Os gatos são animais astutos e ligeiros. Quando você menos espera, o pet já está aprontando. Não dá para vacilar e deixar alimentos na mesa, facilitando que bichano os pegue, ainda mais se ele estiver com fome. Por isso, costumam surgir dúvidas sobre a dieta do pet: será que gato pode comer requeijão?
Presente na mesa do café da manhã ou do lanche da tarde, o requeijão é item indispensável para passar no pão, na torrada ou em outros alimentos. Difícil resistir a essa iguaria de cremosidade única, mas será que o requeijão pode ser incluído na alimentação do gato? O blog da Petz esclarece essa dúvida.
A resposta para “gato pode comer requeijão?” é não. Isso porque os alimentos derivados do leite apresentam riscos para a saúde dos felinos.
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, demonstrou que a maioria dos bichanos é intolerante à lactose. De acordo com essa pesquisa, o queijo pode causar:
Sabendo que gato não pode comer derivados do leite, é importante ficar atento a esses sintomas, pois pode acontecer de o felino ter ingerido algum alimento sem você ter percebido.
Ao notar um ou mais sintomas, consulte um médico-veterinário. Lembre-se que é de grande importância ter uma opinião profissional antes de incluir qualquer alimento à dieta do seu amigo peludo.
Apesar de serem animais mamíferos e se alimentarem de leite materno no início da vida, os gatos se tornam intolerantes à lactose quando ficam adultos. Por isso, é muito comum se questionar se gato pode comer requeijão. Também é importante saber que não, o felino não pode consumir esse alimento!
Conforme vai crescendo, o sistema digestivo dos gatos passa por diversas mudanças. Uma delas é justamente a diminuição na produção da lactase. Essa enzima é responsável pela digestão da glicose e da galactose.
Com essa capacidade reduzida, a digestão do leite não é feita da mesma forma pelo organismo, podendo causar incômodos e levar à intolerância à lactose. Por isso, a resposta para “gato pode comer queijo, requeijão, leites e outros derivados?” é não!
Além da lactose, o requeijão é uma fonte de gordura saturada. Em excesso, pode ocasionar doenças cardiovasculares, além de favorecer o ganho de peso do amigo peludo.
Ou seja, comer requeijão não traz benefício para a saúde do bichano. Ainda pode prejudicar a dieta habitual dele e a ingestão de nutrientes necessários para tanto para a saúde quanto para o bem-estar.
Sabendo a resposta para “gato pode comer requeijão?”, é preciso pensar em uma dieta equilibrada e balanceada para a saúde do felino estar em dia. Todas as vitaminas que o amigo peludo precisa para ficar bem estão presentes na ração. O alimento atende às exigências nutricionais diárias do pet.
Oferecer uma ração adequada para a espécie e a idade é fundamental. Além disso, se você quiser variar um pouco a alimentação do seu amigo peludo, ofereça alguns petiscos seguros e saudáveis. Existem algumas opções facilmente encontradas em lojas especializadas, como a Petz.
Caso prefira um alimento mais natural, você pode optar pelas frutas e pelos legumes que estão na lista de o que gato pode comer de forma segura. Algumas opções são:
Importante lembrar de higienizar bem os alimentos, não temperar, oferecer sem semente e em pedaços pequenos. O ideal é que isso seja somente um agrado. A refeição principal do gato deve ser a ração.
Sempre que tiver dúvida sobre a alimentação para gato, converse com um especialista. Ele vai te orientar da melhor forma e preparar um cardápio especial para seu bichano se deliciar.
Gostou de saber a resposta para “gato pode comer requeijão”? No blog da Petz, há muito mais informações e dicas de como manter a saúde do seu bichano. Acompanhe a nossa loja on-line para garantir tudo o que seu melhor amigo precisa!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…