Se você adotou um gatinho ou já é tutor de um e está em dúvida sobre a alimentação dele, não se preocupe. Hoje, vamos falar mais sobre esse assunto. Inclusive, você vai saber se gato pode comer pimentão.
O pimentão é um fruto muito apreciado na culinária brasileira e pode ser encontrado nas cores verde, vermelho e amarelo, enfeitando diversos tipos de pratos. Mas será que o pimentão é um dos alimentos proibidos para gatos?
Mesmo domesticados, os gatos não perderam o instinto caçador, e seu organismo se manteve preparado para receber a proteína animal. Na natureza, os gatos selvagens se alimentam de pequenos animais, e não somente da carne, mas também das vísceras, do sangue e dos ossos.
Na verdade, o gato selvagem, bem como os felinos, se alimenta praticamente de todas as partes de sua presa. Então, a base alimentar dos gatos é carnívora. Isso não significa que ele deve comer apenas carne.
Quando foi domesticado, alguns alimentos foram inseridos na rotina do gato. Assim, ele se alimenta de verduras, legumes, frutas e hortaliças. O ideal é acostumá-lo desde filhotes a outros alimentos.
Ainda assim, se quiser oferecer a ele outros alimentos saudáveis como petiscos, não existe problema, desde que a base de sua alimentação seja a proteína animal. Contudo, será que pimentão é um dos alimentos que gatos não podem comer?
Não existem toxicidades no pimentão, e ele pode ser oferecido ocasionalmente e em pequenos pedaços aos felinos. Inclusive, os tutores que adotam a alimentação natural para os gatos usam pimentão em suas receitas.
O alimento pode ser oferecido cru ou cozido, desde que não tenha nenhum tipo de tempero, pois é tóxico aos pets. Pode ser que o gato não aceite o pimentão, no entanto, outros podem experimentar e apreciar o alimento.
Ainda assim, sabendo que gato pode comer pimentão, tenha atenção ao preparo: antes de servir, higienize e retire as sementes do pimentão, pois elas são tóxicas aos gatos. Se possível, ferva ou cozinhe. Assim, você vai facilitar a digestão da hortaliça.
Sim, o gato pode comer pimentão de qualquer cor, no entanto, algumas propriedades se diferenciam conforme a cor. Claro que ele continua sendo o mesmo, já que o pimentão verde significa que ele ainda não está maduro.
O tempo de colheita também influencia o sabor do pimentão, pois quando ele está amarelo ou vermelho, tem o sabor mais adocicado. No entanto, o pimentão verde é o que possui menos calorias, portanto, pode ser o mais indicado para seu gato.
Os três tipos de pimentão são ricos em cálcio, fósforo, ferro e fibras, mas o pimentão verde possui muito mais vitamina C do que os demais. No entanto, o pimentão vermelho é rico em vitamina A.
Sendo assim, o gato pode comer pimentão, mas ele deve ser oferecido apenas como um petisco e ocasionalmente. Além disso, caso ele aceite o alimento, observe se não ocorreu nenhuma reação indesejada.
Qualquer dúvida sobre a alimentação do felino ou se você não está certo sobre o que gato não pode comer, o ideal é procurar um médico-veterinário. O profissional pode indicar quais alimentos são realmente importantes para sua saúde.
Sim, a ração seca pode e é bastante indicada para ser a base de alimentação do gato. Isso porque ela possui todos os nutrientes, vitaminas e proteínas que o gato precisa para se desenvolver e se manter saudável.
Inclusive, as rações Premium e Super Premium têm uma quantidade de proteínas selecionadas e adequadas aos felinos. Um exemplo é que as rações Super Premium usam carnes nobres, além de alguns vegetais.
Além disso, as rações também possuem vísceras e farinha de ossos, sendo importantes nutrientes para os felinos. Ainda assim, sempre incentive seu gato beber água, as fontes são excelentes escolhas, pois geralmente os gatos adoram.
Sim, caso o tutor prefira, ele também pode oferecer ao gato a ração úmida como base alimentar, pois ela possui todos os nutrientes que o felino precisa. Aliás, cada sachê de ração úmida possui cerca de 80% de água.
Desse modo, o alimento colabora para o bom funcionamento dos rins do felino. Ainda assim, é importante que ele também beba água, então, o incentivo deve continuar. Outra dica é sempre oferecer ração úmida ou seca de qualidade.
Sim, ele também pode comer alguns vegetais, mas atenção: o gato não pode comer apenas esse alimento como sua base alimentar, pois o organismo do bichano precisa da proteína animal! Caso queira, além da ração, ofereça esporadicamente os seguintes vegetais para seu felino:
Você até pode misturar um pouco dos vegetais acima com carne cozida e desfiada, assim, incentiva seu gatinho a experimentar outros alimentos saudáveis. Eles também podem se interessar pelas seguintes frutas:
Assim como os vegetais, ofereça esporadicamente e observe para saber se o organismo do felino aceitou o novo alimento. Não esqueça também de conferir com o veterinário o que pode e não pode para gatos. Assim, você garante que não oferecerá nenhum alimento tóxico para o bichano!
Assim como você descobriu que gato pode comer pimentão, pode aprender mais uma lista de alimentos liberados e proibidos para o seu bichano aqui, no blog da Petz. Não deixe de nos acompanhar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…