As oleaginosas estão presentes na alimentação das pessoas. Muito saudáveis, elas contribuem para o bom funcionamento do organismo humano. Porém, isso também vale para os felinos? Será que gato pode comer nozes?
Alimentos seguros para o consumo humano nem sempre são saudáveis para os pets. Portanto, antes de introduzir qualquer coisa na dieta dos animais, é importante lembrar que cada espécie pode ter uma reação diferente. Então, venha descobrir se gato pode comer nozes e outras oleaginosas!
As oleaginosas são sementes ricas em óleo e envoltas por uma casca dura. Geralmente, são consumidas in natura, mas também podem ser cozidas. Elas são usadas em muitas receitas doces e salgadas.
As principais oleaginosas são as nozes, as castanhas, a avelã, o amendoim e a amêndoa. De modo geral, todas apresentam alto teor de gordura, fornecendo muita energia, e são fontes de minerais e vitaminas. Entenda agora se gato pode comer nozes e usufruir desses benefícios.
Existem algumas razões pelas quais não é recomendado dar nozes para gato. O primeiro motivo é que elas são ricas em gordura, podendo contribuir para o ganho de peso do animal. O pet também tem mais risco de apresentar diabetes ou pancreatite.
Também não é aconselhável dar nozes para gato devido ao risco de asfixia ou engasgos. Os felinos estão habituados a ingerir alimentos mais macios, como carne ou ração, que é feita exclusivamente para a espécie. Como as oleaginosas são muito duras, podem dificultar a mastigação e a deglutição.
O gato também corre o risco de sofrer fraturas ou desgaste dos dentes se comer alimentos duros com frequência. Sendo assim, é melhor evitar oferecer nozes ao pet, dando preferência a outros tipos de alimentos.
Vale ressaltar que as oleaginosas não são tóxicas, como o alho e a cebola. Um gato pode comer nozes e passar mal devido ao nível de gordura, mas não ficará intoxicado. Além disso, cada organismo reage de uma maneira. De todo modo, há alimentos mais saudáveis e recomendados para os felinos.
Assim como as nozes fazem mal para gatos, de maneira geral, todas as outras oleaginosas também devem ser evitadas. Embora elas sejam ricas em vitaminas e sais minerais, também têm altos níveis de gordura. Portanto, há meios mais seguros de introduzir componentes saudáveis na dieta dos pets.
As castanhas e as avelãs são consideradas oleaginosas mais seguras quando oferecidas com moderação. Porém, ainda assim, seu valor nutricional não é interessante para os gatos. Portanto, o risco acaba sendo maior do que o benefício.
Em geral, o gato pode comer nozes e outras oleaginosas e apresentar vômito, diarreia e falta de apetite, especialmente se ingerir uma grande quantidade. Nos casos mais graves, esses alimentos podem afetar os rins, causar diabetes ou mesmo provocar pancreatite no pet.
No intuito de agradar ao pet ou até mesmo complementar a dieta, muitos tutores optam por oferecer petiscos naturais ou alimentação caseira. Para isso, é muito importante saber o que gato pode comer ou não. Confira os alimentos proibidos ou que devem ser evitados a seguir:
Os alimentos não recomendados para os gatos podem causar desde um leve desconforto até sérias intoxicações. Por isso, seja qual for a situação, é sempre importante procurar um médico-veterinário ao observar o primeiro sinal de que o pet não está se sentindo bem.
Fique atento se o animal apresentar vômito, diarreia, falta de apetite, apatia, excesso de salivação, tremor ou dificuldade respiratória após consumir algum alimento. Os sinais podem não ser imediatos e podem variar conforme o alimento, a quantidade ingerida e a resposta individual de cada pet.
A ração é um alimento prático que contém todos os nutrientes necessários para manter o pet saciado e saudável. Além dela, é possível oferecer alguns petiscos para deixar o animal mais feliz e complementar a dieta.
Nesses casos, é importante escolher alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas, desde que o pet não apresente contraindicação por parte do médico-veterinário. Vale lembrar que mesmo que as opções sejam nutritivas, podem ser prejudiciais em excesso. Então, confira o que gato pode comer além da ração:
Já que o gato pode comer nozes e ter problemas, opte por oferecer alimentos saudáveis e seguros para ele! Aproveite para conferir, aqui no blog da Petz, mais curiosidades sobre a dieta da sua espécie predileta.
É cada vez mais comum encontrar um tutor com pet idoso. Cães e gatos nunca…
Já ouviu falar do Akita Inu? Esse cachorro de grande porte, considerado o Cão Nacional…
Quem é tutor de felino sabe o quanto eles conseguem ser teimosos e desobedientes de…
Se você tem um cão idoso ou um gato sênior, deve saber que esses animais…
O Brasil é muito conhecido pela variedade de pássaros presentes no território. Você sabia que…
Quem mora perto de lagos e rios provavelmente já avistou uma capivara. Com essa aparência…