Cachorro pode comer escarola? Saiba quais verduras podem ser oferecidas
Publicado em 11 de janeiro de 2023Tempo de leitura: 4min
Você sabia que algumas verduras são benéficas à saúde dos peludos? A alimentação adequada é uma das dúvidas mais comuns entre os tutores que procuram petiscos saudáveis. Porém, será que cachorro pode comer escarola?
A maioria das verduras é rica em fibras e ajuda no funcionamento do intestino. Uma das melhores alimentações para os pets são as rações, mas será que eles podem comer verduras? Confira!
Saiba se cachorro pode comer escarola
Você sabia que, assim como o ser humano, o cachorro é onívoro? Isso não significa que ele pode comer tudo o que uma pessoa come, mas alguns alimentos podem ser oferecidos a ele. Um deles é a escarola.
Assim, cachorro pode comer escarola, mas sem temperos, pois aqueles mais comuns, que não fazem mal para os tutores, são tóxicos para o cão, como a cebola e o alho.
Além da escarola para cachorro, existem outros alimentos que podem ser incluídos na rotina do pet. Ainda assim, as rações Premium e Super Premium são as melhores opções, pois têm todas as vitaminas e nutrientes que ele precisa.
Sendo assim, você pode incluir alguns alimentos saudáveis como petiscos na rotina alimentar do animal, mas a ração deve ser o principal alimento. Como alguns legumes e verduras possuem baixíssimas calorias e diversos benefícios para a saúde do cão, podem ser servidos ocasionalmente.
Entre eles, a fibra é um dos maiores benefícios de legumes e verduras para cachorro. Em seguida, veja quais verduras são seguras e podem ser oferecidas ao animal.
O cachorro pode comer quais verduras?
Veja uma lista com as verduras para cachorro permitidas com moderação na dieta dele, principalmente em forma de petisco, tendo a ração como a principal alimentação.
Escarola
Cachorro pode comer escarola. Aliás, ela é uma das verduras ricas em fibras, vitamina A, C e propriedades antioxidantes. Desse modo, além de contribuir para a saúde intestinal, ajuda a prevenir doenças, pois fortalece o sistema imunológico.
A escarola deve ser servida cozida, em pequenas quantidades, duas vezes na semana ou alternando com outras verduras saudáveis.
Alface
A alface é uma verdura rica em ferro. Além disso, contém cálcio, favorecendo o fortalecimento dos ossos. No entanto, ela pode soltar o intestino. Então, ofereça no máximo uma vez na semana, alternando com outras. Ela pode ser servida crua, mas deve ser muito bem higienizada.
Agrião
O agrião é uma das verduras que o cachorro pode comer. Isso porque ele é rico em vitamina C, ferro e minerais. Bem higienizado, também pode ser oferecido cru ou cozido.
Espinafre
O espinafre é uma excelente verdura que pode ser oferecida ao cachorro, afinal, é rica em ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B. Ofereça cozido no vapor duas vezes na semana, intercalando com outras verduras.
Couve
A couve também pode ser oferecida aos cães. No entanto, ela pode causar flatulência, por isso, ofereça apenas uma vez na semana. A vantagem da couve é que ela é uma aliada no combate da anemia.
Manjericão
O manjericão é usado como tempero, sendo uma das poucas hortaliças desse tipo liberadas para os cachorros. Ele é rico em vitaminas A, C e K. Ofereça cozido ou misture um pouco com outras verduras para dar um gostinho diferente.
Quiabo
Você sabia que cachorro pode comer quiabo? No entanto, ele deve ser muito bem cozido. É rico em proteínas e fibras, sendo um importante complemento alimentar.
Repolho
Se for bem higienizado, o repolho é uma das verduras que o cachorro pode comer crua. Uma das vantagens do repolho é ser rico em vitaminas A, B e K, com propriedades anti-inflamatórias.
Dê preferência às verduras orgânicas, pois elas não possuem agrotóxicos. Veja se existe alguma verdura que não pode ser oferecida ao cachorro, em seguida.
Quais são as verduras que cachorro não pode comer?
Além de saber que o cachorro pode comer escarola, é muito importante ficar atento aos alimentos proibidos. A maioria das verduras não faz mal. As mais comuns e permitidas com moderação já foram listadas acima. Para saber se você pode incluir outros tipos na rotina alimentar do seu animal de estimação, é importante consultar o médico-veterinário.
Algumas frutas e verduras para cachorro são proibidas por serem tóxicas. Dois exemplos que não devem ser oferecidos são o abacate e a uva. Ambos possuem substâncias tóxicas, que podem comprometer seriamente a saúde. A cebola e o alho também são tóxicos, por isso, se quiser incluir verduras na rotina do seu pet, faça sem nenhum tipo de tempero.
Hoje, você soube que cachorro pode comer escarola e há outras verduras benéficas à saúde do amigo de estimação! Que tal conhecer mais sobre a alimentação dos animais e outras curiosidades? Aqui, no blog da Petz, você fica por dentro de diversos assuntos que envolvem os pets.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário