Será que gato pode tomar iogurte natural? Para quem gosta de saborear pratos diferentes ao longo da semana, pode parecer cruel servir a mesma comida para o bichano diariamente. Por isso, é muito comum que os tutores busquem alimentos alternativos para oferecer como petisco.
É fácil de imaginar que opções que não são ultraprocessadas, como é o caso de alguns derivados do leite, são saudáveis para os bichanos. A seguir, descubra se gato pode tomar iogurte natural ou se o alimento pode fazer mal a ele.
A dúvida se oferecer iogurte natural para o bichano faz mal não é nada descabida. Afinal, opções realmente puras e naturais não são enriquecidas com açúcar e outros ingredientes que podem fazer mal para o felino. Além disso, é comum ouvir que gatos gostam de tomar leite.
Na verdade, pouco importa se seu amigo aprecia o sabor da bebida láctea ou não. Assim como acontece com os humanos, as preferências variam de um gatinho para outro. O fato é que, conforme explica o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, leite e derivados são prejudiciais para os bichanos e não devem ser oferecidos à espécie.
A associação do leite como alimento indicado para os gatos remonta provavelmente aos quadrinhos e aos desenhos animados, que não têm o compromisso de representar a realidade e a ciência. Não há nada de errado nisso. Só não vale seguir os “conselhos” apresentados neles, certo?
Assim como cachorros e humanos, gatos são mamíferos, o que significa que se alimentam do leite materno no início da vida. Entretanto, conforme vão crescendo, os bichanos tornam-se intolerantes à lactose.
A digestão dos alimentos é um processo complexo, que envolve diferentes órgãos do corpo e etapas. Entre elas, é fundamental a quebra dos alimentos em substâncias menores, que possam ser absorvidas pelo organismo.
Isso depende da ação de enzimas especializadas na quebra de determinada substância. Assim, a ausência de uma enzima específica leva à dificuldade de digerir substâncias associadas a ela.
O leite contém um tipo específico de açúcar, composto por glucose e galactose, a lactose. Ele é digerido pelo organismo dos felinos com a ajuda da enzima lactase nas primeiras semanas de vida.
Por isso, o tipo de leite apropriado pode ser uma das maneiras de como alimentar um gato recém-nascido longe da mãe. Acontece que, com o passar dos anos, a produção de lactase pelo organismo dos bichanos vai caindo, tornando cada vez mais difícil a digestão da substância.
O problema, conhecido como intolerância à lactose, pode levar a quadros de vômito, diarreia e dores abdominais. Lembrando que isso vale tanto para a ingestão de leite quanto para o consumo de derivados, como queijos e iogurte. É por isso que a resposta para “gato pode tomar iogurte natural?” sempre será negativa.
Assim como acontece com os humanos, os graus de intolerância variam de um bichano para outro. Por isso, não é raro ouvir relatos de tutores que já ofereceram leite, queijo ou iogurte para o gato de estimação sem causar nenhuma reação negativa.
Se esse é o seu caso, saiba que, ainda assim, não é recomendado acrescentar leite e derivados na dieta do bichano. A Dra. Ana Rita Carvalho, médica-veterinária especialista em gastroenterologia, explica que, além do fato de o pet não possuir as enzimas necessárias para digerir laticínios, esse tipo de alimento não agrega benefícios.
Ao contrário, pode contribuir para um desequilíbrio no aporte de gorduras e calorias, favorecendo o sobrepeso, um problema infelizmente comum em gatos domésticos. Em nenhuma hipótese, seu amigão conta com os mesmos benefícios do iogurte natural que uma pessoa.
Desde que sejam oferecidos com moderação, os petiscos são ótimas maneiras de fortalecer o vínculo com o pet e aumentar os estímulos no dia a dia dele. Por exemplo, após usar uma varinha para estimular os instintos de caça, tais como espreitar, perseguir e apreender, é interessante dar um petisco. Assim a “caçada” fica completa, com uma recompensa saborosa ao final.
Petiscos específicos para gatos, vendidos em lojas de confiança, como a Petz, são ótimas opções. Além de serem altamente palatáveis, eles contam com um aroma atraente para os bichanos. Alguns ainda são funcionais, auxiliando no cuidado com os dentes, por exemplo.
Mesmo que os bichanos sejam carnívoros mais estritos, algumas frutas e legumes também podem ser oferecidos uma vez na semana, sendo que as fibras presentes nesse tipo de alimento ajudam a melhorar o trânsito intestinal.
Entre as opções permitidas, estão: abacaxi, mamão, maçã, morango, melão, melancia e banana. Já entre os alimentos proibidos, além de leite e derivados, não ofereça chocolate, alho, cebola, uva, abacate, alimentos com álcool e cafeína.
Gostou de descobrir se gato pode tomar iogurte natural? Então, continue aprendendo com os conteúdos que disponibilizamos aqui, no blog da Petz! Assim, você entende muito mais sobre a alimentação e os hábitos dos felinos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…