A alimentação dos bichinhos na natureza é bem variada, cada espécie se alimenta daquilo que faz bem para si. Na classe dos moluscos, existem animais bastante famosos, mas cuja comidinha ninguém sabe bem qual é. Por isso, vamos mostrar o que o polvo come!
Esse bichinho de oito tentáculos é bem diferentão, não é mesmo? Em época de Copa do Mundo, o polvo Paul virou atração por aceitar quem seriam os vencedores dos jogos. Hoje, vamos conhecer algumas curiosidades sobre a espécie e o que os polvos comem no seu dia a dia.
Os polvos são moluscos que fazem parte da família Cephalopoda. São populares entre as pessoas, mas é difícil encontrar um deles por aí. Isso porque eles costumam viver em qualquer profundidade, inclusive no fundo do mar. Seus esconderijos favoritos são pedras e buracos na areia.
Seu corpinho molusco é bem mole, com os oito tentáculos que saem de sua cabeça. Em cada uma delas, há várias ventosas que ajudam na locomoção embaixo d’água e também para pegar os alimentos — sobre os quais falaremos neste conteúdo.
Esse é um bichinho com características peculiares, afinal, pode chegar aos dois metros de comprimento, com mais de 20 kg. Além disso, sua inteligência chama muito a atenção — não é à toa que citamos o querido polvo Paul.
A alimentação do polvo é composta basicamente por crustáceos. Ele é um animal carnívoro, então seu cardápio é recheado por caranguejos, lagostas, peixes, camarões e até mesmo outros moluscos pequenos.
Em geral, preferem fazer as refeições no período noturno. Em casos raros, saem de seus esconderijos no período do dia. Eles são rápidos e muito inteligentes, então não há muitas chances para suas presas na hora da refeição.
Viu o que o polvo come? Não é muito fácil encontrá-lo por aí, mas, se o vir, já sabe o que ele pode estar procurando!
Depois de descobrir qual é a alimentação do polvo no dia a dia, vamos conhecê-lo um pouco melhor. Existem muitas características interessantes sobre esse molusco das profundezas.
Os polvos são divididos em machos e fêmeas, e é necessária a união desses dois para a reprodução. A “polva” precisa liberar um hormônio na água, que atrai seu parceiro. O macho precisa utilizar um de seus tentáculos para copular a fêmea, transferindo o espermatozoide.
Esses moluscos podem ser considerados ovíparos porque, depois da fecundação, a fêmea precisa colocar ovos e abrigá-los em local seguro. É ela quem vai cuidar dos ovinhos durante o tempo da incubação. São mais de 100 mil ovos depositados em alguma caverna.
Agora vem uma das curiosidades sobre os polvos mais tristes: por cuidar dos ovos durante todo o tempo que precisam, a fêmea para de se alimentar. Logo depois do nascimento dos seus filhos, ela acaba falecendo.
Os filhotes nascem como pequenas larvas que vão até a superfície para iniciar seu desenvolvimento. É ali que elas podem crescer e chegar à juventude para, por fim, se tornarem adultas.
Outro fato sobre esses moluscos que chama a atenção — além do que o polvo come — é a defesa contra predadores. Eles são muito procurados por animais aquáticos bem grandes, como os tubarões e as arraias. Os pássaros também não perdem tempo ao encontrá-los dando sopa.
Então, para se defender, os polvos utilizam algumas táticas. Uma delas é a camuflagem na areia ou no ambiente em geral. Rapidamente, como um camaleão, ele é capaz de mudar sua tonalidade para se esconder.
Outra forma de defesa é a sua velocidade. O nado rápido consegue tirá-lo de muitas enrascadas. A mais interessante, que parece coisa de filme de ação, é despistar seus predadores com uma tinta escura diretamente no inimigo. Como a visibilidade fica ruim, o polvo consegue fugir e se esconder sem ser capturado.
Esse molusco é capaz de ser esmagado e ficar bastante tempo sem oxigênio sem que nada o aconteça. É incrível a capacidade que ele tem de sobrevivência, não é mesmo?
Você sabia que as lagartixas têm a capacidade de recuperar parte de seus rabinhos quando são cortados? Os polvos têm a mesma característica, mas, no caso, é sobre seus tentáculos. Mesmo quando um predador consegue arrancar um braço deles, em alguns dias, nascerá outro no lugar.
Deu para ver que o polvo é um bichinho com características bem marcantes. É por isso que ele é popular, mesmo sendo um pouco mais difícil de encontrá-lo por aí. Ele está sempre disposto a sobreviver e a proteger seus filhotes, mesmo que isso leve ao falecimento da mamãe.
Se você quer ser um tutor de um polvo, é preciso tomar cuidados bem específicos, como manter um aquário grande para que ele fique sozinho. Ele é esperto e pode tentar fugir sem que ninguém perceba, então, é válido certificar-se sempre de que o recipiente está bem fechado. Já pensou deixar o bichinho escapar?
Neste conteúdo, você pôde entender o que o polvo come. No blog da Petz, temos algumas dicas de como ter um molusco em casa com segurança. Confira e aprenda muitas curiosidades sobre bichinhos exóticos das águas, do ar e da terra!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…