peixes dourados de aquario
Ao mencionarmos aquarismo, a primeira imagem que virá à cabeça é a de um peixe dourado de aquário, não é? Uma das espécies mais comuns nos aquários ornamentais, o peixe dourado também é figura frequente na cultura pop.
O peixinho parece ser fácil de cuidar, mas, na verdade, não é bem assim. A seguir, vamos aprender tudo sobre o peixe dourado de aquário, também chamado de Kinguio!
A origem dos Kinguios é frequentemente associada ao Japão. No entanto, acredita-se que os primeiros peixes dourados domésticos tenham surgido na China há cerca de 2 mil anos, a partir da carpa prussiana. Nessa época, eles eram criados em tanques e lagos ornamentais, e acreditava-se que fossem sinal de sorte e fortuna.
Diz a lenda que, no início, somente membros da Dinastia Sung podiam tê-los em seus lagos. Já a partir de 1600, a espécie chegou na Europa, de onde se espalhou para o resto do mundo, tornando-se uma das espécies mais populares nos aquários ornamentais.
Quem procurar por carpa prussiana na internet pode se assustar ao se deparar com um peixe acinzentado. De fato, a coloração alaranjada que conhecemos hoje — e que garante o nome popular ao Kinguio — surgiu depois, a partir de mutações e de cruzamentos seletivos.
Com tamanho que pode variar entre 10 e 40 cm, o peixe dourado de aquário tem dois pares de barbatanas duplas e outras três barbatanas únicas. Ele também chama a atenção por seus olhos grandes e esbugalhados e por não possuir escamas na região da face.
Essa é uma dúvida que muita gente tem. Afinal, é comum ver somente o peixe dourado pequeno. Mas saiba que, dependendo dos cuidados recebidos, o Kinguio pode, sim, alcançar um tamanho considerável.
De acordo com o Guinness, o livro dos recordes, o maior peixe dourado de aquário já encontrado vivia num aquário na Holanda e tinha 47 cm de comprimento! Impressionante, não é?
Além do fator genético, o crescimento do peixe de aquário dourado depende principalmente de condições ambientais, como: tamanho do aquário, alimentação balanceada e parâmetros de água adequados, com destaque para temperatura e pH.
Diferentemente do que muitos acreditam, o kinguio não é um peixe de vida curta. Pelo contrário! Estima-se que ele possa viver entre 10 a 25 anos num aquário ornamental. Mas é muito comum ouvir falar em peixes dourados que não passaram de um mês de vida.
Isso acontece geralmente devido à falta de cuidados. Por se tratar de um peixe de baixo custo, ele frequentemente é vendido como uma opção barata e resistente para iniciantes.
Com frequência, o peixinho é mantido em recipientes inapropriados, como o globo de vidro, sem qualquer preocupação com parâmetros da água e limpeza do aquário. Isso reduz drasticamente a qualidade e a estimativa de vida do Kinguio (e de qualquer outro peixe).
Como visto, o bem-estar e a longevidade do peixe dourado em aquário dependem de cuidados apropriados de alimentação, higiene e parâmetros da água. Mas o que isso significa na prática? Confira abaixo as recomendações para manter seu amigo saudável:
É verdade que o peixe dourado é um peixe relativamente resistente, suportando melhor que muitas espécies variações de pH e de temperatura. Mas isso não significa que seja recomendado criá-lo em qualquer recipiente.
Além de fazer a manutenção dos parâmetros da água (temperatura e pH), também é muito importante ter uma boa filtragem. Isso porque o Kinguio é uma espécie que faz mais sujeira que o habitual, o que eleva os níveis de amônia. Tanto é que essa é uma das principais causas de óbito nos aquários com peixes dourados.
Gostou de saber mais sobre o peixe dourado de aquário? Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais informações sobre suas espécies favoritas!
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…