parasitas de cachorro
Em biologia, o termo parasita se refere a organismos que se instalam em outro organismo para sobreviver. Nessa relação, conhecida como parasitismo, os parasitas de cachorro obtêm seu alimento às custas do hospedeiro, frequentemente prejudicando a saúde de nossos amigos.
Os parasitas que dão em cachorro podem ser externos, chamados ectoparasitas, ou internos, conhecidos como endoparasitas. Embora os primeiros sejam mais comuns e conhecidos, muitos tutores costumam não levá-los tão a sério. Mas saiba que eles podem causar bem mais que uma coceirinha por pulga ou carrapato!
Existem diversos tipos de parasitas de cachorro. Porém, segundo o Dr. Samuel Teófilo, médico-veterinário da Petz, os mais comuns em cães de áreas urbanas que não estão em situação de rua são: pulgas, carrapatos e giárdia. Confira os detalhes dos tipos de parasitas em cachorros mais comuns.
Os sinais indicativos de doenças parasitárias variam muito de acordo com o agente parasita. Enquanto alguns provocam sintomas evidentes, outros, como a dirofilariose, são silenciosos e, em geral, percebidos apenas quando o problema está em estágio avançado. Daí a importância de fazer a prevenção e de levar o pet para fazer check-ups regulares. Fique atento também aos seguintes sintomas:
Embora inespecíficos, tais sintomas indicam que há algo de errado com seu amigo. Não deixe de levá-lo ao veterinário quanto antes para uma avaliação. Além de aliviar o desconforto, quanto antes você agir, mais rápido e eficaz será o tratamento contra parasitas em cães.
Para facilitar o diagnóstico de parasita em cachorro na hora da consulta, é importante que o tutor relate o histórico recente do pet. Ele viajou nos últimos tempos? Para onde? Esteve em contato com outros animais? Juntamente com os sintomas, isso ajuda o veterinário a chegar nos exames mais apropriados.
Dependendo da suspeita, poderão ser solicitados exames de fezes coproparasitológicos ou de sangue. Em caso de suspeita de dirofilariose, é comum o pedido de ecocardiograma.
O tratamento também vai depender do parasita, podendo incluir o uso de vermífugos e de carrapaticidas. No Brasil, a dirofilariose ainda não tem cura. No entanto, algumas medidas recomendadas pelo veterinário podem ajudar na qualidade de vida e longevidade do pet.
Os incômodos causados por parasitas de cachorro são grandes e, em alguns casos, muito graves. A boa notícia é que é fácil proteger o pet contra esses visitantes indesejáveis. No caso da giárdia, por exemplo, já existe uma vacina que deixa seu amigo protegido.
Desde que realizado de maneira adequada, com orientação veterinária, o uso de vermífugos em intervalos regulares também é útil para deixar seu amigo seguro e evitar a progressão de doenças.
Por fim, o uso regular de pipetas ou de comprimidos orais antiparasitários mantém pulgas, carrapatos e, em alguns casos, até mesmo ácaros e mosquitos afastados. Converse com um veterinário sobre a melhor opção de remédio para parasitas em cães para seu filho de quatro patas!
Na Petz você encontra comprimidos antiparasitários que deixam seu amigo protegido por até 3 meses! Veja as opções em nossa loja on-line ou na unidade mais próxima!
A tartaruga é um réptil que desperta curiosidade. Com o corpo envolto por um casco…
Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…