Aquarismo: como fazer manutenção de aquário?
Publicado em 11 de fevereiro de 2025Tempo de leitura: 5min

Os apaixonados por aquarismo sabem quão prazeroso (e trabalhoso) esse hobby pode ser. Afinal, a manutenção de aquário precisa ser constante e impecável para que os peixes se mantenham saudáveis.
Por isso, o blog da Petz está aqui para explicar tudo o que você, aquarista, precisa saber sobre como fazer manutenção de aquário, seja ele de água doce ou salgada. Acompanhe as dicas a seguir!
Manutenção de aquário correta
Fazer a correta manutenção de aquário vai além de manter a água limpa. Esse processo serve para manter o habitat dos peixes e das plantas livre de toxinas que possam prejudicar a sua saúde.
Isso previne doenças e estresse nos animais, deixa o ambiente mais bonito e mantém os equipamentos e acessórios funcionando perfeitamente. No final, o processo dá um grande orgulho para o aquarista. Todos saem ganhando com a manutenção do aquário de água doce ou salgada.
Como fazer manutenção de aquário?
Como já foi dito, fazer os ajustes necessários no aquário pode tomar um bom tempo do aquarista, mas é muito recompensador. Para facilitar sua vida, a primeira grande dica é: faça uma rotina de manutenção.
É necessário cumprir um cronograma para manter os parâmetros sempre em dia, preservando o bem-estar dos animais. Por isso, organize-se! Confira, a seguir, o que você precisa fazer na manutenção do aquário de água doce ou salgada.
Faça a análise da água
Um aquário adequado precisa de muito mais do que apenas água limpa. O líquido precisa ser analisado periodicamente. Se você acabou de adquirir um tanque, teste a água todos os dias até que o ciclo do nitrogênio se equilibre. Só então, você pode colocar os peixes nele.
À medida que o ciclo fica estável, os testes podem ser espaçados. Então, você pode realizá-los mensalmente. Porém, caso note que os peixes estão adoecendo ou que as plantas estão com problemas de desenvolvimento, realize a análise da água novamente para fazer a correta manutenção de aquário.
No caso da manutenção do aquário marinho, os testes envolvem ainda mais parâmetros. Para facilitar o processo, existem kits prontos de análise de água do mar em lojas especializadas, como a Petz.
Realize as famosas TPAs!
A sigla TPA significa “troca parcial de água” do aquário. Essa substituição é essencial para a salubridade do ambiente, pois remove as impurezas que o filtro e as bactérias benéficas não conseguem retirar. Além disso, esse processo possibilita a limpeza do substrato. Aproveite para aspirar os detritos, mas cuidado para não revirar muito o fundo.
E qual é a quantidade ideal de retirada de água do aquário? Existem algumas controvérsias. Não há um padrão: cada pessoa prefere fazer a manutenção de aquário de um jeito, conforme cada situação.
O protocolo mais usado é a retirada de cerca de 30% da água nas trocas parciais de manutenção e até 80% nas de “choque”. Nesse último caso, o procedimento é feito quando o aquário está com algum problema, por exemplo, com todos os parâmetros alterados.
Limpe o filtro
A manutenção do filtro do aquário também é uma etapa importante. Afinal, esse componente retira da água toda a sujidade mais grossa, como fezes dos peixes e folhas mortas das plantas que podem apodrecer.
Comece trocando ou limpando a manta acrílica (ou perlon) do filtro. É nela que as sujeiras ficam presas. O próximo passo é remover as algas que se acumulam no item. Para isso, use uma escova de cerdas macias.
As partes que a escova não alcança podem ser colocadas de molho em uma solução com uma parte de água sanitária em dez partes de água. Enxágue muito bem para tirar todo o resíduo, pois esse produto químico é tóxico para os peixes. Faça a limpeza do filtro semanalmente ou sempre que fizer a TPA.
Limpe as paredes do aquário
Mesmo que seu filtro seja excelente ou que você tenha peixes limpa-vidro (Otocinclus affinis) no aquário, em algum momento surgirão manchas esverdeadas no vidro. Com o passar do tempo, elas ficam ainda mais acumuladas.
Sendo assim, de tempos em tempos, é necessário limpar os vidros do aquário. A periodicidade depende da capacidade do filtro e da oferta de alimento e de luminosidade que as algas acumuladas recebem.
Para realizar essa limpeza, basta utilizar uma esponja de lavar louça nova. Ela precisa estar limpa e livre de qualquer impureza ou produto químico. Passe-a por todo o aquário e esfregue onde as manchas estiverem mais resistentes.
Limpe os itens de decoração do aquário
Os enfeites do aquário são tão encantadores quanto os peixes. Há quem goste de colocar somente um barco em um canto do ambiente. Já outras pessoas apreciam também baús ou mergulhadores que soltam bolhas de água, conchas que escondem tesouros e assim por diante.
Dos mais simples até os mais sofisticados, todos os acessórios de decoração do aquário precisam de limpezas rotineiras para a retirada de algas. Para essa tarefa, você pode usar a mesma esponja que utiliza para limpar os vidros.
Uma escova de dentes também é uma boa aliada nesse serviço para alcançar partes menores ou mais escondidas. Retire os enfeites e limpe muito bem. Depois, é só enxaguar e colocar de volta no aquário. E vale ressaltar que todas as dicas acima também valem para a manutenção do aquário de água salgada ou doce.
Se você está atrás de mais informações sobre o primeiro aquário, confira o vídeo da Petz TV com tudo o que você precisa saber:
Agora, você é um expert em manutenção de aquário! Para fechar com chave de ouro, uma dica final: visite as lojas da Petz! O setor de aquarismo está cheio de produtos excelentes, além de profissionais capacitados para te atender e tirar todas as suas dúvidas.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário