Imagine passar a vida comendo uma só comida! Deve enjoar, não? Por isso, muitos tutores oferecem petiscos para variar a dieta dos animais. Embora isso seja um hábito comum, é preciso ter cautela: existem alguns alimentos que gatos não podem comer.
Os petiscos são uma excelente forma de complementar o cardápio dos pets, desde que sejam saudáveis e não causem nenhum dano à saúde. É importante estar sempre atento até mesmo aos alimentos naturais: nem tudo que o ser humano come pode ser introduzido na alimentação do gato.
Sendo assim, pais e mães de pets devem pesquisar sobre os petiscos que pretendem oferecer aos filhos de patas. Para ajudar, o blog da Petz separou alguns dos alimentos que gatos não podem comer. Confira quais são para evitar maiores complicações!
Quem resiste a essa delícia, não é mesmo? Muitas vezes, até os bichanos querem um pedacinho. Porém, esse doce não deve fazer parte da alimentação felina, nem puro, nem em massas de bolo, por exemplo.
O chocolate contém teobromina e cafeína — substâncias tóxicas para o bichano. Em geral, elas podem causar vômito, diarreia, febre, convulsões e aumento da frequência cardíaca e respiratória.
Alguns animais podem comer chocolate sem apresentar sintoma algum, mas, em geral, o doce é muito tóxico. Uma pequena porção pode provocar parada cardiorrespiratória, por exemplo. O pet sofre risco de vida. Portanto, não se pode arriscar, pois cada organismo reage de uma maneira.
Não se iluda em pensar que essa fruta deliciosa, cheia de vitaminas, faz bem para todos os seres. A uva está entre os alimentos perigosos para gatos. Ela ataca o rim dos bichanos, podendo causar falha renal e levar o pet à morte. Isso também vale para a uva-passa.
Alho e cebola estão no dia a dia da cozinha brasileira, mas não fazem bem para os animais de estimação. Eles estão entre os alimentos que gatos não podem comer. Portanto, não podem ser adicionados à dieta dos bichanos nem como temperos.
Esses legumes de bulbo podem atacar as hemácias, células vermelhas do sangue, levando a um quadro de anemia. Além disso, podem agredir o estômago dos bichanos, causando gastrite. Então, nada de oferecer qualquer pedacinho de carne temperada com alho e cebola ao gatinho!
Muitos quadrinhos e desenhos animados retratam os felinos bebendo leite. Contudo, essa bebida e seus derivados devem ser evitados. Os gatos adultos são intolerantes à lactose, podendo apresentar diarreia, vômitos e dores de barriga quando ingerem algo lácteo.
Já para os gatos filhotes que, por alguma razão, não estão recebendo leite materno o recomendado é oferecer o produto em pó, em fórmula específica para a espécie. Você pode encontrar em pet shops e lojas especializadas, como a Petz.
Sabe o que gato não pode comer? Carne crua. É difícil imaginar que ele não possa ingerir esse alimento, já que o bichano é carnívoro. Na natureza, ele provavelmente comeria algo assim.
Porém, a carne crua vendida em supermercados e açougues já foi muito manipulada por muitas pessoas. Portanto, o risco de estar contaminada é grande. Se o pet comer, pode sofrer intoxicação alimentar e contrair uma virose ou verminose.
Assim como a carne crua, o ovo cru está entre os alimentos que gatos não podem comer. Ele também pode estar contaminado, principalmente por bactérias do gênero Salmonella. Quadros de intoxicação podem causar diarreia, vômito, apatia e desidratação. Nesse caso, o felino pode necessitar de suporte médico.
Além disso, o ovo cru contém uma proteína chamada avidina. Ela impede a absorção de vitamina B, muito importante para a saúde da pele e dos pelos e para o funcionamento adequado do organismo.
Por mais que o café faça parte da rotina de muitas pessoas, não pode ser oferecido aos felinos devido à cafeína. A substância pode causar hiperatividade, aumento da atividade cardíaca e até convulsões. Por isso, deixe bem longe do seu bigodudo.
Muitos acham que sardinha, atum e outros peixes enlatados podem ser oferecidos aos bichanos, mas fazem muito mal. Eles contêm uma quantidade muito alta de sódio. Além disso, muitos são temperados — como você já sabe, os condimentos são prejudiciais ao organismo dos gatos.
Petiscos açucarados são alimentos proibidos para gatos. Como o açúcar não tem valor nutricional, oferecê-lo para o gato é sinônimo de colocar o pet sob risco desnecessário. O produto pode causar problemas como diabetes e sobrepeso.
Assim como o açúcar, o pão não tem valor nutricional. Dar um pequeno pedaço ao bigodudo esporadicamente pode não oferecer risco, mas, em excesso, o fermento pode causar problemas digestivos e obesidade.
Esses foram os principais alimentos que os gatos não podem comer. Se você quer conhecer opções de petiscos nutritivos e seguros que o bichano vai adorar, continue no blog da Petz! Confira outros artigos e varie a alimentação do seu pet!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…