Além de estilosas, estas espécies de animais exóticos possuem particularidades únicas. Então, quem busca um pet ousado e diferente, estas são as melhores opções.
Vamos explicar um pouco sobre seis animais exóticos que você pode criar em casa. Assim, além de um melhor amigo mais do que especial, você também saberá escolher aquele que se encaixe melhor ao seu estilo de vida.
Cacatua: sinônimo incondicional de amor
A cacatua é considerada uma das espécies mais apegadas aos seus tutores, o que as faz, muitas vezes, parecidas com os cachorros: tristes na solidão e destruindo as coisas para chamar a atenção da família.
Este animal exótico é muito inteligente e curioso. Portanto, a sua gaiola deve ser fechada com cadeado ou feixos seguros, caso contrário, sua habilidade de abrir fechaduras poderá te trazer muita preocupação.
Para a dieta das Cacatuas você deve utilizar principalmente ração específica para a espécie, além de legumes e frutas frescas, galhos (para bicar) e misturas de nutrientes específicas para este tipo de ave.
A beleza e a inteligência dos papagaios
Muitos papagaios são coloridos, com paletas de cores com mais ou menos tonalidades. Considerado uma das aves mais astutas, o papagaio tem a capacidade de falar como uma criança de cinco anos, acumulando várias palavras conforme ensinado.
Carismáticos e muito brincalhões, gostam de se locomover. Ou seja: sua gaiola deve ser espaçosa. A alimentação do papagaio é baseada em ração específica, além de frutas, brotos e vegetais.
A tartaruga de aquário
A tartaruga de aquário, mais conhecida como tigre d’água, na verdade é um cagado. Esta espécie é conhecida por serem pequenas quando vendidas, mas todas crescem bastante quando bem cuidadas. Possuem casco duro e vivem tanto dentro quanto fora da água. Por isso o local mais indicado para se tê-la é um aquaterrário, com filtro que mantenha sempre a agua limpa.
Este animal se alimenta de rações específicas para a espécie, além de alguns legumes e até pequenos crustáceos e peixes.
O lado exótico da serpente doméstica
As serpentes não peçonhentas, certamente, são as alternativas para quem sonha em criar uma em casa. Entretanto, além de serem dóceis, é importante que elas também tenham um tamanho compatível ao local da criação.
A dieta delas inclui pequenos animais, sendo o mais comum o camundongo.
Temos que lembrar que as serpentes são répteis portanto precisam de aquecimento e umidade específicos no terrário em que vive.
A astúcia do lagarto
Rápidos, os lagartos são típicos animais para quem gosta de muita ousadia. Sua aparência imponente pode encantar ou assustar, mas eles são amáveis, com hábitos mais ativos durante a noite, enquanto deixam o dia para utilizarem os raios solares como repositores de energia.
Eles se alimentam de pequenos roedores, aves e ovos.
A diversão é garantida com os furões
Possivelmente o mais queridinho entre todos os animais exóticos, estes pets são considerados animais domésticos em vários países. Brincalhões, não são roedores como muitos pensam, mas sim mustelídeos. E mais: são ótimos guardiões do local onde vivem.
Quanto à dieta, eles são carnívoros, ou seja, precisam de muita proteína. Elas devem vir de rações especiais para furões. Eles precisam de gaiola específica, pois são muito curiosos e entram em qualquer buraco da casa.
Como comprar animais exóticos legalmente?
Todo tipo de comercialização sem estar dentro das normas legais é considerado tráfico. Então, o primeiro passo é buscar lugares que façam a venda de animais exóticos de forma legalizada pelo IBAMA.
Todos os animais exóticos legalizados possuem um número de registro na nota fiscal, com os dados da loja ou criadouro, e alguma identificação no corpo, como um microchip ou anilha. Portanto, fique atento a estes detalhes, para adquirir um animal exótico de forma responsável.
As unidades Petz da Marginal Tietê, Bandeirantes, Morumbi e demais filiais, como Dom Pedro – Campinas, Alphaville, Seminário e Nossa Senhora do Carmo contam com animais exóticos completamente legalizados pelo IBAMA. Todos criados de forma responsável. Se interessou? Venha nos fazer uma visita!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…