cachorro pode comer morango alimentacao
Fruta típica dos meses mais frios, o morango estimula quase todos os órgãos dos sentidos: é bonito, cheiroso, dono de uma textura curiosa e — o mais importante — é uma delícia. Com tantos aspectos a seu favor, não é surpresa que os cães também se interessem pela fruta. Mas será que cachorro pode comer morango?
O morango, cachorro pode comer. Isso, claro, desde que o consumo seja feito com moderação. Rico em fibras e nutrientes importantes, como vitaminas e minerais, o morango é uma boa opção de petisco para ser oferecida de vez em quando.
Já em excesso, o açúcar presente na fruta pode contribuir para o desenvolvimento ou a piora de problemas de saúde, como obesidade e diabetes. Portanto, antes de oferecer a fruta ao seu amigo, converse com um veterinário.
Para cães cuja alimentação baseia-se na ração comercial de qualidade, em geral, não é necessário qualquer tipo de suplementação de vitaminas e minerais. Da mesma maneira, cães que seguem uma dieta caseira prescrita por veterinário especialista não costumam depender do consumo adicional de frutas para uma alimentação equilibrada.
Seja como for, o fato é que os cães adoram comer petiscos diferentes. Nesse sentido, frutas como o morango são uma ótima opção. Afinal, possuem níveis bem mais baixos de sódio e gordura que a maior parte dos petiscos comerciais. Para saber mais, confira alguns benefícios do morango para os cachorros.
Em geral, é recomendado remover a semente das frutas antes de servi-las ao cachorro. Enquanto algumas sementes podem provocar obstrução intestinal, outras, como as sementes de maçã, ainda possuem substâncias tóxicas ao organismo do pet.
Já no caso do morango, a boa notícia é que não é necessário remover as “sementinhas” que envolvem a fruta. Inofensivas para a saúde do pet, cachorro pode comer morango com sementes, pois, elas são ricas em fibras insolúveis, que ajudam a prevenir quadros de constipação.
O jeito mais simples de servir o morango para cachorro é oferecer a fruta pura, cortada em pedaços. Ainda mais depois de gastar energia, os cães adoram comer o fruto geladinho. Aliás, outra dica bacana é congelar o morango e oferecê-lo assim, como se fosse um picolé.
Ainda que de maneira não tão frequente, cães podem comer morango e ter hipersensibilidade à fruta. Pensando nisso, após oferecer um pedacinho ao cachorro, vale a pena observar qual é a reação do seu amigo. Em caso de vômitos, diarreias ou mesmo de coceiras pelo corpo, suspenda o alimento e procure um veterinário.
Assim como é verdade para boa parte das frutas, o consumo em excesso de morango pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a alta quantidade de fibras insolúveis presentes nas sementinhas do morango pode levar a quadros de diarreia. Por isso, cachorro come morango, mas sempre com moderação.
Agora que sabe se cachorro pode comer morango, confira o blog da Petz para ter acesso a outros conteúdos de bem-estar e saúde animal!
O carnaval é uma das festas mais populares no Brasil, atraindo milhões de foliões para…
Seu felino tem personalidade muito forte e, às vezes, usa as presas em você e…
A diabetes em gatos tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. A doença…
O jardim suspenso é uma ótima ideia para quem busca inovar na decoração. De forma…
Os cães adoram correr e brincar em parques e jardins. Além disso, muitos pets preferem…
Não é de hoje que os porquinhos-da-índia chamam atenção dos apaixonados por roedores. Em geral,…