Nutrição

Cachorro filhote pode comer ovo? Entenda os cuidados com a dieta do pet

A alimentação dos cães, principalmente quando são bebês, costuma gerar muitos questionamentos para os tutores de primeira viagem. Uma dúvida que pode surgir é se cachorro filhote pode comer ovo, um alimento tão comum para os seres humanos.

Toda essa preocupação tem motivo. Afinal, alguns alimentos podem causar intoxicação nos pets, além de complicações de saúde graves, que podem levar à morte. Por isso, o blog da Petz conta se é permitido oferecer ovo para cachorro filhote.

Ovo é permitido na dieta dos filhotes?

Para entender se cachorro filhote pode comer ovo, é preciso pensar nos fatores nutricionais. As necessidades do organismo de um doguinho são diferentes das do ser humano.

Quanto ao ovo, os tutores podem ficar tranquilos. Tanto filhotes, quanto cães adultos podem consumir esse alimento rico em proteínas, vitaminas e aminoácidos.

Ovo pode ser uma boa alternativa para os tutores que desejam fornecer uma alimentação de cachorro filhote mais natural, mas devidamente balanceada e com os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

No entanto, a dieta precisa ser devidamente elaborada por um veterinário especialista em nutrição por meio da avaliação dos exames clínicos do pet e de acordo com a faixa etária. O médico também pode dizer o que cachorro filhote pode comer além do ovo.

Para cães que têm a ração comercial como base da alimentação ou para reforçar o vínculo com o tutor, outra alternativa é oferecer o ovo como um petisco entre as refeições.

Como oferecer ovo ao cachorro filhote

O cachorro pode comer ovo de galinha e codorna, mas é preciso adotar certos cuidados na hora de servi-lo. Seja qual for o tipo escolhido, é necessário que o alimento esteja cozido e nunca cru.

O ovo cru pode oferecer risco de contaminação por Salmonella, uma bactéria que atinge o trato intestinal e pode causar sintomas como dor, vômito, diarreia, falta de apetite e perda de peso. Os filhotes são mais propensos a sofrerem com esses indícios, uma vez que são imunossuprimidos.

Quando não tratada adequadamente, a infecção causada pela Salmonella provoca um quadro grave de desidratação que pode levar o filhote à morte. A bactéria eliminada nas fezes do animal também pode contaminar os tutores, já que a Salmonella atinge os seres humanos.

Assim, fica o alerta: nada de ovo cru! Como cachorro filhote pode comer ovo cozido, ofereça apenas dessa forma, pois as propriedades nutricionais são preservadas, além de ter uma textura macia, que costuma agradar ao paladar canino. Fique atento para oferecê-lo após esfriar e não queimar o pet.

Outra opção é o ovo mexido. Nesse caso, o preparo da comida para cachorro filhote deve ser realizado em uma frigideira antiaderente, sem nenhum tipo de gordura, como óleo, manteiga ou margarina.

Como inseri-lo na dieta?

Como já foi explicado, é necessário contar com a orientação de um veterinário especializado em nutrição para inserir o ovo na dieta caseira do pet. Dessa forma, é possível adequar a alimentação às exigências nutricionais do cãozinho.

Já em casos de filhotes que têm a ração comercial como a principal fonte de nutrientes, o ovo não deve ultrapassar 10% da necessidade de calorias diárias do cachorro.

Conheça os benefícios do ovo para saúde do cachorro

Agora, você já sabe que cachorro filhote pode comer ovo, mas é importante conhecer os impactos no organismo. O ovo pode trazer uma série de benefícios para o organismo canino e humano.

Porém, se o seu cachorro já consome uma ração de qualidade, o ovo não necessariamente agregará outros benefícios. Isso porque tudo que ele precisa para um desenvolvimento saudável já está ali. Nesse caso, tentar suplementar a dieta do cão com o ovo pode acarretar problemas, como ganho de peso, que favorece a obesidade canina.

Já nas dietas caseiras elaboradas com o auxílio de um veterinário, o ovo pode ser uma importante fonte de aminoácidos, vitamina A e do complexo B1, selênio, riboflavina e ferro. As proteínas do ovo colaboram com o fortalecimento dos músculos caninos, ajudando a reparar os tecidos e melhorando a fibra dos pelos.

Quando consumidas na quantidade correta, as gorduras boas presentes no ovo evitam o aumento das taxas de colesterol no cachorro. Já o triptofano ajuda a reduzir a ansiedade e a irritabilidade do animal.

Deu para perceber que o ovo pode ser benéfico para seu pet, desde que o consumo seja devidamente orientado por um veterinário especializado em nutrição, não é mesmo?

Essa é uma das dicas mais importantes para os tutores: em dúvida, como se cachorro filhote pode comer ovo, ou antes de inserir um novo alimento no cardápio do seu pet, sempre consulte um veterinário. Continue navegando pelo blog da Petz para saber mais sobre a alimentação canina!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

12 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

16 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago