É comum ver tutores de cães e gatos procurando diversificar a dieta dos pets. Porém, e quanto aos nadadores? Será que eles não têm vez nesse assunto? Claro que sim! Venha descobrir o que peixe de aquário come além de ração.
Essa questão é importante, pois a alimentação dos peixes não é um tema muito abordado. Não era! Porque agora, você vai se tornar um especialista, sabendo de tudo o que peixe de aquário come além de ração!
Os hábitos alimentares dos peixes de aquário dependem da categoria à qual eles pertencem: carnívoro, herbívoro ou onívoro. Os primeiros comem outros animais aquáticos: peixinhos menores, pequenos crustáceos, larvas de insetos, anelídeos e moluscos.
Já os peixes carnívoros têm bocas grandes e frontais, intestino curto e estômago grande. Mesmo que alguns deles tenham o hábito de comer plantas, a capacidade de extrair nutrientes delas é pequena.
Os peixes herbívoros ingerem plantas e algas. Eles têm estômago pequeno, o que os obriga a comer em intervalos menores. O intestino é longo para fazer a absorção correta dos nutrientes da dieta.
Os onívoros, por sua vez, comem de tudo: desde outros animais até plantas aquáticas. Eles têm um sistema digestivo intermediário entre o dos carnívoros e o dos onívoros. Porém, e quanto aos nadadores que vivem em tanques? O que peixe de aquário come além de ração?
Para saber o que peixe de aquário come além de ração, também é necessário saber a categoria do animal. Isso possibilita direcionar uma direta específica a ele, adequada às necessidades específicas.
Sabendo que seu pequeno nadador é um peixe herbívoro, você deve alimentar o pet mais vezes ao dia. Se ele for carnívoro, irá comer com menor frequência, porém em maior quantidade.
Então, o que dar para peixe de aquário comer? Se o pet em questão é herbívoro, você pode fornecer frutas e vegetais cozidos para ele. Esses alimentos devem servir apenas de complemento à ração.
No caso de peixes carnívoros, você pode dar pequenos camarões, dáfnias, artêmias, larvas de besouro, minhocas, peixes menores, carne de frango ou bovina. Se o pet for onívoro, é possível oferecer tudo isso junto e misturado aos vegetais!
Erros na alimentação dos peixes de aquário estão entre as maiores causas de mortalidade desses pets. Isso acontece porque há uma grande interferência da comida na qualidade da água do tanque.
A alimentação natural dos peixinhos exige ainda mais cuidados, pois os alimentos, quando em contato com a água, estragam muito mais facilmente. Em geral, como os tutores sempre colocam mais comida do que os pequenos nadadores conseguem comer, as sobras ficam no aquário.
Esse acúmulo de ingredientes, somado à fácil deterioração, faz com que o ambiente do aquário seja inóspito para os animais. Por isso, se estiver pensando em variar a comida de peixe, tenha muito cuidado com a quantidade oferecida.
O ideal é que a comida seja consumida em mais ou menos 5 minutos. Após esse período, as sobras depositam-se no fundo. Como não são todos os peixes que gostam de revirar o substrato para comer, elas podem ficar lá e prejudicar o ambiente.
Agora que você sabe o que peixe de aquário come, precisa aprender como manter o ambiente sempre limpo e saudável para os animais. Assim, é possível ter pets longevos, lindos e felizes. Veja as dicas a seguir.
Essa é uma tarefa delicada. Você vai precisar de algumas ferramentas: os testes, que servem para avaliar a qualidade da água, e os condicionantes que corrigem os desvios apontados nas testagens.
O ideal é, no começo, realizar os testes e correções uma vez por semana. Quando os parâmetros ficarem estáveis, é possível testar o aquário a cada 15 dias. Além disso, é importante manter o sistema de filtragem sempre limpo.
É lindo ver muitos peixes coloridos nadando de lá para cá no aquário, mas é preciso segurar o impulso de ter cada vez mais animais em tanques pequenos. A quantidade de nadadores precisa ser proporcional ao tamanho do recipiente para que todos tenham qualidade de vida.
Existem vários cálculos para saber quantos peixes é possível colocar em um aquário. O mais usado é 1 animal para cada litro de água. Porém, é importante considerar a decoração do tanque, pensando no espaço que sobra para os pets nadarem.
O aquário deve ser um lugar tranquilo para todos os habitantes. A convivência entre espécies incompatíveis pode ser bastante prejudicial. Uma pode tentar predar a outra, por exemplo, criando um ambiente estressante.
Por isso, estude quais espécies são compatíveis, ou seja, que se dão bem entre si e são pacíficas. Peixes estressados perdem o apetite, escondem-se o tempo todo e ficam sujeitos a adoecer mais facilmente.
Aprendeu tudo sobre o que peixe de aquário come além de ração? Sabia que, nas lojas da Petz, você encontra tudo o que precisa para montar um aquário? Aproveite para adquirir peixinhos variados e muitos acessórios. Venha conferir!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…