Criar um aquário não é difícil. Muitos aquaristas optam pelo cuidado de peixes por fazerem parte da decoração da casa com suas cores vibrantes. Além disso, os pets proporcionam um ambiente sereno. Mas, afinal, como criar peixe em aquário da maneira correta?
A vantagem de criar peixes de aquário é a praticidade. Os pets comem menos do que outros animais, sujam menos e não preocupam seu tutor na hora de viajar. Veja agora a forma correta de cuidar de peixes!
O primeiro passo é escolher que tipo de aquário você pretende ter: de água doce ou salgada. Os cuidados dos dois são muito diferentes e é necessário se atentar muito a isso.
O aquário de água doce é a opção mais prática. Pode ser utilizado em qualquer tamanho e pode se encher com água de torneira. Porém, é preciso trocar a água com frequência. Além disso, ele atinge o equilíbrio de temperatura rapidamente e a decoração é barata.
Outro ponto importante é a escolha do filtro. Os filtros externos retêm a sujeira da água, sendo extremamente necessário estarem ligados 24 horas por dia. É importante limpá-los quinzenalmente e a troca de refil deve ser feita todo o mês.
O aquário de água salgada necessita de um cuidado maior. Sendo assim, ele precisa ser espaçoso, sendo o tamanho ideal para iniciantes de 60 cm x 35 cm. Aquários menores que isso dão mais trabalho.
É necessário existir um sistema de resfriamento, filtragem especial e circulação. Por isso, seus filtros são mais caros e de diferentes materiais. Sua decoração deve ter corais e rochas marinhas para adaptar os peixes ao ambiente natural.
Os cuidados básicos do ambiente aquático são iguais para o aquário de peixes de água salgada e água doce. Assim, as observações mais importantes são:
Para proporcionar o bem-estar dos pets, temos que tomar alguns cuidados com peixe. Sendo assim, acostume seus amigos aquáticos com sinais na hora da comida. Dê batidinhas leves no aquário para que eles entendam sempre que aquele é o momento da refeição.
Além disso, atente-se a quantidade de comidinha. Ofereça de quatro a seis grãos de ração e espere os peixinhos se alimentarem de todos. Depois, jogue mais comidinha até a agitação dos pets diminuir.
Evite deixar o alimento sobrar ou se espalhar pelo aquário. Ela apodrece e diminui a qualidade da água, podendo causar doenças.
É importante lembrar que os peixes normalmente vivem em cardume. Sendo assim, ao comprar seu amiguinho nadador, adquira entre seis a oito peixes da mesma espécie. Busque começar com duas ou três espécies diferentes. Atente-se também aos tipos de peixes de aquário de água doce ou salgada.
Não se esqueça de que esses cuidados proporcionam na praticidade na hora da manutenção do seu aquário para peixes e ainda ajuda na preservação das espécies de peixinhos escolhidas.
Para saber mais sobre aquarismo ou tenha alguma dúvida sobre o como criar peixe em aquário, confira outros conteúdos do blog da Petz! Iremos te ajudar a proporcionar o bem-estar dos seus melhores amigos nadadores.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…