A cena é clássica! Da mesma forma que quando pensamos em cachorro, logo nos vem um osso na cabeça, quando o assunto são gatos, a gente já pensa em uma tigela com leite. E não é para menos. Afinal, quem nunca viu um gato de desenho animado se deliciando com o quitute? Mas será que gato pode beber leite mesmo?
Assim como acontece com qualquer alimento oferecido aos gatos, é importante saber se o leite traz algum risco para a saúde dos bichanos. Mas a resposta não é tão simples, porque, como é sabido, os gatos são mamíferos e, portanto, consomem o leite materno quando são recém-nascidos.
Acontece que, assim como ocorre com os seres humanos, o sistema digestivo dos gatos também passa por mudanças ao longo de seu crescimento. Sendo que uma das principais mudanças é justamente a diminuição na produção da enzima lactase, responsável por digerir a lactose.
Em outras palavras, isso significa que uma parte significativa dos bichanos acaba se tornando intolerante à lactose quando adultos.
Para saber se seu gatinho está no grupo dos intolerantes à lactose, basta lembrar se ele já apresentou ou costuma apresentar uma destas reações após o consumo de leite:
Se você reparar, vai ver que são sintomas bem parecidos com os dos humanos quando têm intolerância à lactose. Ou seja, mais um motivo para não querer causar esse desconforto ao seu pet.
Contribuindo para acabar com a imagem do gato com sua tigela de leite, pode haver ainda outra razão para o bichano passar longe de laticínios. Estamos falando da alergia à lactose.
Diferente da intolerância, que atinge o sistema digestivo, a alergia ocorre como uma reação do sistema imunológico. Os sintomas, no entanto, podem ser bem parecidos com os da intolerância. Por isso, ao perceber que seu gatinho apresentou qualquer um dos sinais já citados, procure um veterinário o quanto antes.
Bem, se os gatos bebem leite quando nascem e só se tornam intolerantes com o tempo, isso quer dizer que tudo bem oferecer leite para gatos recém-nascidos, certo? Não é bem assim. Isso porque o leite de vaca tem uma composição bem diferente da encontrada no leite materno, que possui as quantidades adequadas de lipídios, proteínas e nutrientes que o filhote necessita.
Caso esteja com um filhotinho que não pode ser alimentado pela mãe, procure um veterinário. Ele poderá recomendar uma mistura pronta específica para suprir as necessidades do filhote e te aconselhar sobre o melhor alimento para gato recém-nascido.
Ainda assim não pode dar leite para gato. Isso porque as rações secas ou úmidas são a melhor opção para garantir ao seu bichano uma alimentação rica e equilibrada. Já o leite não oferece nenhum benefício nutricional para ele. Sendo assim, melhor que seja evitado.
Agora que você já sabe que o leite não é a melhor opção de alimento para o seu bichano, não deixe de oferecer a ele somente rações balanceadas e de qualidade. Na Petz você encontra diversas opções, além de petiscos que podem ajudar na hora do adestramento.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…