peixe doente aquario
Entre os animais que podemos ter em casa, o peixe é o mais diferente dos humanos. Pois, além de habitar em um ecossistema fechado, também exige atenção do aquarista para que este perceba o que está acontecendo. Junte isso à inexperiência de quem monta um aquário pela primeira vez e à dificuldade em perceber um peixe doente.
Em geral, respeitando-se a compatibilidade de espécies, os parâmetros da água, as regrinhas para a introdução de objetos e de novos habitantes no aquário e a alimentação adequada, é muito difícil que um peixe fique doente. Mas pode acontecer.
A seguir, confira como reconhecer quando os companheiros de barbatanas precisam de ajuda!
Bom seria se os peixes pudessem nos avisar verbalmente que há algo de errado com eles. Mas a verdade é que, em muitos casos, a própria aparência deles é indicativo de doenças.
Aliás, observar o aspecto da alteração ajuda, inclusive, a identificar algumas doenças de peixe. Isso porque a mudança é diferente de acordo com a causa da doença: seja fungos, bactérias ou parasitas. Entre as alterações de aparência mais comuns decorrentes de infecções bacterianas estão:
Já entre as doenças de origem fúngica, como a Doença do Algodão em peixes, podemos citar:
Muito frequentes nos aquários, as doenças causadas por parasitas também têm sintomas característicos, portanto, fique atento a esses sinais de peixe doente:
É importante destacar que os sintomas presentes variam de doença para doença. Ao verificar qualquer alteração na aparência dos seus peixes, consulte um veterinário especialista ou procure um de nossos especialistas na loja Petz mais próxima.
Mudanças nos hábitos dos peixes também são fortes indicativos de que estão doentes ou de que há algo de errado no aquário. Assim como quando falamos da aparência, certos sintomas são próprios de doenças fúngicas, bacterianas ou parasitárias.
Mas há também uma série de sintomas inespecíficos, isto é, comum a boa parte das doenças de peixes ornamentais, entre eles:
A respeito desse último sintoma (o nado), a característica da mudança ajuda a observar o problema de saúde. Um peixe nadando de lado pode indicar a doença da bexiga natatória.
Já um peixe nadando de um lado para outro com velocidade acelerada dá indício de doença fúngica. Outras mudanças de comportamento que apontam para a presença de doenças são:
Importante: esses comportamentos só são indicativos de peixe doente quando surgem de uma hora para outra e não são naturais da espécie. Por isso, ao montar um aquário, procure se informar sobre as características e as necessidades das espécies que você deseja colocar nele.
Agora que aprendeu a identificar um peixe doente, acesse outros conteúdos no blog da Petz para saber tudo sobre saúde e bem-estar animal!
A diabetes em gatos tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. A doença…
O jardim suspenso é uma ótima ideia para quem busca inovar na decoração. De forma…
Os cães adoram correr e brincar em parques e jardins. Além disso, muitos pets preferem…
Não é de hoje que os porquinhos-da-índia chamam atenção dos apaixonados por roedores. Em geral,…
Tomar um suco natural de laranja pela manhã é uma ótima maneira de começar o…
Ter um lugar para relaxar e passar um tempo com amigos e família é importante,…