Nutrição

Gato pode comer ovo cozido: será que o alimento é permitido na dieta felina?

A dieta do seu bichinho de estimação deve sempre ser pensada com muito cuidado e com a ajuda de um especialista. Afinal, alguns alimentos são proibidos para eles. Pensando nas proteínas que precisam consumir, será que o gato pode comer ovo cozido?

Sabemos que alguns tipos de carnes são permitidas, inclusive por serem animais carnívoros. Mas se o gato pode comer ovo cozido é o que você vai descobrir agora. Quem sabe a dieta do peludo pode variar um pouco além da ração, com petiscos diferentões? Vamos lá!

Gato pode comer ovo?

Sim, os gatos podem comer ovos porque esse alimento é uma fonte de vitaminas e nutrientes com fácil digestão e absorção. Além disso, não possuem altos níveis de gordura, com carboidrato e açúcar na quantidade certa. Com tudo isso, é claro que um ovinho deixa o seu pet cheio de energia e feliz!

Porém, para oferecer o ovo na alimentação de gatos é preciso estar atento ao modo de preparo. Será que eles podem comer ovo cozido, cru, frito, com casca ou sem casca?

Preparo do ovo

A melhor forma de oferecer essa proteína para os felinos é cozida. Sim, seu gato pode comer ovo cozido! Legal, né? O ideal é sempre oferecer o alimento com esse modo de preparo, nada de frituras ou ovo cru. 

Isso porque a fritura não faz bem para ninguém, em especial para os bichinhos. Já o ovo cru é mais propenso a carregar doenças para o seu felino e, com certeza, você não quer que seu pet adquira bactérias, como a salmonela. É por meio do cozimento que você previne tudo isso e cuida da saúde do peludo!

As cascas são opcionais. Não parece, mas elas carregam muitos nutrientes, como o cálcio, que fortalece dentes e ossos. Então, seu gato pode comer ovo cozido com ou sem casca. 

A parte da gema está permitida também, aliás, é uma das áreas favoritas do ovo para os gatos. Eles adoram o sabor e vão aproveitá-la muito bem. Na gema, estão presentes muitas vitaminas, como as do complexo B, que vão proporcionar muito bem-estar ao pet. 

Mas atenção…

Apesar de o ovo cozido para os gatos ser permitido, não exagere na quantidade oferecida ao bichano. O alimento tem níveis de gordura bons para o corpinho do pet, mas, em excesso, pode fazer mal. É melhor controlar o colesterol bom do que sofrer com o ruim, não é mesmo? Ah, e nada de temperos, como o sal. 

Além disso, não substitua a ração do gato para que ele consuma somente ovos. Nos alimentos indicados para os pets está presente tudo o que eles precisam. Os petiscos são uma forma de agregar ao paladar e ao dia a dia para diversificar um pouco, mas não podem ser o prato principal. 

Quais os melhores ovos para gatos?

O melhor para os gatos que podem comer ovo cozido é procurar formas orgânicas desse alimento. Assim, você evita substâncias que, a longo prazo, podem trazer prejuízos. 

Uma vantagem é que o gato pode comer ovo de galinha, de pata e também de codorna. É bom para variar um pouco nos petiscos e ter mais opções à disposição dele. Todos eles oferecem benefícios para o felino. Fique sempre de olho na quantidade ideal!

Benefícios dos ovos para os gatos

Como você pode ver, os ovos têm diversas vitaminas e nutrientes que são benéficos para o peludo. Saiba algumas das principais vantagens adquiridas ao consumir o alimento:

  • é bom para os dentes;
  • garante energia;
  • tem gorduras boas;
  • aumenta a imunidade;
  • fortalece os ossos;
  • é um petisco seguro quando cozido.

Viu só, o ovo é um alimento saudável, prático de ser cozido e que oferece muitas coisas boas para o seu amigão. Para completar, está na lista do que os gatos podem comer

Converse com o veterinário para saber se o seu felino está liberado para comer. Isso porque cada pet tem características diferentes e, seu bichano precisa gostar do sabor do que está comendo. 

Vale repetir o aviso: não substitua a alimentação principal do gato, como a ração, por outros alimentos que nós comemos. Eles precisam de vitaminas específicas em cada fase da vida, e as rações estão preparadas para atendê-los muito bem. É por isso que deve ser a refeição maior do peludo diariamente!

Outros alimentos que utilizam ovos estão permitidos?

Não. Nesse caso, o ovo estará junto a muitos outros ingredientes para formar um alimento. Por exemplo, um bolo terá muitas coisas para ser feito e algumas delas não são boas para o seu amiguinho. 

Então, para não ter erro, opte pelo ovo cozido sozinho na hora de escolher um petisco diferente para seu amigo. Ele vai ser bem nutrido e não vai correr o risco de passar mal. Quando for cozinhar um para você, pode colocar um também para seu amigão de quatro patas, ele vai adorar!

Aqui, no blog da Petz, você pode encontrar diversos conteúdos sobre a alimentação dos felinos. Neste, você descobriu que o gato pode comer ovo cozido em quantidades aceitáveis. Se quiser conhecer mais sobre o que os bichanos podem comer, continue nos acompanhando!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

6 horas ago

Aquário marinho para iniciantes: por onde começar?

Quem é apaixonado pela vida marinha e por todo o ecossistema envolvido nos fundos dos…

6 horas ago

Confira como fazer muda de ora-pro-nóbis!

Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no…

1 dia ago

Rosa-do-deserto é tóxica para gato? Descubra aqui!

Muitas plantas podem fazer mal aos animais de estimação. Então, se você os ama assim…

1 dia ago

Terceira idade felina: com quantos anos o gato fica velho?

Os gatos são animais que gostam de escalar para ver o mundo lá de cima…

2 dias ago

Unha de cachorro inflamada: o que pode ser e como tratar?

A unha de cachorro inflamada nem sempre é um problema simples de resolver. Essa alteração…

2 dias ago