5min

Afinal, peixe pode comer pão? Essa questão ainda é muito debatida. Ela divide opiniões entre aqueles que adoram ir ao parque para alimentar os animais ou pessoas que têm aquários em casa.

Seja uma broa, seja um pãozinho francês, esse alimento humano endurece quando fica velho. Em vez de jogá-lo fora, muitas pessoas o guardam para dar para animais em parques e praças. Porém, será que peixe pode comer pão? Venha descobrir!

A polêmica do pão

Apesar de a prática de oferecer pãozinho seco a animais ser muito comum, e até mesmo um hobby para algumas pessoas, ela é questionada. É importante entender se peixe pode comer pão ou não e quais são os efeitos desse alimento no organismo do animal e no meio ambiente.

Algumas pessoas argumentam que esse alimento pode ser uma fonte não habitual de nutrientes para o peixe. Outras questionam e se preocupam com os efeitos negativos, como a poluição da água e a interferência no ecossistema aquático. Assim, pode dar pão para peixe de aquário ou que vive em lagos de parques?

Em geral, os peixes podem comer pão e não ter nenhuma consequência no curto prazo, uma vez que o alimento não é tóxico para a espécie. No entanto, o valor nutricional é extremamente pobre para o amigo nadador quando comparado com o que ele realmente precisa.

O problema do pão como fonte de alimento para o peixe

Embora se saiba que pode dar pão para peixe ocasionalmente, isso não quer dizer que ele não prejudique a espécie. O alimento pode fermentar no intestino do peixe, deixando-o com dor e incômodo, podendo inclusive atrapalhar o nado e levá-lo ao óbito.

E pode dar miolo de pão para peixe? Qualquer parte do alimento, inclusive o farelo, se decompõe muito facilmente. Por isso, pode poluir a água, seja a do aquário, seja a de rios e lagos. Isso provoca a proliferação de algas e bactérias indesejadas, prejudicando a vida de todos os habitantes do meio.

Portanto, não é ideal oferecer pão aos peixes. Mesmo que seja um momento de diversão para algumas pessoas, é preciso considerar todos os malefícios desse ato. Como você viu, isso prejudica não só o animal que ingere o alimento, como também todos os outros que convivem com ele.

Peixe dourado

Como deve ser a dieta do peixe?

O que o peixe come? A dieta depende da espécie e dos hábitos alimentares. Para não errar na alimentação desses animais, é preciso fornecer as rações comerciais próprias para cada tipo de nadador.

Basta saber a espécie do peixinho e comprar o alimento em lojas especializadas em produtos para animais de estimação, como a Petz! Siga as orientações do fabricante para oferecer a ração corretamente.

Para alimentar os peixes do aquário sem deteriorar a qualidade da água, é muito importante observar a quantidade de ração oferecida. Comece colocando pouco e veja se os animais consomem em até cinco minutos. Se sim, essa é a porção ideal para o aquário!

E o que peixe pode comer além da ração? Essa é uma excelente dúvida, afinal, todos os especialistas afirmam que a dieta dos animais que vivem em cativeiro deve ser variada. Confira outras opções de comida para os nadadores a seguir.

Tipo de alimentação dos peixes

Pode parecer estranho, mas os peixes herbívoros podem comer verduras que os humanos comem, como alface e couve, além de algas e plantas aquáticas. Já os carnívoros ingerem pequenos animais, como peixinhos menores, larvas de insetos, microcrustáceos e artêmias.

Os peixes onívoros comem de tudo: plantas aquáticas, verduras, insetos e pequenos peixinhos. Alguns criadores também fornecem frutas e legumes, no entanto, esses alimentos sujam muito a água.

Como os peixes se alimentam?

Você sabia que a alimentação dos peixes também depende de como ele se posiciona na coluna d’água? É isso mesmo. Existem nadadores de superfície, meio e fundo do aquário!

Peixes de superfície

Os peixes de superfície passam boa parte do tempo nadando perto da beira do aquário. Eles gostam de rações flutuantes, como as em flocos ou em pequenos grãos. Além disso, adoram pequenos insetos e larvas de mosquitos.

Peixes do meio

Os peixes do meio são os que mais exploram o aquário, nadando nas partes intermediárias entre a superfície e o fundo. Para eles, existem alimentos que podem ser fixados no vidro do aquário, na altura adequada.

Peixes de fundo

Esses peixes vivem bem perto do substrato e comem o que se deposita nele. Para alimentar esses nadadores, é importante oferecer produtos que afundem rapidamente e que sejam atrativos, como os pellets de fundo.

Especificidades da alimentação dos peixes

Além desses aspectos, é importante cuidar de alguns pontos para que os peixes tenham a melhor dieta possível. Para mantê-los saudáveis, fique atento:

  • frequência da alimentação: ela varia conforme a idade e o tamanho dos peixes. Em geral, é possível alimentar um cardume médio de duas a três vezes ao dia;
  • suplementação alimentar: varia conforme o momento de vida do peixe. Ela pode ser feita com produtos misturados na água ou na alimentação;
  • remoção do alimento não ingerido: importante para garantir a boa qualidade da água.

porque o peixe betta nao quer comer2

Peixe pode comer pão? Até pode, mas o alimento não é ideal para ele! Seguindo nossas dicas e respeitando a dieta correta desses animais, você mantém seus peixinhos alimentados e saudáveis! Visite as lojas da Petz e conheça nossa seção de aquarismo, é imperdível!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog