O mundo animal é realmente fascinante, e sempre há algo novo a ser descoberto! Algumas espécies possuem curiosidades mais peculiares do que outras, principalmente aquelas cujo convívio é um pouco mais distante das pessoas. Um exemplo disso é se peixe bebe água.
O dia a dia dos peixes desperta interesse nos apaixonados por aquarismo ou pelo fundo do mar. Dúvidas como se o peixe dorme, se o peixe bebe água ou se ele se afoga são bastantes comuns. Então, venha descobrir se os peixes precisam beber água!
A resposta para essa pergunta é: depende da espécie. O peixe de água doce absorve água por um mecanismo chamado osmose, já os peixes de água salgada, mesmo fazendo osmose, às vezes precisam beber água para manter a osmorregulação.
A osmorregulação é um processo fisiológico dos peixes para manter a quantidade de água e sais minerais em concentrações adequadas dentro do organismo. Em outras palavras, a osmorregulação, que regula a quantidade que sai ou entra no corpo, é essencial para o funcionamento de todos os órgãos dos peixes.
A necessidade de beber água ou não varia de acordo com o ambiente onde o peixe se encontra. O peixe de água doce não precisa beber água, pois a concentração de sais é mais alta em suas próprias células quando comparada à concentração da água. Dessa forma, o próprio organismo absorve a água por osmose.
Além disso, a água absorvida é eliminada na urina para manter a quantidade ideal em todo o seu corpo. O mesmo não ocorre em animais marinhos, onde o peixe bebe água do mar.
A água do mar tem elevado teor de sais, muito mais do que é encontrado no corpo dos peixes de água salgada. Sendo assim, ocorre o inverso: o nadador tende a perder água para o ambiente onde vive. Assim, o peixe sente sede e bebe água.
O peixe bebe água por necessidade de sobrevivência. Caso não fizesse isso, seu organismo ficaria com a concentração extremamente elevada de sais, comprometendo todo o funcionamento de seus órgãos.
Quando se trata de ambiente salgado, pode-se afirmar que o peixe bebe água. Porém, há exceções. Existem espécies de peixes, principalmente os cartilaginosos, como os tubarões, raias e quimeras, que não precisam beber água e não sentem sede.
A diferença desses animais para os outros que também vivem em água salgada está na concentração de ureia no sangue, que permite uma maior concentração de sais. Dessa maneira, a tendência é que seus corpos absorvem água por osmose, assim como ocorre com os peixes de água doce.
A maneira como peixe bebe água é um pouco diferente da dos mamíferos. Primeiro, ele abre a boca para a entrada do líquido e, em seguida, fecha. A água, então, vai até as brânquias (guelras), que retiram o oxigênio presente na água e a fazem alcançar o sangue. Por fim, o oxigênio é levado para todo o organismo.
Em questões de segundos, uma estrutura chamada opérculo obstrui as brânquias, gerando uma pressão muito grande. A água faz o percurso inverso e é eliminada pela boca do peixe, levando gás carbônico.
Não importa qual peixe bebe água ou deixa de beber. A verdade é que a qualidade da água, seja doce ou salgada, impactará diretamente na vida dos animais aquáticos.
Agora que já sabe que peixe bebe água, pode imaginar quão importante esse elemento é para garantir a saúde dos peixes. Sem contar que a água é o ambiente natural desses animais, onde descansam, dormem, se reproduzem e se alimentam.
A água poluída, por exemplo, que recebe fonte de esgoto, matéria orgânica em decomposição e resíduos de indústrias, pode levar a um crescimento excessivo de algas, proliferação de bactérias, fungos e redução do oxigênio. O resultado disso é a morte dos peixes.
Saber que o peixe bebe água dependendo do ambiente onde vive não é a única informação curiosa a respeito dessa espécie animal. Os peixes são animais incríveis e cheios de peculiaridades!
A maior dúvida sobre os peixes é se eles dormem. Na verdade, pode-se afirmar que os peixes descansam e entram em sonolência, porém, estão sempre em estado de alerta. Ao menor sinal de movimento, eles despertam rapidamente para fugir de um possível predador.
Outra curiosidade difícil de imaginar é que os peixes emitem sons e conseguem se comunicar. Embora os humanos não consigam ouvir, os peixes podem se comunicar pela vibração da água e saber quando outros animais estão se aproximando. É uma maneira de interagir ou fugir de alguns inimigos.
Se você gostou de saber que peixe bebe água e tem ainda mais interesse por essa apreciada espécie, não deixe de acessar o blog da Petz para conferir mais curiosidades e tudo sobre aquarismo e criação de peixes!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…