Há um velho ditado inglês que diz “uma maçã por dia traz saúde e alegria”. Esse exemplo de sabedoria popular demonstra algo que estudos científicos já comprovaram: essas frutas, além de deliciosas, são muito saudáveis! Mas será que o mesmo vale para os pets? Afinal, gato pode comer maçã?
Quando o assunto é alimentação dos nossos amigos de quatro patas, é necessário ter cuidado. Até mesmo frutas e vegetais podem ser tóxicos para os peludos. Se você deseja aprender mais sobre a alimentação do seu bichano, continue lendo e aprenda se gato pode comer maçã!
Estudos mostram que os bichanos são ótimas companhias para os humanos há mais de 7 mil anos. Mas mesmo após tanto tempo, os bigodudos ainda possuem muitos de seus hábitos selvagens.
De acordo com a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, os gatos são exclusivamente carnívoros. Na natureza, sobrevivem de pequenas presas, que caçam utilizando seus incríveis reflexos de predador.
Portanto, na hora de pensar no cardápio dos bichanos, é importante lembrar de sua alimentação natural. Dessa forma, podemos atender às suas necessidades e oferecer mais saúde e qualidade de vida.
Adaptar os hábitos dos felinos ao ambiente doméstico pode ser um desafio. Afinal, como criar um cardápio equilibrado para um pet exclusivamente carnívoro? A Dra. Luiza explica que a resposta para essa pergunta é simples: com ração! “A ração atende a todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta a veterinária.
Além disso, é um produto de fácil armazenamento e com grande durabilidade. Assim, antes de se perguntar se gato pode comer maçã, dê uma conferida no estoque de ração. Ela deve ser sempre à base da alimentação dos pets.
As frutas sempre são consideradas uma boa adição à dieta. Além de saborosas, são saudáveis e repletas de vitaminas importantes para nós, humanos. Mas e quanto aos bichanos? Quais frutas os gatos podem comer?
Se você está pensando em oferecer um petisco diferente para seu peludo, saiba que sim, gatos podem comer maçã. “Mesmo que os gatos sejam exclusivamente carnívoros, alguns vegetais são bem-vindos”, explica a Dra. Luiza.
“As fibras encontradas nesse alimento auxiliam no processo de digestão e no trânsito intestinal”, comenta a veterinária. Entretanto, isso não significa que o pet poderá consumi-lo à vontade. É necessário tomar alguns cuidados ao oferecer maçã para gatos.
Conforme explica a Dra. Luiza, a maçã está entre as frutas que os gatos podem comer. Quando preparada da forma correta, pode ser um petisco saboroso e saudável. Abaixo, separamos as principais recomendações para quem deseja oferecê-lo aos peludos:
Seguindo as recomendações acima, seu gato pode comer a fruta de forma segura. Porém, lembra-se de que as maçãs devem ser apenas petiscos. A Dra. Luiza afirma que elas devem ser oferecidas, no máximo, uma vez por semana.
Mesmo sabendo que a base da alimentação dos pets deve ser a ração, alguns petiscos são permitidos e recomendados. Além de saborosos, são uma excelente forma de agradar seu bichano ou celebrar uma ocasião especial.
Frutas para gatos, como a maçã, podem ser opções viáveis de guloseimas. Porém, para oferecer mais segurança para seu peludo, o melhor é escolher petiscos específicos para pets. Esses produtos são elaborados por especialistas e, por isso, contém todos os nutrientes que seu amigo precisa!
Agora que você já sabe que gatos podem comer maçã e quais os petiscos recomendados para eles, o que acha de abastecer o seu estoque? Aqui, no Pet-Shop on-line da Petz, você encontra o bom e o melhor para seu filho de quatro patas!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…