Nutrição

Gato pode tomar café? Saiba se a bebida também pode ser apreciada pelo peludo

Você sabe se gato pode tomar café? Quem gosta de acompanhar tanto as novidades do universo felino quanto do mundo gourmet com certeza já ouviu falar nos cat cafés.

O conceito surgiu pela primeira vez em Taiwan, por volta do final dos anos 90. Refere-se a um lugar onde gateiros e simpatizantes podem se deliciar com comidinhas e a famosa bebida enquanto observam e fazem carinho nos bichanos que circulam pelo espaço esbanjando fofura.

Para aqueles que frequentam esses locais, os benefícios são inegáveis: de acordo com estudos, o contato com os bichanos pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, com possíveis reflexos positivos até na pressão arterial.

Diante disso, muita gente se pergunta se seria possível retribuir a gentileza com um pequeno gole da bebida. Atenção: caso você tenha dúvidas sobre o que gatos não podem comer ou beber, consulte um médico-veterinário para esclarecer todas as questões!

Afinal, é possível dar café para gato ou isso faz mal?

Em hipótese nenhuma, você deve tentar retribuir o carinho dos bichanos oferecendo seu café a eles. Conhecida pelo efeito estimulante, a cafeína é uma substância potencialmente tóxica para cães e gatos, cujo organismo é mais sensível a ela.

A substância atua no sistema nervoso central do bichano, podendo provocar um aumento significativo da frequência cardíaca, da hiperatividade, da pressão arterial, da arritmia, da perda da coordenação motora, dos tremores, das convulsões e até do óbito do pet, a depender da quantidade ingerida e da demora em buscar um tratamento.

Além de provocar vômito e diarreia, a progressão do quadro de intoxicação por cafeína pode afetar órgãos vitais, como fígado, rins e coração. Portanto, se alguém perguntar se gato pode tomar café, responda que essa bebida é proibida para o bichano!

Qual é a quantidade considerada tóxica para os gatos?

Sabendo que o café está presente na lista de bebidas e alimentos proibidos para gatos, outra dúvida comum entre os tutores é saber se existe alguma quantidade considerada tóxica para os gatos.

Não existe uma quantidade segura de cafeína para gatos e cachorros. Ainda que uma pequena lambida acidental na bebida não chegue a provocar reações graves no pet, o melhor é manter a bebida longe.

Até porque o risco de intoxicação varia de acordo com fatores como a concentração de cafeína em um mesmo volume de bebida, o peso do cachorro ou do bichano e o estado de saúde dele naquele momento.

Atenção a outras bebidas e alimentos que podem conter cafeína

Embora seja o mais famoso, o café não é o único alimento com cafeína ou outros estimulantes de efeito similar no sistema nervoso central. Entre as bebidas e os alimentos com substância estimulante consumidos com mais ou menos frequência no dia a dia humano, estão:

  • chá verde, chá mate e chá preto;
  • refrigerantes à base de cola;
  • refrigerantes e outras bebidas e alimentos à base de guaraná;
  • chocolate;
  • bebidas energéticas.

Uma vez que adora subir em superfícies elevadas e é mestre em encontrar maneiras de abrir armários e gavetas, o gato pode tomar café ou outra bebida proibida sem o tutor perceber. Portanto, é importante adotar medidas para evitar que o bichano tenha acesso a esse tipo de alimento.

O que fazer em caso de ingestão acidental?

Quanto o assunto é intoxicação, o tempo é um fator fundamental para evitar a progressão do quadro e o comprometimento de órgãos, que pode ser irreversível. Como comentamos há pouco, o gato pode tomar café ou qualquer outra bebida com cafeína sem você notar.

Assim, ao suspeitar que seu companheiro ingeriu café, qualquer outra bebida ou alimento com cafeína, procure imediatamente uma clínica de pronto atendimento veterinário.

Após uma avaliação do quadro, o profissional pode determinar a melhor maneira de diminuir a absorção da substância pelo organismo, o que, no caso da intoxicação por cafeína, costuma envolver a indução de vômito.

Pela propriedade adsorvente, isto é, que promove a adesão de moléculas, o carvão ativado é outra maneira de tentar reduzir a absorção de toxinas. Feito isso, o tratamento é principalmente de suporte.

Nesse sentido, a fluidoterapia é importante para reverter ou impedir a desidratação provocada por vômito e diarreia, além de auxiliar na função renal, contribuindo para a eliminação da substância tóxica. Já o uso de medicamentos pode ser indicado em casos de tremores, convulsões e alterações da pressão arterial.

Toda atenção é pouca

O mais provável é que você tenha chegado a esta matéria após o pet ter aproveitado um momento de descuido para tomar um gole do seu café. Nesse caso, se a quantidade ingerida for muito pequena, observe atentamente o pet nos minutos seguintes.

Em caso de qualquer alteração, por menor que seja, procure um veterinário. Já se a quantidade ingerida for muito grande, o melhor é procurar ajuda o quanto antes de maneira preventiva.

Agora que você sabe se gato pode tomar café, mantenha os olhos atentos no seu bichano. Para encontrar dicas de como manter o seu amigo longe de problemas, acompanhe as publicações do blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

15 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

19 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago