O ditado “você é o que você come” funciona também para os felinos, sejam eles filhotes, adultos ou idosos. Em alguns casos, colocar seu gato em uma dieta pode ser a solução para os mais variados problemas, contribuindo para seu bem-estar e qualidade de vida.
Todo pet precisa de cuidados especiais, tanto para prevenir como para tratar possíveis problemas de saúde. Um dos passos mais importantes para isso é manter uma deita saudável, com todas as vitaminas e nutrientes que podem garantir ao pet uma maior qualidade de vida.
Os gatos, especialmente, podem se beneficiar ainda mais com a alimentação balanceada, por serem mais propensos a adquirir certas doenças típicas da espécie – e por isso é necessário estimular um hábito de vida mais saudável.
Existem diversas disfunções que podem aparecer tanto no nascimento do gato, quanto ao longo de sua vida. Por isso, são necessários tipos diferentes de dietas, e a Petz ajuda você a identificar qual é a mais adequada para seu animal de estimação.
• Incrementar mais proteína e vitaminas, reduzindo a quantidade de alimento nos comedouros;
• Proteínas oferecem mais energia e não geram tanta gordura. É indicado optar por rações e alimentos para gatos do tipo super premium, pois contam com uma boa composição de proteína e gordura;
• Reduzir ou eliminar os “lanchinhos”. Caso escolha apenas reduzir a quantidade, opte sempre por lanches de alta proteína – com base em ovos e carne magra – em vez de guloseimas mais gordurosas.
Essa dieta, em especial, é recomendada para gatos alérgicos. Para isso, é necessário o diagnóstico de um veterinário especializado e confiável, garantindo as melhores condições para seu pet.
Muitas vezes, a dieta hipoalergênica cura facilmente os problemas de sensibilidade alimentar e alergias específicas. O ideal é consultar um profissional e saber quais são os ingredientes adequados para esse tipo de dieta.
Seu gato é carnívoro e vai contra a alimentação adequada criar uma dieta vegetariana, pois ele requer grande quantidade de proteína animal para sobreviver. No entanto, não é só de carne que o seu animal de estimação deve se alimentar.
São recomendados alimentos com ingredientes como cálcio, fósforo e vitamina D, que não são encontrados somente na carne.
A dieta vegetariana deve ser evitada pois pode causar a desnutrição do gato, assim como a dieta somente à base de carnes pode prejudicar a saúde do animal, causando sobrepeso e outras disfunções graves.
A obesidade atinge uma grande parcela de gatos nos dias de hoje e pode ser desenvolvida pelos seguintes casos: superalimentação (excesso), maus hábitos alimentares (comer sobras), falta de exercícios, idade, sexo (as fêmeas são mais propensas ao ganho de peso) e castração.
A obesidade pode, ainda, desenvolver outras doenças no seu gatinho, como artrite, problemas cardíacos, dificuldade respiratória, diabetes e câncer de bexiga. Por isso, fique sempre atento às condições de vida do seu animalzinho e consulte um veterinário confiável.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…