A internet está repleta de receitas caseiras que prometem milagres para uma série de problemas de saúde em humanos. Muitas envolvem suco de limão puro ou dissolvido em água, o que contribui para a popularidade da bebida. Por isso, vários tutores devem já ter perguntado “cachorro pode tomar suco de limão?”.
Crendices à parte, o fato é que o limão é uma fruta pouco calórica e muito rica em vitamina C, uma substância antioxidante conhecida por fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres, evitando o envelhecimento celular precoce.
Contudo, nem tudo o que é bom para nós traz benefícios para os nossos amigos de quatro patas. Confira se cachorro pode tomar suco de limão a seguir.
Muito gostoso em bebidas adoçadas e como tempero de alimentos, o limão é uma fruta azedinha. Isso ocorre, pois, assim como outras frutas, ele é rico em ácido cítrico, substância também presente na tangerina e no maracujá.
Ainda que não seja tóxico para a saúde dos cachorros, o ácido cítrico pode causar irritações e outros problemas digestivos se for consumido em grande quantidade ou por pets com maior sensibilidade à substância.
Nesse sentido, vale destacar que a quantidade de ácido cítrico presente no limão é superior àquela presente em outras frutas que, embora permitidas para os cães, também devem ser consumidas com moderação, como é o caso do abacaxi. Por isso, o ideal é evitar dar limão para o cachorro.
Lembrando que, no caso, estamos nos referindo apenas à polpa do limão, isto é, à fruta servida sem casca e sem sementes. A casca do limão, bem como o bagaço branco, são bastante indigestos para os pets, podendo causar vômitos, diarreia e outras reações.
Pode dar suco para cachorro? Devido à alta concentração de ácido cítrico, o suco de limão também pode trazer problemas para o cachorro, ainda que tenha sido preparado apenas com a polpa, descartando-se a casca, as sementes e o bagaço.
Na verdade, de acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da rede Seres, desde que sejam permitidas para os cães, em geral, as frutas inteiras são mais recomendadas que os sucos.
Além de possuírem mais fibras, elas apresentam uma concentração menor de açúcares, diminuindo o risco de o pet ingerir calorias em excesso e, consequentemente, ganhar peso.
Especificamente no caso do limão, além dos fatores mencionados, é interessante destacar que os cachorros são donos de um olfato potente e, geralmente, não se interessam por alimentos muito ácidos, haja vista que a acidez é um dos indicativos de alimentos estragados.
Logo, não faz sentido insistir em dar limão para seu amigo, tanto na forma de suco quanto na forma de polpa da fruta. Portanto, você já está ciente se cachorro pode tomar suco de limão.
O termo “fruta cítrica” refere-se a frutas que, como o limão, contêm ácido cítrico. Entretanto, a quantidade da substância pode variar muito de uma fruta para outra, de modo que, ao contrário do limão, algumas frutas cítricas são consideradas seguras, desde que ingeridas em quantidade moderada. Abaixo, confira algumas sugestões.
Deve ser oferecida apenas a polpa, sem a casa e a coroa. É um alimento rico em bromelina, uma enzima que auxilia na digestão, facilitando a absorção de proteínas.
Com aroma e sabor adocicados, costuma ser muito apreciada por alguns cães. Se esse é o caso do seu amigo, saiba que ele pode comer pedacinhos da “carne” da fruta, que deve estar sem casca, sem sementes e com a menor quantidade de bagaço possível.
Outra opção de fruta cítrica adocicada, a laranja também pode ser oferecida sem casca, sem sementes e sem bagaço, caso seja apreciada pelo cachorro. Já o suco para cachorro feito com a fruta deve ser evitado devido à alta concentração de açúcar.
Muita gente não lembra, mas o morango também é uma fruta cítrica e pode ser oferecida ao cachorro em quantidade moderada tanto por causa da acidez, que pode trazer problemas para pets mais sensíveis, quanto pelo açúcar.
A respeito da oferta de frutas para cachorros, é importante destacar que a quantidade oferecida nunca deve passar de 10% do total de calorias diárias recomendadas para cada indivíduo.
Do contrário, elas favorecem o ganho de peso, que pode acarretar outros problemas, como a sobrecarga das articulações. Isso vale não apenas para frutas cítricas, mas também para todos os petiscos, naturais, como as frutas, ou outras opções, como bifinhos e biscoitinhos.
Exagerar na quantidade de petiscos pode prejudicar a nutrição do pet, visto que ele pode perder o interesse pela alimentação de base. Portanto, ofereça frutas e outros petiscos sempre com moderação, combinado?
Após saber um pouco mais sobre se cachorro pode tomar suco de limão, não deixe de conferir outros alimentos e bebidas que o peludo pode ou não ingerir. Veja tudo sobre os cãezinhos aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…