A alimentação dos peixes é um dos temas que mais gera dúvidas entre aquaristas iniciantes. Ficar atento à quantidade de alimento é fundamental para evitar acúmulo de restos no fundo do aquário. Além disso, também é importante conhecer os tipos de ração para peixes a fim de garantir uma nutrição balanceada para esses pets.
Vamos descobrir quais são esses tipos e quando eles são recomendados?
Existem diversos fabricantes e produtores de alimentos para peixes, mas a marca não é o único fator decisivo na escolha da ração. Adquirir ração para peixe de empresas de confiança é importante, mas outros fatores devem ser levados em conta, como a composição nutricional, tipo de alimento e onde ele repousa no aquário.
A escolha dos tipos de ração para peixes a partir desses critérios deve ser feita de acordo com as necessidades de cada espécie. Por isso, antes de levar uma nova ração para casa, vale a pena pesquisar e conversar com um especialista para saber tudo sobre os peixinhos do seu aquário.
Converse com um de nossos técnicos na loja Petz mais próxima a você!
A necessidade nutricional não é a mesma para todas as espécies de peixe. Enquanto algumas, como o peixe oscar, precisam de um alto consumo de proteína, outras, como o kinguio, têm uma dieta mais variada. Nesse sentido, as rações para peixes podem ser:
Apesar da composição variada, que inclui vitaminas e minerais, a ração para peixes carnívoros possui um teor maior de proteínas. Como o nome sugere, são indicadas para peixes considerados carnívoros, como oscar, aruanã, lionfish e garoupa. Alguns tipos são enriquecidos com pequenos crustáceos.
Por conta da disponibilidade irregular de alimento na natureza, a alimentação da maior parte das espécies é bastante variada.
Pensando nisso, esse tipo de ração possui composição equilibrada para atender à necessidade de um grande número de espécies, sendo composta por boas doses de proteína, minerais, vitaminas, matéria fibrosa e até mesmo enzimas digestivas.
Por conta de sua popularidade entre os aquaristas, algumas espécies de peixes já contam com rações desenvolvidas especificamente para elas. É o caso, por exemplo, dos peixes betta, tetra, goldfish e ciclídeos africanos.
Em relação a esses três tipos, eles também podem trazer variações, sendo enriquecidos com alho, tomilho, crustáceos, entre outros ingredientes que enriquecem a dieta dos peixes. Também existem rações específicas para determinadas fases da vida dos peixes, como durante o crescimento.
Um fato importante e que nem todos sabem a respeito dos peixes é que cada espécie tem um local do aquário onde costuma se alimentar. O cascudo, por exemplo, busca seu alimento no fundo do aquário.
Já outras espécies preferem comer na superfície da água. Nesse sentido, as rações para peixes podem ser divididas nos seguintes tipos:
Vale destacar que, independentemente dos tipos de ração para peixe, todas vão eventualmente afundar e se acumular no fundo do aquário quando oferecidas em excesso. Por isso, a ração para peixe de aquário deve ser colocada somente em quantidade consumida pelos peixes no período de até 3 minutos.
As pastilhas são outro dos novos tipos de ração para peixes. Elas se dissolvem lentamente no aquário, liberando a comida aos poucos. Feitas para durar entre 3 e 15 dias, elas são recomendadas em caso de viagens. É importante fazer o teste antecipadamente para evitar danos ao ecossistema do aquário e surpresas desagradáveis.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre os tipos de ração para peixes, confira as variadas opções na Petz e aproveite!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…