Tanto quem é aquarista amador quanto quem já conhece bastante sobre animais aquáticos pode ter algumas dúvidas na criação desses pets. Por isso, o artigo de hoje explica se peixe pode comer banana! Quer saber como o alimento interfere na qualidade da água e na saúde do nadador?
A criação de peixes tem crescido nos últimos anos no Brasil, seja para consumo, seja para o aquarismo. Então, se você é um entusiasta do mundo aquático, venha saber se peixe pode comer banana!
Sim! Peixe pode comer banana, não existe impedimento algum quanto a isso. O que mais preocupa os aquaristas, na verdade, é se a fruta pode “estragar” a água, alterando seus parâmetros. Essa preocupação não é à toa!
Toda matéria orgânica que é colocada na água do aquário pode apodrecer e, com isso, modificar a qualidade do meio aquático. Por isso, mesmo sabendo que peixe pode comer banana, é preciso seguir algumas regrinhas ao oferecer a fruta para os animais não adoecerem.
Você pode dar banana pro peixe de aquário em pedaços, com ou sem a casca. Também é possível oferecer somente a casca, sem a fruta, já que ela contém certa quantidade de polpa.
Independentemente da forma, vale ficar atento à quantidade. Os peixes devem comer toda a porção em até 15 minutos, para que os pedacinhos de fruta não estraguem a água.
Além disso, se você simplesmente jogar os pedaços de banana no aquário, eles irão para o fundo. Porém, não são todos os peixes que gostam de comer nessa parte do habitat. Sendo assim, faça um gancho com algum material que não machuque os animais e prenda o pedaço da fruta ou da casca.
Logo que os nadadores abandonarem o petisco, tire-o da água e jogue fora o que sobrou — não reaproveite. Se notar que os animais não se interessaram pela guloseima, não insista. Por exemplo, peixe Betta pode comer banana e adora! Porém, como a fruta não faz parte da dieta natural dos nadadores, alguns podem não curtir.
Afinal, o que dar para peixe comer? Saiba que a ração é completa e balanceada! Esse alimento, desenvolvido diretamente para a espécie, oferece todos os nutrientes para o animal.
Porém, se mesmo assim, você quiser dar outras coisas para seus nadadores comerem, avalie se eles são carnívoros, herbívoros ou onívoros e a profundidade em que eles gostam de comer.
Alguns criadores recomendam o pepino ou a abobrinha para peixes herbívoros e pequenos crustáceos, como a artêmia e a daphnia, ou larvas de insetos, como os tenébrios, para os carnívoros.
Quanto às doçuras naturais, você sabe qual é o peixe que come fruta? O Betta é um deles! Esse lindo peixinho gosta de banana e outras opções. Esses podem ser ótimos petiscos para ele.
Além da banana, quais frutas peixe pode comer? Não existe nenhuma proibição sobre elas. Você pode oferecer as mais molinhas e fáceis de ingerir, como mamão, manga, abacate e morango.
Cada espécie de peixe tem um hábito alimentar diferente. Por isso, é tão importante ler a respeito dos animais que você deseja colocar no aquário! Eles precisam ser compatíveis para haver uma convivência harmoniosa.
O ideal é saber quais espécies têm hábitos alimentares semelhantes. Isso facilita não só na refeição, mas também na manutenção dos parâmetros da água, já que evita sobras de comida. Como regra geral, é possível assumir que os peixes comem pelo menos duas vezes ao dia.
Também não existe uma resposta única para a quantidade de comida para os peixinhos! É preciso levar em consideração o número de exemplares presentes no aquário e a forma como eles se alimentam.
A regra geral é observar. Primeiro, coloque uma porção que você ache adequada e observe quanto tempo os peixinhos levam para comer. O ideal é em torno de 5 minutos. Se eles demorarem mais do que isso, ou se sobrar muita comida após esse período, diminua a quantidade da próxima vez.
É muito comum os aquaristas iniciantes alimentarem os peixinhos em excesso, por empolgação ou por falta de conhecimento. Se você colocou muitos pedaços de banana no tanque, pode ter observado a água do aquário turva. Quando isso acontece, os nadadores podem adoecer, por isso, é preciso agir rápido.
Primeiro, realize a troca parcial da água do aquário. Você vai precisar de uma mangueira comprida o suficiente, que chegue até o local de descarte (pode ser um balde, dependendo da quantidade). O ideal é retirar de 20% a 30% do líquido.
Reponha essa quantia retirada com água limpa e fresca. Nesse caso, a água limpa é sem cloro! Para isso, use os produtos tira-cloro para água para peixes ou deixe o líquido descansando de dois a três dias antes de colocar no aquário.
Então, peixe pode comer banana sem problemas! Apenas fique atento à quantidade oferecida e retire as sobras, certo? Caso queira oferecer outras guloseimas seguras para seus amigos nadadores, visite as lojas da Petz! Nas unidades, você encontra artêmias frescas e desidratadas, além de outros petiscos incríveis que eles vão adorar. Confira!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…