Manter animais silvestres em casa sem as devidas licenças é considerado crime ambiental. No entanto, nem todos estão cientes disso, e quando uma família que mora na favela da Rocinha – no Rio de Janeiro (RJ) – resgatou dois pinguins na praia de São Conrado, não pensou duas vezes antes de leva-los para casa para cuidar da dupla como se fossem pets domésticos.
Foi somente depois de oferecer sardinhas como alimento aos pinguins (que recusaram o petisco) que a família decidiu ir atrás de ajuda, entrando em contato com a ONG SOS Aves e Cia. Mesmo acreditando que a ligação era um trote, o presidente da entidade compareceu à casa da família quando convidado para ver os pinguins, e os acolheu na unidade da ONG que fica na Região dos Lagos – onde ficam até serem devolvidos à Patagônia, de onde vieram.
Segundo os especialistas que acompanharam o caso, os pinguins – que receberam os nomes de “Pá” e “Gode” no pouco tempo em que foram moradores da Rocinha – devem ter chegado ao Brasil em função de uma corrente marítima que os trouxe da Patagônia (localizada na Argentina e no Chile, repleta de geleiras) junto com outros cerca de 30 pinguins, que também aguardam pelo dia do retorno ao habitat natural.
Conforme citado no início do post, manter animais silvestres em casa sem as devidas licenças é crime ambiental. Por isso, antes de adquirir um pet silvestre, tenha certeza da sua procedência e não compactue com o contrabando no País. Quer saber mais? Clique no link e confira a posição da Petz em relação à comercialização de animais silvestres.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…