A relação conflituosa dos bichanos com a água é bastante conhecida. Para além da aversão ao banho, comum à maior parte dos gatos, eles também tendem a ingerir menos água do que outras espécies, como os cachorros. Ainda assim, muitos tutores se perguntam se o gato pode tomar água gelada.
Com o objetivo de driblar a tendência de baixa ingestão de água, os tutores buscam alternativas de tornar a hidratação mais atraente. Nesse sentido, a dúvida é se a temperatura da água faz diferença para esses bichinhos criteriosos. Agora, é hora de responder se gato pode tomar água gelada ou não.
Segundo Juliana Damasceno, doutora em Psicobiologia e fundadora da WellFellis Comportamento e Bem-Estar Felino, não se trata de um mito: a maioria dos bichanos realmente tem aversão à água. Exceção feita a alguns indivíduos que, seja pela raça, seja em decorrência de experiências positivas tidas durante o período sensível, irão se interessar por ela.
A explicação está no fato de que a água tem aspectos negativos para os bichanos. “Em primeiro lugar, ela descaracteriza o odor, que é fundamental para os gatos se comunicarem. E não só odor. O peso que a água promove nos pelos diminui a sensibilidade tátil dos gatos”, diz a especialista. Vale ressaltar que a água também provoca uma mudança de temperatura que é muito estressante para a espécie.
Em relação ao ato de beber água em si, a doutora explica que há outro agravante: o contato da água com o bigode dos bichanos, que é extremamente sensível. Isso explica porque muitos bichanos têm o hábito de beber água molhando uma das patinhas, preferindo sorver o líquido a partir dela.
O fato de os bichanos se incomodarem com a água mesmo na hora de ingerir o líquido deixa uma pulga atrás da orelha. Afinal, se de um lado a ingestão pode ser incômoda, de outro ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Então, como os felinos administram esse paradoxo quando estão livres na natureza?
Conforme explica a Dra. Juliana, esse problema acaba sendo superado naturalmente, uma vez que os felinos conseguem se hidratar com a água presente na carne das presas. Desse modo, não buscam uma fonte de hidratação exclusiva com tanta frequência.
A esse respeito, a especialista destaca que, ao contrário de nós, os gatos não contam com um mecanismo de alerta de sede, interessando-se pela água por outras vias, como por seu movimento. Daí a atração pela água da torneira e por fontes de água para gatos ou decorativas.
Outro obstáculo para a ingestão hídrica dos bichanos tem a ver com o fato de que eles são altamente seletivos. Assim, uma água deixada parada no bebedouro para gatos por muito tempo, tendo perdido seu frescor e apresentando odores e resíduos, é prontamente rechaçada por eles.
O bebedouro do tipo fonte deve ser lavado com frequência para evitar a proliferação de micro-organismos, bem como o acúmulo de resíduos. Além disso, também é importante ter um bebedouro tradicional, do tipo pratinho, que possa substituir o modelo de fonte em caso de falta de energia ou qualquer problema técnico.
Falar em água fresca é uma coisa, mas será que gato pode tomar água gelada? Não há problema em oferecer água gelada para o bichano, seja servindo a bebida com uma temperatura mais baixa, seja adicionando alguns cubos de gelo no bebedouro.
Na verdade, embora não seja regra, alguns bichanos podem até se sentir mais estimulados a beber água dessa maneira. Já outros podem preferir a água apenas fresca. Portanto, vale observar a preferência do seu bichano e servir a água de acordo para estimular a hidratação.
Mais do que saber se gato pode tomar água gelada, é importante promover o estímulo à hidratação. Ainda mais se o seu bichano se alimenta com ração seca, é fundamental estimulá-lo a beber mais água. Uma ingestão hídrica insuficiente aumenta o risco do desenvolvimento de problemas renais graves que comprometem a qualidade de vida e a longevidade.
Nesse sentido, há alguns cuidados com gatos que são essenciais. Além de garantir que a água esteja sempre limpa e fresquinha, com o bebedouro devidamente higienizado, também é necessário escolher um local adequado para ele, mantendo-o em local com sombra e arejado, distante da caixa de areia.
Para quem tem mais de um gatinho em casa, outra dica fundamental é ter ao menos um bebedouro para cada bichano. Estes precisam estar dispostos em locais diferentes. Isso é importante pois, por serem territorialistas, os gatos podem acabar em disputas silenciosas por espaços e recursos, de modo que a presença de um peludo pode inibir a de outro.
Com essas dicas, você já sabe que gato pode tomar água gelada e como estimular a hidratação deles. Porém, se você ainda tem outras curiosidades sobre esse animalzinho, continue acompanhando o blog da Petz. Aqui, você encontra tudo sobre a alimentação e o comportamento dos bichanos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…