Trazer mais opções para o cardápio do seu gato pode ser interessante, e ele vai amar! Mas será que todo alimento pode entrar na dieta do gato? Por exemplo, gato pode comer espinafre? Será que ficar forte como o Popeye pode ser uma opção para o nosso pet? Vamos descobrir!
O Popeye que habita em seu gato ficará feliz com essa resposta: sim, gato pode comer espinafre, mas com moderação! Prepare seu carrinho de feira e coloque essa verdura para você e seu gato comerem, pois fará bem para todos!
Apesar do medo de grande parte dos tutores em variar a alimentação do gato, os veterinários explicam que é importante também trazer novas texturas e alimentos não industrializados Isso porque o animal precisa ter contato com opções variadas sem gastar muito.
Os felinos, originários da Ásia, antes de serem domesticados, possuíam uma vida selvagem, indo buscar seu alimento. Por ordem natural, esses animais — que estavam no topo da cadeia alimentar — comiam outros animais, mas também o que a natureza poderia prover, como frutas e legumes.
Já nos dias de hoje, os gatos passaram a ser alimentados por humanos e perderam o hábito da caça por alimentos. Apesar disso, o instinto desses animais ainda existe, e o interesse por outros alimentos que não os industrializados perdura até os dias de hoje.
Então, já sabemos que os gatos podem comer espinafres, mas qual é a forma ideal desse consumo? O espinafre deve ser oferecido para o gato sempre cozido, nunca in natura.
O espinafre pertence à família das amarantáceas, que são plantas comestíveis. É conhecido como uma erva que nasce e cresce de forma rasteira. Originária do centro e sudoeste da Ásia, se adequou muito bem aos solos férteis do Brasil, sendo possível encontrá-la quase que o ano todo, em feiras e supermercados de todo país. É uma planta que cresce até cerca de 30 cm de altura ao ano.
Por ser comum no Brasil, é uma verdura que pode ser facilmente inserida na alimentação do seu gato. Assim como acontece com o Popeye, o espinafre ajuda o gato a desenvolver mais força e agilidade em sua rotina.
Outros benefícios de o gato comer espinafre é que a erva pode auxiliar na qualidade da visão e previne a produção de células cancerígenas O consumo do alimento pode ser feito sem desperdício, com suas folhas e cabo.
O gato pode comer espinafre, mas também podemos trazer outras opções saudáveis para o cardápio dos nossos amiguinhos! Verdura, legumes, frutas em diferentes preparos (ou até in natura) podem fazer parte da dieta dos animais.
Além dessa opção de verdura para gato, seu pet pode ter um cardápio vasto de opções baratas e de qualidade em sua alimentação. Entre as opções estão a cenoura cozida, que ajuda na digestão de fibras e vitaminas, deixando o pelo do seu bichano mais bonito.
A cenoura também é uma grande aliada na higiene bucal dos gatos, mantendo os dentes limpos. O pepino é rico em água e pode ser oferecido fervido para misturar na ração. No caso de servir o legume cru, ele pode ser dado como petisco.
A ervilha é rica em proteína vegetal, magnésio e vitaminas A, C e K. As vagens de ervilha devem ser servidas depois de ferver e em pequenas quantidades que podem ajudar a regular o açúcar no sangue.
A abóbora é um dos pratos preferidos dos gatos. Por ser um legume de fácil digestão, é possível amassá-la e servir misturada à ração ou com um pouco de carne.
Apesar de serem alimentos muito ricos em vitaminas, toda e qualquer alteração feita na dieta do pet deve ser acompanhada e sugerida pelo veterinário. O especialista é o profissional adequado para recomendar a comida para gato que seu pet precisa.
Dessa forma, conseguimos evitar que o animal tenha um excesso de consumo de algum tipo de alimento que cause saciedade, fazendo com que o gato não queira comer e não consuma os nutrientes necessários e quantidade adequada de ração.
Agora que você já sabe que seu gato pode comer espinafre, tome cuidado para não se empolgar! Quando o assunto é o que o gato pode comer, saiba que não são todos os legumes e frutas que podem ser servidos para o animal.
Entre eles estão a cebola e seus derivados (cebolinha e cebolete), pois podem causar anemia no pet. As batatas de todos os tipos, como doce, baroa, e qualquer tubérculo cru podem fazer mal ao gato. Isso porque são alimentos que possuem solanina. Essa substância tem gosto amargo e é tóxica, sendo encontrada nos alimentos consumidos crus.
Já em casos em que a batata é cozida, essa substância é eliminada e, em pequenas quantidades, pode ser inserida na dieta do seu bichano. Pode não parecer, mas os tomates são da mesma família das batatas e possuem o mesmo problema. Além da própria fruta, as folhas dos tomateiros também são tóxicas para o animal. Então, evite plantações de tomates onde você convive com seu gatinho.
Como visto, é possível ampliar o cardápio do seu pet com moderação, mas sem esquecer que nenhum desses alimentos substitui a ração ou a alimentação diária que deve ser indicada por um veterinário para evitar o sobrepeso comum em gatos e que a saúde do seu bichano seja prejudicada.
Agora que você já sabe que o gato pode comer espinafre, que tal saber mais sobre a alimentação dos felinos? Acompanhe o blog da Petz para ficar por dentro dos assuntos do mundo animal e diversas curiosidades.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…