Se tem um animal que consegue nos surpreender é a aranha. Cada vez que descobrimos informações sobre ela, entendemos que é uma das espécies mais surpreendentes da natureza. Por isso, surgem algumas dúvidas, como: o que a aranha come?
Quer saber como é a alimentação da aranha? Nós podemos te ajudar! Neste conteúdo, vamos contar um pouco mais sobre o que ela come nas suas refeições e se há alguma diferença nas fases da sua vida. Assim, você pode entender o que dar, caso tenha uma de estimação. Confira!
Se quer saber qual é a melhor comida para aranha, saiba que seu prato preferido são os insetos, como moscas, mosquitos, gafanhotos e baratas. Na natureza, elas têm dois meios de conseguir os alimentos.
O primeiro é por meio da caça, mas este é exclusivo para espécies com sentidos do tato ou da visão mais desenvolvidos. A segunda maneira é por meio da sua teia. Ela cria uma espécie de armadilha para os insetos voadores, que ficam presos lá e garantem a próxima refeição.
Sabendo o que a aranha come, é preciso entender como é feita a digestão do alimento. Diferentemente de nós, humanos, esses aracnídeos cobrem suas presas com suco digestivo que dissolve o corpo do inseto e o transforma em um líquido. Isso é feito repetidamente até que eles consigam digerir sua refeição.
Uma curiosidade sobre a comida de aranha é que elas podem consumir outros tipos de alimentos. Não é incomum ver algumas espécies se alimentando de animais vertebrados, como sapos, pássaros e lagartos ou filhotes de ratos recém-nascidos.
Para entender melhor o que a aranha come, é preciso compreender como é a estrutura do seu corpo. Todas as espécies possuem, basicamente, quatro partes: um par de pedipalpos, quelíceras, oito patas e fiandeiras. Confira mais sobre três delas:
As aranhas peçonhentas não fazem teias, exceto a Aranha Marrom, sua teia é irregular e semelhante a um chumaço de algodão. Teias bonitas, encontradas nos tetos das casas, não pertencem a aranhas peçonhentas.
Viu só? O corpo das aranhas tem o formato ideal para facilitar a sua alimentação. As patas servem como um método de locomoção para pegar a presa. Algumas espécies têm o comportamento mais lento e outras se movem de maneira rápida. Muito interessante, não é mesmo?
Quando falamos que as aranhas são muito curiosas, não estamos brincando! A Stegodyphus lineatus é uma espécie que vive em regiões semiáridas da Europa. Ela é comumente conhecida por dar a sua vida, no sentido literal, para alimentar seus filhotes.
Tudo acontece assim: a fêmea desenvolve um saco carregado dos seus ovos, após o acasalamento. Como é comum nas aranhas, ela tece uma espécie de toca para proteger seus filhotes. Depois que eles eclodem, a mãe regurgita um líquido, que é supernutritivo para os filhos.
Só que, ao fazer isso, a mãe perde aproximadamente 40% do seu peso corporal e acaba morrendo. Mesmo após a morte, ela se torna um alimento para os filhotes, que consomem os restos dos seus fluídos corporais. No final, sobra apenas uma casca. Uma verdadeira mãe-coruja, não é mesmo?
Parece incomum, mas esse aracnídeo vem conquistando espaço como bicho de estimação. Com isso, é comum surgirem algumas dúvidas relacionadas ao cuidado e como alimentar aranhas. Primeiro, é preciso entender que as espécies mais comuns para criar em casa são da família das tarântulas.
Você pode estar pensando: “As tarântulas são aquelas peludinhas?”. Sim, é isso mesmo. Essa família possui pelos (ou cerdas) em todo o corpo que podem causar inflamações nos olhos e narizes dos tutores. É importante lembrar que as aranhas não são animais para serem manuseadas. Isso pode ser visto como uma ameaça e elas podem te morder.
Sabendo o que a aranha come, você já tem uma ideia de que precisará lidar com animais mortos. Quando adulta, a aranha precisará comer pelo menos duas vezes na semana. No caso dos filhotes, conte com a ajuda de um veterinário para que ele indique a frequência ideal para alimentá-los.
Pronto! Agora você já sabe o que a aranha come. Depois de conhecer mais sobre esse incrível aracnídeo, que tal explorar o pet-shop online da Petz? Por aqui, temos tudo o que você precisa para facilitar a rotina com os bichinhos. Se preferir, conheça uma das nossas lojas físicas próximas à sua localização.
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…