Sempre pensando no bem-estar do seu pet, a Petz promove uma palestra especial sobre o envelhecimento saudável dos bichinhos de estimação na unidade São Bernardo do campo, no próximo dia 12. Abordando alguns dos problemas que mais afetam os cães e gatos idosos, o evento reforça a importância dos check-ups de prevenção para a saúde dos pets – mostrando como esse cuidado pode ajudar a lhes proporcionar mais qualidade de vida.
Assim como nos seres humanos, a idade avançada faz com que cães e gatos se tornem mais vulneráveis a doenças e complicações que podem afetar o organismo de diferentes formas. Por isso, o ideal é que os pets idosos passem por consultas preventivas com um profissional veterinário a cada seis meses – onde serão realizados exames de sangue para investigar doenças relacionadas ao fígado, rins e até problemas mais comuns como a diabetes. O coração também deverá ser avaliado e para isso poderão ser realizados exames como ecocardiograma e eletrocardiograma.
É a partir do resultado desses testes que fica possível saber se alguma doença está afetando o seu pet, permitindo que medidas imediatas sejam tomadas para impedir, remediar ou retardar a evolução do problema.
Considerados idosos, geralmente a partir dos sete anos de idade (variando este número de acordo com o porte e a raça), os cães têm a diabetes mellitus como uma das complicações mais frequentes e perigosas na idade avançada, podendo fazer com que o bichinho fique dependente do uso da insulina para viver bem.
Causada por fatores genéticos – além de fatores externos como outras doenças e até o uso de medicamentos – esse problema geralmente tem como principais sintomas o aumento da frequência da urina, do consumo de água e comida, e pode ser controlado por uma alimentação equilibrada e pelo acompanhamento de veterinários especialistas.
No caso dos felinos – que podem ser considerados idosos a partir da faixa do nove anos de idade – os problemas renais e urinários são, sem dúvida, os mais perigosos e frequentes; afetando cerca de 70% dos gatos em idade avançada, em alguns casos podem ser prevenidas por meio do aumento do consumo de água desses pets. Essas complicações podem causar consequências que vão desde a apatia e a falta de apetite até problemas sistêmicos e neurológicos que, se não tratados, podem ser fatais.
Cuide da saúde e da qualidade de vida do seu pet! Confira mais uma palestra promovida especialmente para o bem-estar de quem você ama e não deixe de conhecer o Petz Veterinário – onde você pode agendar consultas preventivas e garantir o melhor para o seu bichinho de estimação!
Palestra – Envelhecimento saudável e qualidade de vida para pets
Data: 12 de dezembro
Horário: 14h
Local: Petz São Bernardo do Campo (Av. Rotary, 825)
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…