Muitas vezes, alguns tutores acreditam que podem oferecer a mesma comida temperada que eles consomem diariamente ao felino. Porém, será que gato pode comer alho?
Afinal, o alho é um tempero que dá muito sabor à comida. Por isso, muitas pessoas colocam uma boa quantidade do ingrediente nos alimentos. Contudo, a maioria dos temperos usados na preparação dos alimentos é proibida para o gato. Saiba se gato pode comer alho.
Na verdade, o alho está na lista de temperos proibidos para os felinos, por isso, então o gato não pode comer alho cru, nem adicionado nos alimentos. O maior problema é que o alho contém uma substância chamada alicina.
Apesar de ser segura para os humanos, a alicina causa anemia severa nos gatos, ou seja, a substância ataca as hemácias dos felinos. Além disso, pode causar um quadro de gastrite, pois é agressiva ao estômago dos gatos.
Entre os sintomas de que um gato pode estar com anemia, você pode observar gengivas esbranquiçadas, falta de apetite, cansaço, apatia, falta de ar e modificação da cor da urina. Portanto, se você desconfia que seu gato comeu alho, leve-o ao veterinário.
Além disso, qualquer concentrado de tempero, como aqueles vendidos prontos, também tem alho. Desse modo, gatos não podem comer nenhum alimento temperado.
Na verdade, nenhum tipo de tempero e condimento deve ser oferecido ao gato, mesmo que eventualmente, em um pouco de carne, frango ou peixe. Tais alimentos até podem ser servidos ocasionalmente, mas cozidos somente na água.
Além do alho, confira os temperos e os condimentos usados com frequência que estão entre os alimentos que gato não pode comer.
Se você se perguntou se o alho-poró pode fazer mal ao seu pet, a resposta é sim, já que todo o tipo de alho para gato contém alicina, dissulfetos e sulfóxidos na composição. Essas substâncias podem destruir as células que protegem o organismo dos felinos.
Assim como o alho, a cebola possui a mesma substância que pode causar anemia nos gatos, ou seja, a alicina. Ela também ataca as células vermelhas do felino e, em grandes quantidades, é tóxica para ele.
A pimenta também está entre o que gato não pode comer, já que pode causar problemas gastrointestinais. Os sintomas incluem dor de estômago, diarreia e vômitos.
Qualquer alimento que possua sal não deve ser incluído na alimentação de gatos. Mesmo porque, muitos felinos têm tendência a problemas renais, e o mineral pode ficar acumulado nos rins, piorando o quadro.
Outro tempero usado frequentemente em saladas é o vinagre. Contudo, ele é bem ácido para o sistema digestivo dos felinos e pode causar desde vômitos a problemas mais sérios, como úlceras.
Algumas ervas podem ser usadas na água do cozimento de um alimento, como alecrim, salsa, hortelã e coentro. Essas ervas possuem um certo teor de nutrientes que não faz mal aos pets e estão entre o que gatos podem comer.
Inclusive, alguns tutores que gostam de plantas sempre têm alguns vasinhos dessas ervas para afastar os gatos de outras espécies do jardim. Aliás, se você tem um bichano em casa, saiba escolher o tipo de planta que vai colocar nos vasos.
Sempre se informe se elas podem fazer mal ao felino, pois ele costuma se atrair pelo olfato de algumas flores, mas a maioria é tóxica para o gato. Veja alguns exemplos:
Essas plantas atraem os gatos pelo perfume que exalam, mas são tóxicas e prejudiciais ao organismo dos felinos, portanto, é melhor não ter nenhuma delas em casa. Agora, você já sabe a resposta para “gato pode comer alho?”, além de outros alimentos proibidos e liberados
Sim, a erva-do-gato pode ser plantada em vasos para distrair e agradar aos felinos. O famoso catnip é bem fácil de plantar. Basta jogar as sementes em um pouco de terra e regar.
Você pode plantar em canteiros ou vasos. Alguns locais vendem a muda da erva-do-gato. Ela deve ser plantadas em terra e regada. O legal é que cresce muito mais rápido.
Quer agradar ao seu gato? Então, faça um canteiro para ele com algumas plantinhas, como milho, aveia e trigo. Inclusive, os vasinhos são vendidos prontos nos principais pet shops, e os gatos adoram saborear esses matinhos.
Hoje, você entendeu que gatos não podem comer alho ou qualquer outro tipo de tempero e condimento, pois isso faz muito mal à saúde deles. Além disso, quanto à alimentação, a ração ainda é o melhor alimento para os felinos, já que tem tudo o que precisam na quantidade ideal.
O que achou de descobrir se gato pode comer alho? Leia outros ótimos conteúdos e confira dicas para cuidar da alimentação do seu melhor amigo aqui, no blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…