Assim como acontece com qualquer outro ser vivo, uma boa alimentação é o principal ingrediente para manter o seu peixe saudável e feliz, e manter a nutrição de peixes em dia é essencial para a saúde dos pets que vivem na água.
Seja você tutor de um único peixe ou de um aquário cheio das mais diversas espécies, entender um pouco sobre a nutrição de peixes poderá garantir peixinhos mais brilhantes, coloridos e interessantes de serem assistidos – além de saudáveis, é claro, aumentando consideravelmente a sua longevidade.
A nutrição de peixes ideal possui como princípios básicos a quantidade certa (nem muito, nem pouco), a qualidade dos alimentos e a periodicidade com a qual o peixe será alimentado. Veja algumas dicas valiosas para uma manter seus peixes sempre saudáveis:
Mesmo que seja melhor para a sua rotina alimentar seu peixe apenas durante a manhã ou à noite, os peixes são melhor acostumados a se alimentar de pequenas porções no decorrer de todo o dia. Se possível, evite alimentá-lo apenas uma vez ao dia com uma grande quantidade e separe a porção em duas ou três refeições menores – já que, na natureza, eles se alimentam durante o dia todo.
Quanto colocar de comida dentro do aquário? Como uma orientação geral, alimente o seu aquário com a quantidade de comida que for consumida entre um ou dois minutos. Para determinar esta quantidade, derrube uma pequena porção da comida de peixe no aquário e comece a contagem; ao final de dois minutos, veja se tudo foi consumido ou se ainda há restos, e retire do aquário o que estiver sobrando.
Caso estiver alimentando um aquário com várias espécies, não se esqueça de observar se os peixes que vivem mais ao fundo do aquário também puderam comer os grãos que chegaram a eles. Na dúvida, pergunte aos profissionais com quem você adquiriu seu aquário e seus peixes! Eles certamente poderão te orientar precisamente sobre isso.
Peixes podem comer demais e, sim, ficarem obesos, o que causa sérios problemas de saúde e pode reduzir bastante sua longevidade. Algumas espécies são especialmente suscetíveis ao sobrepeso. Tanto para evitar que seu peixe coma demais quanto para que o aquário não fique excessivamente sujo ao entupir o filtro, remova a quantidade de comida para peixes que não foi consumida.
Caso mais de uma pessoa da casa seja responsável pela alimentação do aquário, procurem organizar e anotar quem deu ou dará comida em cada horário, evitando que a alimentação aconteça duas vezes ou nenhuma vez e proporcionando a melhor nutrição de peixes que for possível.
Para períodos de viagem ou férias, a opção de alimentadores automáticos para peixes pode ser bastante interessante. Alguns alimentadores funcionam a bateria e liberam comida no aquário de acordo com a frequência que for programada por você, enquanto outros funcionam em cápsulas que se dissolvem a cada determinado intervalo de tempo.
Especialmente para aquários que abriguem mais de uma espécie, pergunte a um profissional sobre como alimentar um peixe para que a nutrição ideal seja oferecida para todos. Certifique-se de adquirir apenas alimentos de qualidade e varie entre marcas também, garantindo uma alimentação mais rica e completa aos seus peixes.
Para conversar com profissionais de confiança e adquirir os melhores produtos para peixes no mercado, encontre a loja Petz mais próxima a você e nos faça uma visita!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…