Nutrição

Cachorro pode comer doce de leite? Entenda mais sobre os cuidados na alimentação do cão

Os doces estão presentes em muitas casas. Porém, será que cachorro pode comer doce de leite, ou melhor, será que existe algum tipo de doce permitido na rotina alimentar do cão?

Muitos tutores fazem essas perguntas todos os dias, afinal, quem não se sente mais feliz ao comer um docinho? No entanto, nem sempre o que traz felicidade aos humanos faz bem à saúde dos pets. Então, saiba se é permitido oferecer doce para cachorro.

Será que cachorro pode comer doce de leite?

O doce de leite é feito com leite de vaca e açúcar. Os ingredientes evaporam no fogo até chegar na consistência do doce de leite, que pode ser mole ou duro. De qualquer forma, se a sua dúvida é se cachorro pode comer doce de leite, a resposta é não.

Afinal, a quantidade de açúcar presente no doce de leite é muito grande. Além do cão ser intolerante à lactose, não é permitido oferecer o açúcar para cachorro, pois faz muito mal à saúde dele.

Outro ingrediente do doce de leite é o leite condensado, que também possui uma quantidade muito grande de açúcar. Então, do mesmo modo, o doce de leite está proibido na alimentação dos cães.

Cachorro pode comer doce de leite sem açúcar?

Já que o cão não pode comer doce de leite devido à grande quantidade de açúcar, será que a opção sem açúcar está permitida? A resposta também é não, pois esse é mais um alimento que cachorro não pode comer.

Afinal, o doce de leite sem açúcar é feito a partir de adoçantes, como xilitol, estévia, sacarina, sucralose ou aspartame, que é mais prejudicial à saúde canina que o açúcar. Portanto, esse é um dos alimentos proibidos para cachorro por ser tóxico.

Existe algum tipo de doce seguro para o cachorro?

Agora que você já sabe se cachorro pode comer doce de leite, talvez esteja se perguntando se existe algum doce seguro para ele. A resposta é não, nenhum tipo de doce à base de açúcar deve ser oferecido ao cachorro. No geral, como esse animal é onívoro, se alimenta de carne, frutas e vegetais.

O que fazer se o cachorro comeu açúcar acidentalmente?

O maior problema do açúcar oferecido ao cachorro é a obesidade, seguida da diabetes. Quando a glicose é acumulada no sangue, compromete outros órgãos, como os rins e a visão.

No entanto, se ele apresentar um dos sintomas citados em seguida e tiver ingerido açúcar ao longo da vida, leve-o ao médico-veterinário para uma consulta:

  • sintomas de diabetes;
  • cansaço e obesidade;
  • sede maior que o normal;
  • fome acima do normal;
  • urina em maior quantidade.

Existe tratamento para a diabetes canina?

Sim, assim como para os humanos, embora a diabetes não tenha cura, existe o controle, que pode ser feito à base de alimentação ou medicamentos. No entanto, somente um médico-veterinário pode indicar a melhor opção.

Açúcar das frutas

Algumas frutas estão liberadas para os cachorros com moderação. Ainda assim, o açúcar das frutas, ou seja, a frutose, não causa o mesmo dano que o açúcar comum.

Quais são as frutas que o cachorro pode comer moderadamente?

Além de saber se cachorro pode comer doce de leite, é interessante entender quais são os complementos saudáveis para a dieta canina. Algumas frutas devem ser oferecidas moderadamente, pois possuem frutose que, em excesso, pode causar obesidade e diabetes. Veja quais frutas são permitidas:

  • banana: costuma ser bem apreciada pelos cachorros, mas deve ser dada com muita moderação, pois é rica em açúcares, sempre sem a casca;
  • mamão: deve ser oferecido com moderação, pois tem efeito laxativo. Além disso, tire a casca e as sementes;
  • maçã: as sementes são tóxicas aos cães, portanto, tome muito cuidado, descasque e tire-as sempre;
  • pera: os cachorros costumam gostar, mas deve estar descascada e sem as sementes;
  • melancia e melão: ricos em água, são excelentes opções, principalmente nos dias mais quentes, pois refrescam. Aliás, muitos tutores congelam pequenos pedaços dessas frutas e dão aos pets. Apenas lembre de tirar a casca e as sementes.

Você viu quantas opções saudáveis agradam ao cachorro? Então, não arrisque ao dar um doce que vai causar mal a ele. Lembrando que as frutas são saudáveis, mas a ração ainda é o melhor alimento oferecido diariamente ao cachorro.

Agora que você já sabe se cachorro pode comer doce de leite, descubra outros cuidados com a alimentação canina aqui, no blog da Petz. No e-commerce, você aproveita para adquirir alimentos seguros para o seu cãozinho!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

7 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago