Pode até não parecer, mas por baixo de toda a fofura dos bichanos há uma verdadeira fera! Nossos amigos de quatro patas são carnívoros e, na natureza, sobrevivem de suas caças. Mas será que gato pode comer carne crua?
Mesmo sendo um alimento natural para os bichanos, é necessário estar sempre atento. O contexto doméstico muda bastante os hábitos e necessidades dos pets. Se você deseja saber se pode dar carne crua para gato, continue lendo. Elaboramos um guia com tudo sobre o assunto!
Antes de responder se gatos podem comer carne crua, entender sobre os hábitos do peludo é uma ótima forma de se aproximar dele e conhecer um pouco de sua natureza. Quando o assunto é alimentação, os felinos se destacam por serem exclusivamente carnívoros.
É o que explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. Por isso, diferentemente de outros pets, os bichanos precisam de uma dieta rica em proteínas e gorduras, nutrientes encontrados principalmente nas carnes.
Como vimos, a dieta dos bichanos deve seguir uma regra bem específica. Se para nós o ideal é comer uma variedade de legumes e frutas, para os felinos o cardápio é bem mais simples: carne.
Entretanto, a Dra. Luiza comenta que a melhor forma de fornecer os nutrientes necessários para os bichanos é por meio da ração. O alimento é elaborado por especialistas e contém tudo o que os nossos amigos precisam para o bom funcionamento do seu organismo.
“Por fim, a ração é um item de fácil acesso, com longo tempo de conservação e que dá mais praticidade para o tutor”, comenta a veterinária. Por esses motivos, especialistas sempre concordam: o cardápio ideal para os pets é sempre uma boa ração.
Pensando que os felinos são exclusivamente carnívoros, fica a pergunta “posso dar carne crua para gato?”. Afinal, esse é um alimento natural na dieta dos bichanos, não é mesmo? Entretanto, no contexto doméstico, as coisas mudam um pouco de figura.
O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que carne crua para gatos faz mal. “Da mesma forma que nós, os pets podem ter intoxicação alimentar e se contaminar com carne crua”, comenta. Por isso, esse não é o petisco mais recomendado para os bichanos.
Conforme explica o Dr. Bruno Saito, aos que acham que gato pode comer carne crua, na verdade esse é um alimento prejudicial. Isso porque é muito difícil ter controle sobre a produção e armazenamento das carnes que compramos nos açougues e supermercados.
Assim, o risco de contaminação é muito alto. Durante o processo de cozimento, vermes e bactérias morrem, o que torna o alimento seguro. Mas, se for ingerida crua, a carne pode causar problemas como salmonella ou infestação por parasitas.
Por isso, mesmo que os bichanos sejam carnívoros, aos que imaginam que gato pode comer carne crua, o ideal é não oferecer o alimento nessas condições. Então, se quiser dar um agrado para seu peludo, o melhor é buscar um petisco mais seguro.
Como vimos, oferecer carne crua para gatos é uma má ideia! Porém, não há porque você não variar na dieta do seu peludo de vez em quando. Os petiscos são ótimos para fazer um agrado, além de funcionarem muito bem como reforço positivo!
A Dra. Luiza lembra que alguns vegetais são bons petiscos para os gatos. “Mesmo que eles sejam exclusivamente carnívoros, as fibras encontradas nas frutas e legumes auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal”, comenta. Entre as mais recomendadas, podemos destacar:
Os alimentos acima podem ser petiscos seguros, desde que estejam bem higienizados, sem cascas, sementes ou temperos. Também é importante lembrar que os vegetais devem ser apenas petiscos e, por isso, só podem ser oferecidos em porções pequenas e ocasionalmente.
Por fim, a Dra. Luiza lembra que o melhor petisco para gatos é aquele desenvolvido por especialistas, como os que você encontra na Petz! Esses produtos são nutritivos, saborosos e passam por um rígido controle de qualidade, o que garante mais segurança para seu peludo!
Sabendo se gato pode comer carne crua, no blog da Petz veja outros alimentos permitidos e proibidos para o bichano. Assim, você cuida integralmente da saúde do amigo de quatro patas!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…