O ganho excessivo de peso pode trazer muitos problemas sérios para a saúde do seu pet, seja ele um cachorro ou um gato. Artrite, doenças do coração, dificuldade respiratória, diabetes e até câncer na bexiga podem ser desencadeados por um quadro de obesidade, demonstrando a importância de uma dieta com ração obesity para cães ou gatos quando o pet estiver acima do peso.
Dessa forma, não ignore os quilos a mais que seu pet tem demonstrado e converse com seu veterinário de confiança sobre a opção de dieta com ração obesity, procurando sempre proporcionar uma vida longa, saudável e feliz ao seu pet.
Cachorros e gatos com acesso ilimitado à comida se tornam obesos com mais facilidade. Alimentar um pet em excesso pode fazer com que ele desenvolva células de gordura que permanecem com ele por toda a vida. Consulte na embalagem da ração a quantidade adequada de cada porção e não mantenha a tigela cheia em tempo integral, estabelecendo um ou dois horários diários para as refeições e permitindo acesso do pet à comida somente nestes horários.
Muitas rações para cães e gatos são carregadas de gordura e sal. Isso faz com que elas sejam muito mais saborosas, incentivando o pet a comer cada vez mais. Optar pelas versões super premium pode ser uma boa alternativa para evitar exageros, permitindo que o pet tenha uma alimentação balanceada e completa sem maiores esforços.
Dar restos do seu almoço ou jantar para o seu cachorro ou gato, além de impulsionar os riscos de obesidade, também pode trazer sérios problemas à saúde dele. Alimentos inofensivos para nós, como pimenta e chocolate, por exemplo, funcionam como verdadeiros venenos aos pets, por isso, na hora de agradar o seu pet com um petisco, opte por produtos específicos para ele.
Vocês tem saído para passear ou brincado em casa mesmo? Muita comida e nenhum exercício, assim como acontece conosco, pode levar à obesidade em um piscar de olhos. Além disso, cachorros e gatos adoram brincar com seus donos e a falta de brincadeiras e passeios pode levá-los a um quadro depressivo.
Gatos e cachorros idosos, por naturalmente demonstrarem menos disposição a exercícios, tendem à obesidade com muito mais frequência do que pets mais novos e ativos.
Cachorras e gatas fêmeas são mais propensas à obesidade do que cachorros e gatos machos, por isso, se você é tutor ou tutora de uma fêmea, tenha cuidado redobrado com a rotina de alimentação e exercícios dela!
Cachorros e gatos castrados possuem duas vezes mais chances de se tornarem obesos do que os que não passaram pela castração. Tutores de pets castrados devem prestar bastante atenção nas mudanças de metabolismo decorrentes deste procedimento e ajustarem a rotina e a dieta do pet de acordo com isso – garantindo que o pet tenha todos os benefícios da castração (como a prevenção de uma série de doenças graves) e, ainda assim, mantenha a forma e a saúde.
Este tipo de observação costuma ser possível a olho nu, mas também torna clara a importância de checkups anuais com um veterinário. Como já dissemos, a obesidade em cães e em gatos pode trazer sérios problemas à saúde dos nossos pets e somente um veterinário é capacitado para diagnosticar e fornecer a melhor estratégia de perda de peso possível para um pet.
Procurando ração obesity para o seu cachorro ou seu gato? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e venha nos fazer uma visita!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…