Bem-Estar

O enriquecimento ambiental no auxílio do bem-estar canino

Você sabe como o enriquecimento ambiental no auxílio do bem-estar canino funciona? Essa é uma das principais formas de deixar o seu pet mais tranquilo e evitar comportamentos indesejados. A técnica possibilita a diminuição da ansiedade canina, algo presente em animais que ficam sozinhos em casa por longos períodos.

Em parceria com a médica-veterinária Bárbara Porciúncula, que possui ênfase em Medicina Preventiva e Longevidade de Cães, vamos explicar como essa prática funciona, quais são os principais tipos e as melhores formas de desenvolver ainda mais as habilidades dos melhores amigos.

Continue a leitura para conferir como foi esse bate-papo sobre o enriquecimento ambiental no auxílio do bem-estar canino. Assim, você fica por dentro dos benefícios e de como mordedores naturais, petiscos e outros itens podem auxiliar nesse momento!

Enriquecimento ambiental: afinal, o que é?

De acordo com Bárbara, o enriquecimento ambiental é um conjunto de estratégias que funcionam com o intuito de enriquecer o dia do pet para diminuir a sensação de tédio por estimular o gasto de energia física e mental. Além disso, é possível desenvolver a inteligência, as habilidades cognitivas e o raciocínio.

Existem diversos tipos de enriquecimento ambiental, divididos em habilidades específicas. Cada um deles pode contribuir com a melhora na rotina dos cães. Confira quais são eles a seguir: 

  • enriquecimento físico e social: promove a atividade física por meio de situações que estimulam as habilidades naturais da espécie, como caminhadas, em conjunto da interação social com outras pessoas ou animais;
  • enriquecimento sensorial: estimula o raciocínio do animal, podendo contar com a utilização de mordedores naturais que possuem formatos, sabores e texturas diferentes. Uma opção é a linha Churrasquito da Churraspet;
  • enriquecimento cognitivo: também serve para estimular o raciocínio e fazer o cão pensar para resolver situações e ganhar recompensas. Uma boa pedida é levá-lo para um ambiente novo, com novos cheiros e sons, para fazer descobertas;
  • enriquecimento alimentar: contribui não apenas para divertir, mas para saciar os instintos do pet. Aproveite para esconder os petiscos da Churraspet pela casa e incentivar o cão a encontrá-los. Assim, ele gasta energia farejando!

Ansiedade canina e enriquecimento ambiental

Segundo a médica-veterinária Bárbara, o enriquecimento ambiental para cães também é recomendado para reduzir a ansiedade canina, muitas vezes, causada quando os pets precisam ficar várias horas sozinhos em casa ou entediados por não terem a possibilidade de brincar no ambiente. 

Com o enriquecimento alimentar, é possível diminuir o tédio, pois o gasto de energia física e mental é estimulado. Uma dica são os ossos recheados da Churrasquito. Eles fazem com que o cão se sinta estimulado por roer um produto totalmente natural e descobrir o sabor de cada recheio disponível. 

Você pode surpreender e tornar essa experiência de bem-estar canino muito mais apetitosa com os sabores de frango, churrasco, carne e defumado. Além disso, você ajuda o desenvolvimento de habilidades cognitivas enquanto diminui o estresse do pet. 

Mordedores naturais como aliados no enriquecimento ambiental

Agora, você já sabe como o enriquecimento ambiental no auxílio do bem-estar canino funciona e pode contar com a ajuda dos mordedores. Os ossos naturais são ideais por serem livres de adição de sódio e aditivos químicos prejudiciais para a saúde canina.

Eles também entregam emoções, desafios e dificuldades que estimulam o cachorro ao máximo. Como aponta Bárbara, outro benefício está diretamente relacionado à dentição canina. Já que os cães ficam mordendo, principalmente os produtos recheados, há uma contribuição para a saúde bucal pela higienização dos dentes. Ou seja, você cuida de toda a saúde!

Como sempre, a diversão usando brinquedos para enriquecimento ambiental deve ser supervisionada para garantir o máximo de segurança e aproveitamento. Assim, você tem a certeza de que é uma opção de entretenimento segura para quando o seu cão estiver sozinho em casa.

Inclua o enriquecimento ambiental na rotina do seu cão

Os principais benefícios do enriquecimento ambiental no auxílio do bem-estar canino são: desenvolvimento das habilidades motoras e dos sentidos, diminuição da agressividade e da ansiedade canina, aumento da conexão com o tutor e melhora na confiança, diminuindo o medo do contato com outros animais ou objetos.

Devido às vantagens, cada vez mais empresas buscam e desenvolvem produtos atrativos para o paladar canino com o objetivo de tornar o ambiente mais divertido, facilitando o desenvolvimento do animal de estimação.

Por isso, a dica é investir em brincadeiras e mordedores naturais de baixa e alta durabilidade, capazes de proporcionar uma interação estimulante a partir de diversas texturas, sabores e tamanhos. 

A marca Churrasquito, da Churraspet, é uma sugestão para quem deseja saúde e bem-estar para os cães. Ficou mais fácil encontrar sugestões de brincadeiras com as inúmeras opções de ossos e mordedores disponíveis em nova embalagem.

Esses produtos são 100% livres de componentes químicos prejudiciais. Pelo QR Code da embalagem, os tutores são encaminhados a uma página com vídeos e dicas sobre o assunto.  

Para saber ainda mais da importância do enriquecimento ambiental e da rotina para o cachorro, confira o vídeo da Petz TV sobre o tema:

Se você gostou de saber mais sobre o enriquecimento ambiental no auxílio do bem-estar canino e como utilizar os mordedores da Churrasquito, confira-os na Petz! Além das dicas disponíveis no nosso blog, você encontra tudo o que seu peludo precisa em nosso catálogo! 

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro pode tomar xarope humano? Venha descobrir!

Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…

17 horas ago

Gato pode tomar chá de quebra-pedra ou faz mal? Descubra!

Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…

18 horas ago

Perigo: não dê ibuprofeno para cachorro!

Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…

18 horas ago

Gato com falta de ar: por que se preocupar?

Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…

2 dias ago

Gato Bengal: um minileopardo para conhecer

De leopardo, ele só tem a aparência, pois de selvagem, não tem nada! Assim é…

3 dias ago

Veja se coelho toma banho e saiba como mantê-lo limpinho

O coelho é conhecido por ser um pet ativo, com bastante energia. Mas sabia que…

3 dias ago