Quem é tutor de gatos sabe que eles adoram mastigar uma plantinha. Por isso, é importante ficar atento às plantações de casa. No entanto, existem algumas opções benéficas para eles. Por isso, muitos tutores ficam em dúvida se gato pode comer agrião.
Afinal, essa é uma hortaliça rica em nutrientes e comum nas casas das pessoas. Quando os pets sentem o odor da planta, querem mastigá-la a todo custo. Porém, com medo, os tutores costumam não deixá-los nem chegar perto da folha. Hoje, você vai saber mais sobre o que gato pode comer e descobrir se o agrião está na lista.
Esse é um hábito adquirido dos ancestrais. Na natureza, além da carne, os felinos costumam mastigar diversos tipos de plantas. O ato de comê-las é benéfico ao sistema digestivo dos pets.
Além disso, os gatos têm o costume de realizar a higienização com lambidas. Inclusive, esse comportamento é chamado de banho de gato. Porém, nesse momento, eles ingerem muitos pelos. Se não for eliminado, o acúmulo de fios no estômago pode ser um problema para os felinos.
Contudo, comer plantas não vai provocar vômito. Inclusive, caso seu gato vomite bolas de pelo, um médico-veterinário deve ser consultado. Além disso, é importante saber quais plantas são tóxicas para os felinos antes de decidir tê-las em casa.
Porém, o gato pode comer agrião? Quais plantas é indicado ter ou não na residência? Em seguida, respondemos a todas essas dúvidas comuns sobre a alimentação dos felinos!
Sim, gato pode comer agrião! Porém, alguns bichanos vão apenas mastigar a planta, sem ingeri-la. Isso depende das preferências do animal. Para servi-la como petisco ao seu felino, é preciso ter alguns cuidados.
Primeiro, compre o agrião em um local de confiança. Em seguida, lave muito bem as folhas e ofereça algumas ao seu gato. Geralmente, a espécie adora essa hortaliça. No entanto, os felinos costumam ser seletivos, podendo preferir demais ervas. Contudo, existem outras alternativas seguras para os gatos? Veja a seguir!
Assim como o gato pode comer agrião, existem outras hortaliças seguras na lista. Caso você queira fazer um jardim interativo para seu pet, basta plantar algumas sementes em um vaso e deixar que ele coma à vontade.
Veja a lista de ervas e verduras para gatos:
Além de ser seguro para a alimentação dos gatos, o agrião possui diversos benefícios. Muitos deles são essenciais para os felinos, oferecendo mais saúde e bem-estar. Confira!
O agrião é uma hortaliça digestiva. Assim, essa opção de alimento ajuda o seu felino a digerir todas as outras comidas que consome no dia a dia, facilitando os processos realizados pelo organismo.
Além de contribuir para a hidratação, o agrião é um aliado do sistema urinário desses animais de estimação. Os tutores sabem como os gatos precisam de alimentos assim.
Além das vitaminas presentes no agrião, essa hortaliça é muito rica em cálcio. Portanto, ela pode ajudar a fortalecer os ossos do seu gatinho de estimação, oferecendo mais qualidade de vida para ele.
Após saber que o gato pode comer agrião, jamais faça desse alimento a única fonte de alimento do seu felino. Afinal, os bichanos são pets carnívoros e precisam da proteína animal.
A melhor comida para gatos é a ração Premium ou Super Premium. Ela é feita com ingredientes selecionados, que possuem todos os nutrientes e vitaminas que os pets precisam na medida certa.
O gato pode comer verduras, ervas e vários outros tipos de comida. Contudo, o pet não sabe distinguir a diferença entre as folhas, o que pode fazer ele se sentir atraído por algumas plantas perigosas. Então, é preciso ter atenção, pois há algumas espécies maléficas para o bichano.
Existem muitas plantas tóxicas para os gatos que os tutores podem ter em casa sem saber. Algumas delas causam reações graves, que podem levar o pet ao óbito. Saiba quais alternativas devem ficar longe dos felinos.
O lírio é uma planta bastante comum. No entanto, ela é tóxica para os gatos. Essa opção possui partes venenosas. Então, por ser nefrotóxica, ela pode causar insuficiência renal aguda ao ser ingerida.
A azaleia é uma flor muito bonita e comum de ter em casa. Se for consumida, ela pode causar vômito e diarreia. Além disso, a azaleia causa problemas neurológicos nos gatos, como perda da coordenação motora.
Outra planta perigosa aos felinos e aos outros pets é a comigo-ninguém, pois é bastante tóxica. Ao ser ingerida, essa opção causa salivação excessiva e problemas respiratórios sérios, além de complicações gastrointestinais, como vômitos e diarreias.
A tulipa é muito usada em decorações. Porém, quem tem gato em casa precisa ficar atento com a toxicidade da planta para os felinos. Assim como a comigo-ninguém-pode, ela causa salivação e dificuldades na respiração.
Se você tiver uma dessas plantas em casa e seu gato apresentar qualquer um dos sintomas mencionados, leve-o imediatamente para a emergência veterinária, pois a ingestão de itens tóxicos requer cuidados profissionais.
Gostou de saber que gato pode comer agrião? Então, não deixe de conferir mais conteúdos como este no blog da Petz. Faça uma listinha com tudo o que seu bichano pode consumir com segurança, além da ração!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…