Cuidar da alimentação de seu filho de quatro patas é uma das principais atividades de um bom tutor. Porém, em alguns casos, os pets não querem saber de outra coisa, o que podem deixar você se perguntando: “Meu gato não quer comer ração seca, o que posso fazer?”.
Muitas vezes, a ração úmida é uma boa aliada na hora de nutrir seu amigo. No caso dos bichanos, essa tarefa pode ser mais difícil, já que eles são conhecidos por seu paladar seletivo. Continue lendo, perguntamos para um especialista dicas para cuidar da nutrição dos bichanos!
Gatos são pets especiais. Possuem uma personalidade única, muitas vezes se envolvendo em situações engraçadas e divertidas! Porém, tanta originalidade às vezes pode complicar alguns temas, como a alimentação.
Nossos amigos bigodudos são mais seletivos e, diferentemente de outros pets, como os cachorros, eles escolhem muito bem o que vão comer. Essa situação pode deixar o tutor pensando que o gato não quer comer.
Mas será que os gatos são chatos? Ou há outro motivo para esse comportamento? Especialistas explicam que há razões biológicas para a seletividade dos bichanos.
Se você está com um gato que não quer comer ração seca e está triste em casa, não se preocupe. A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, explica por que os bichanos são tão exigentes com a comida. “Os gatos possuem menos papilas gustativas na língua se comparado com outras espécies”, afirma.
Essa parte especial do corpo é feita para sentir os sabores dos alimentos. Os bichanos, por exemplo, não sentem o sabor doce. “Por isso, são mais seletivos na alimentação”, complementa.
Assim, não fique preocupado achando que você está fazendo algo errado. A nutrição dos bichanos realmente é um pouco mais delicada. Esse é um dos traços que tornam nossos amigos tão interessantes e encantadores!
Como os bichanos são muito seletivos em sua alimentação, alguns tutores buscam ajuda de outros produtos, como a ração úmida. Afinal, esse alimento costuma ser um sucesso infalível entre os pets!
Mas se o gato só quer comer sachê, como podemos agir? Será que isso é um problema? A Dra. Renata explica que não há muitos motivos para se preocupar nesses casos: “A ração úmida possui todos os nutrientes da ração seca”.
Por isso, não há motivos para se afligir! Na verdade, a maioria dos especialistas recomenda a introdução de ração úmida na dieta do seu amigo. Ela varia o cardápio, agrada seu amigo e ainda traz outros benefícios!
Para quem está com um gato que não quer comer ração seca em casa, não há motivos para preocupação. Na verdade, a Dra. Renata ressalta que além de saborosa, essa opção traz benefícios para nossos amigos peludos. “A ração úmida possui uma quantidade maior de água se comparada à ração seca”, explica.
Como os bichanos não são muito chegados a beber água, essa é uma grande ajuda para os tutores de felinos. “Acredita-se que gatos sejam oriundos de regiões desérticas.
Por isso, não costumam beber muita água”, explica a veterinária.
Assim, oferecer essa alternativa para seu filho de quatro patas não só não atrapalha como é recomendado. “A ração úmida tem um papel importante na hidratação dos gatos”, complementa a especialista.
Apesar de um gato só comer ração úmida não ser um problema de saúde, alguns tutores gostam de variar a alimentação de seu filho de quatro patas. Os alimentos úmidos geralmente são mais caros, e a ração seca possui manutenção mais fácil.
Os pacotes costumam ser grandes, durando vários dias, e o armazenamento é bem mais simples. Para esses casos, os especialistas recomendam uma transição controlada. Seguindo os passos abaixo, será possível fazer seu gato comer ração seca.
Caso mesmo assim o gato não aceite comer só ração seca, a dica é umedecer os grãos com um pouco de água, amassar com um garfo e esquentar brevemente no micro-ondas. Isso pode tornar o item mais atraente para os gatos. Entretanto, fique de olho no comedouro do gato! A ração umedecida é mais suscetível a bactérias e mofo.
Além da alimentação, outros pontos são importantes quando falamos da saúde de bichanos. Atividades, diversão e carinho são essenciais. Muitas vezes, o gato pode recusar a ração porque está entediado ou estressado.
Para garantir o bem-estar de seu filho de quatro patas, é importante oferecer um ambiente interativo, com brinquedos e áreas de descanso. Guarde um momento do seu dia para se dedicar a seu amigo peludo, seja brincando ou fazendo carinho.
Essas pequenas ações provavelmente vão abrir o apetite do bichano, deixando-o mais animado e saudável! Após uma boa dose de brincadeiras, dificilmente um bichano recusa um bom pote de ração!
Está precisando de produtos para seu filho de quatro patas? Procure a Petz mais próxima de você! Aqui, seu bichano poderá fazer a festa com rações, acessórios e brinquedos. Venha nos fazer uma visita!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…