É muito comum que novas possibilidades de alimentação surjam para os pets com o passar do tempo. Cuidar da saúde deles no dia a dia é realmente indispensável. Também é possível modificar a dieta. No entanto, é importante saber se a ração vegana para cães é recomendada.
Esse tipo de comida é livre de carne e qualquer alimento de origem animal. Sob orientação de um profissional, a dieta vegana pode ser muito saudável para os seres humanos, mas será que é possível dizer o mesmo em relação aos cães?
Será que existe cachorro vegano? De acordo com o médico-veterinário da Petz, Dr. Eduardo Braghirolli, especialista em nutrição e metabologia animal, esse tema ainda é bem polêmico no universo dos cães, com prós e contras que devem ser considerados com responsabilidade e pesquisa.
O especialista explica que, para os seres vivos onívoros como os seres humanos, com o organismo preparado anatômica e fisiologicamente para receber produtos de origem animal e vegetal, isso ainda é controverso. A pauta da ração vegana com os cães não é diferente, principalmente porque eles possuem anatomia carnívora.
O Dr. Eduardo também explica que alguns nutrientes essenciais para os cachorros só podem ser encontrados em tecidos animais. No entanto, nada impede que eles sejam sintetizados em laboratório, sem o uso de ingredientes de origem animal. Então, a ração vegana para cães é recomendada?
Segundo o especialista, o maior problema é que muitos adeptos do veganismo defendem que a alimentação dos pets seja a mais natural possível. “Há um impasse entre a alimentação natural e a que lança mão de substâncias químicas para ser completa e balanceada”, afirma o Dr. Eduardo.
Sim, é possível oferecer a comida vegana para cachorro. Porém, para ser balanceada e atender às demandas metabólicas do organismo do pet, essa dieta nunca pode ser completamente natural e sempre precisa ser suplementada.
Para oferecer uma ração vegana para cães e manter os pets bem nutridos, não abra mão de levá-los ao consultório veterinário. Um check-up da saúde com exames vai identificar o tipo de alimentação e nutrição essenciais para as necessidades.
Essa opção de ração é produzida sem adições químicas, conservantes e palatabilizantes artificiais. Além disso, o processo de produção não utiliza etapas que causam sofrimentos em animais de nenhuma espécie.
No geral, ela contém legumes, como berinjela, cenoura e abobrinha. Também pode conter farinha de arroz, grãos e algas marinhas. Independentemente do tipo de ração escolhida, saiba que todas devem oferecer boa nutrição e excelentes dosagens de proteínas, vitaminas e outros ingredientes para os pets.
De maneira geral, qualquer dieta oferecida aos cachorros sem orientação veterinária — inclusive a ração natural para cães e a comida vegetariana — pode ter impactos negativos na saúde. Adotar a dieta vegana de maneira irresponsável pode causar prejuízos ainda mais sérios aos bichinhos.
Algumas consequências ao oferecer ração vegana para cães sem os devidos cuidados são: deficiência de proteínas, aminoácidos específicos, ácidos graxos essenciais e vitaminas, com destaque para a B12, diminuição na absorção de nutrientes, diarreia ou constipação, devido ao excesso de fibras.
É importante deixar claro que, diferentemente do que muitos pensam, a comida vegetariana para cachorro não previne nem trata os quadros de alergia alimentar, já que moléculas presentes em alimentos como batata, banana e arroz, por exemplo, também podem ser responsáveis por desencadear essas reações.
Para quem deseja implementar uma dieta vegana ou vegetariana no cachorro, o primeiro passo é procurar um médico-veterinário especialista em nutrição. Ele pode adaptar a dieta às necessidades do pet e orientar a família sobre as novas práticas e os cuidados alimentares.
Uma opção recente para iniciar essa prática é oferecer rações veganas para cães prontas. Elas são feitas prioritariamente com ingredientes naturais e enriquecidas com aminoácidos, vitaminas, minerais e proteínas sintetizadas, que visam atender a 100% das necessidades nutricionais do pet.
Os nutrientes necessários para cachorros filhotes, adultos e idosos variam bastante. Além disso, as diferentes raças demandam alimentação específica. Portanto, é importante seguir as recomendações do médico-veterinário para o cachorro se alimentar com as concentrações de substâncias necessárias.
Nem sempre as dietas comuns dos humanos dão certo com os cachorros, por isso eles precisam de alimentos específicos. Decidiu oferecer ração vegana para cães? Não esqueça de estar atento às reações, percebendo se eles ficaram com algum tipo de alergia, incômodos ou faltas.
Lembre-se que, sempre que trocar ou atualizar a dieta do cão, é importante observar se ele se adaptou bem à nova ração. Para aprender mais sobre assuntos que envolvem a alimentação dos bichos, continue acompanhando o blog da Petz.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…