periquito 02
Quando você pensa em um pássaro doméstico, qual a primeira espécie que passa pela sua cabeça? Um canário com seu canto melodioso? Um papagaio falante? Se você é como grande parte das pessoas, o periquito é o primeiro pássaro que surge à sua mente.
Na verdade, estudos já comprovam que o periquito é o pássaro mais escolhido entre as famílias de todo o mundo, o que só comprova que sua personalidade é bastante dócil e sua companhia, muito agradável.
Lindo e falante, o periquito é muito indicado para primeiro pássaro de uma família. Uma das características mais marcantes do periquito são suas penas pontudas na cauda e suas cores vibrantes.
Periquitos podem medir de 18 cm em diante e, quando bem cuidados e alimentados com uma dieta balanceada, podem viver entre 15 e 20 anos.
Assim como outros tipos de papagaios, os periquitos possuem quatro dedos em suas patas – dois virados para frente e dois virados para trás – enquanto a maioria dos pássaros possui três virados para frente e um virado para trás.
A pequena região carnosa sobre o bico do periquito é conhecida como “carúncula” e pode te ajudar a determinar o sexo do seu pássaro; machos apresentam carúncula em tons de azul, enquanto a carúncula das fêmeas é avermelhada ou marrom.
Junto com suas belas cores, sua personalidade ativa e sua habilidade de imitar alguns sons, periquitos também são conhecidos pelas seguintes características:
Ainda que bastante independentes, os periquitos amam atenção e interações diárias, podendo criar laços muito afetuosos com seus tutores. Muito ativos, os periquitos gostam bastante de atividades e brincadeiras que os mantém ocupados em seu habitat, por isso, brinquedos para pássaros como escadinhas, balanços, anéis e bolas são excelentes opções para deixar o seu periquito bastante feliz e livre do tédio.
O periquito também é conhecido por sua inteligência. Com treinamento apropriado e bastante socialização, eles podem aprender a cantar canções.
Periquitos são naturalmente sociais e possuem uma necessidade nata por companhia. Ainda que você tenha desenvolvido uma relação bastante forte e afetuosa com seu periquito, não é possível passar todas as horas do dia com ele, certo?
Pensando nisso e ainda que a personalidade independente dele faça bom uso de alguns momentos sozinho, considere presenteá-lo com outro periquito para fazer companhia. É recomendado que, a não ser que você queira se tornar um criador de periquitos, escolha pares do mesmo sexo.
Periquitos que vivem em par precisam de gaiolas maiores para se sentirem confortáveis, podem não criar laços muito fortes com seus tutores humanos e não se sentirem confortáveis em deixarem suas gaiolas para brincar, por isso esteja sempre atento às respostas do seu pássaro e não o force a comportamentos que não são agradáveis a ele.
Como um animal herbívoro, a dieta de um periquito consiste em grãos, sementes e frutas e vegetais frescos. O pilar da alimentação do periquito deve ser ração específica para periquitos e, como complemento, sirva petiscos em forma de frutas, vegetais e algumas sementes.
Jamais alimente seu pássaro com chocolate, cafeína, bebida alcoólica, sementes de frutas ou abacate, pois isso pode fazer muito mal a ele e, até mesmo, levá-lo à morte. Considere sempre manter contato com um veterinário de sua confiança, formulando com ele a melhor dieta possível para o seu periquito e garantindo a ele uma vida longa, feliz e saudável!
Para ter acesso a excelentes profissionais e os melhores produtos para o seu periquito, visite a unidade Petz mais próxima a você!
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…
View Comments
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito.
Acessei seu blog e achei interessante seu conteudo.