Por não resistir à carinha de pidão, muita gente tem o costume de oferecer frutas para os cães, e não há nada de errado nisso! Até porque maçã, pera, melão e melancia são alguns dos exemplos liberados. Mas e a uva para cachorro, será que faz mal?
Convidamos uma especialista para responder essa dúvida. Continue lendo para saber se realmente o cachorro pode comer uva ou não!
A ciência não sabe qual é exatamente a substância responsável, mas não há dúvidas de que a uva faz mal para cachorro e nunca deve ser oferecida. De acordo com a Dra. Valéria Correa, médica-veterinária da Petz, apesar de a origem do problema não ser completamente conhecida, as reações são bem claras!
Dentre os problemas causados quando o cachorro come uva, tanto a fresca quanto a passa, estão:
As reações citadas podem surgir em conjunto ou separadas, independentemente da raça, porte e idade do animal. Além disso, a gravidade é variável, sendo que a insuficiência renal pode, inclusive, causar a morte do cachorro.
Não existe uma quantidade segura de consumo de uva para cachorro. Ou seja, se possível, o ideal é que seu melhor amigo de quatro patas nunca entre em contato com o alimento.
Segundo a Dra. Valéria, alguns estudos sugerem que os riscos de intoxicação fatal começam a partir da ingestão de 10g a 57g de fruta por quilo de peso corporal. Porém, mesmo quantidades mínimas de consumo podem levar a outros sintomas, como vômito e diarreia.
Da mesma maneira que a gravidade dos sintomas não são os mesmos em todos os cachorros, o tempo de reação também é incerto. Nesse sentido, quando o cachorro come fruta como a uva, os efeitos podem variar também de acordo com a quantidade ingerida.
“Geralmente os sintomas se iniciam em cerca de seis horas após a ingestão”, diz a especialista. Mas, se você percebeu que o cãozinho comeu uva, não espere os primeiros sinais para buscar ajuda, vá em uma clínica veterinária o quanto antes.
Agora que você já sabe quais são os riscos do consumo de dar uva para cachorro, com certeza não irá oferecê-las a seu amigo. Entretanto, e se por descuido o pet acabar consumindo o alimento proibido de maneira acidental?
Como dito acima, mesmo que o cão não apresente nenhum sintoma, se souber que ele andou comendo a fruta, é importante buscar ajuda. “Procure assistência veterinária imediatamente para indução do vômito, lavagem gástrica e, em alguns casos, fluidoterapia de suporte”, orienta a especialista.
Além das uvas, há uma série de guloseimas, vegetais e frutas que cachorro não pode comer por ser tóxico, como chocolate, abacate, alho e cebola. Na dúvida, não ofereça alimentos de humanos para seu amigo! É melhor deixar que ele passe um pouco de vontade do que correr algum risco de saúde, não é mesmo?
Agora que você sabe que não deve oferecer uva para cachorro, continue acompanhando o blog da Petz para mais informações e dicas de como cuidar do seu melhor amigo!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…