Além de manter os parâmetros da água, uma das principais preocupações dos aquaristas é a alimentação dos peixes. Quando adequada, ela garante a nutrição completa, deixando os peixes mais bonitos e fortalecendo sua resposta imunológica.
Por outro lado, são principalmente os erros relacionados à quantidade de ração para peixes as grandes causas da morte de peixinhos no aquário.
Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre o tema. Desse forma, você nunca mais errar na alimentação dos peixes!
Esse é um dos mitos mais difundidos sobre a alimentação dos peixes! Muitos acreditam que dosar a quantidade de alimentos para peixes é importante. Isso porque, segundo eles esses pets aquáticos comeriam sem parar, podendo até morrer.
Na verdade, quando colocamos mais comida do que o necessário, os peixes NÃO comem os alimentos. Em vez disso, os restos da ração se acumulam no fundo do aquário.
E permanecem por lá até serem decompostos e transformados em amônia. Aliás, é essa substância que torna a água tóxica e coloca em risco a criação de peixes.
Verdade! Embora as instruções de especialistas possam te ajudar a determinar a quantidade de ração para peixes ornamentais, um dos truques mais certeiros é apostar na regra dos 3 minutos.
Funciona assim: com um relógio à mão, coloque uma quantidade de comida no aquário, espere 3 minutos e veja o que acontece!
Caso os peixes tenham comido tudo, é sinal de que você está no caminho certo! Já se sobrou comida, procure regular a quantidade da próxima vez para o alimento não acumular no fundo. Também vale a pena limpar o substrato.
Este é outro mito muito prejudicial para a alimentação saudável e saúde dos peixes. De fato, os peixes cascudo têm o hábito de se alimentar no fundo do aquário. Mas atenção: isso não significa que eles devam comer restos!
Para manter a nutrição deles, a recomendação é oferecer rações específicas para as necessidades da espécie. No caso dos cascudos, isso significa dar rações que afundam.
Aliás, a dica vale para todas as espécies. Portanto, na hora de comprar a melhor ração para peixes, fique atento à indicação na embalagem. Isso porque enquanto algumas se alimentam na superfície, outras comem no meio ou no fundo do aquário.
E é importante respeitar esse fator para que todos se alimentem de maneira adequada.
Verdade! Existem peixes herbívoros, carnívoros, omnívoros, detritívoros e iliófagos (se alimentam do substrato). Para garantir a correta nutrição dos seus amigos nadadores, é importante ter essa informação ao adquirir os alimentos.
Atualmente, o mercado conta com rações específicas para atender às necessidades de cada um, e deve servir como base para uma boa alimentação.
Ainda, é possível complementar a dieta dos peixes com os chamados alimentos vivos, como vermes, larvas de inseto, pequenos crustáceos, entre outros.
Contudo, lembre-se de que essas rações devem ser adquiridas somente em lojas especializadas. Assim você garante que seu bichinho tenha a melhor ração para peixes ornamentais.
Isso porque, alimentos coletados diretamente da natureza têm grandes chances de contaminar o seu aquário com parasitas.
Verdade! Ter disciplina é uma das qualidades mais importantes de quem deseja ter um aquário de saudável. No que diz respeito à alimentação, na natureza, os peixes se alimentam de forma esporádica. Ao longo do dia todo. Isso conforme a disponibilidade de alimento.
Já em casa, o ideal é fracionar a comida em 2 ou 3 porções ao dia, de preferência nos mesmos horários. Assim, você consegue criar uma rotina, evitando esquecimentos ou a superalimentação dos peixes.
Agora que você já sabe tudo sobre peixes, aposte nos alimentos extrusados específicos para garantir a alimentação dos peixes!
Na Petz, você encontra diversas opções para todas as espécies. Explore nossa loja on-line ou visite a unidade mais próxima a você!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…