como tirar cheiro de xixi de gato
Para um pai ou mãe de pet, encontrar o filho de quatro patas alegre e saudável é sempre motivo de uma grande felicidade! Por isso, se você está se perguntando “meu gato não quer comer e está triste, o que fazer?”, provavelmente, está muito preocupado.
Afinal, a nutrição é um dos principais pontos para o bem-estar de um peludo, então devemos sempre estar atentos a isso. Além disso, os bichanos são naturalmente ativos e divertidos! Por isso, um pet desanimado é sempre um sinal de alerta.
Se você está questionando “meu gato não quer comer e está triste”, continue lendo. Consultamos um médico-veterinário que tirou todas as dúvidas sobre o assunto!
Os gatos são pets sensíveis e seletivos. No caso da alimentação, isso traz algumas demandas bem específicas. “Diversas situações podem atrapalhar o apetite de um felino, como localização da ração, mudança do local, tipo de comedouro e troca de ração”, comenta o Dr. Bruno.
Porém, esse comportamento não é o suficiente para justificar um dia inteiro sem comer. Se seu amigo estiver incomodado, espere por miados, comportamento arredio e muitas caras feias!
Mas se ele não quer comer e está triste, provavelmente há uma causa mais complexa. O ideal é ficar de olho no gato que não come e buscar ajuda o mais rápido possível.
Um gato triste, que não come, está apático e sem energia apresenta sinais comuns de diversas doenças. O Dr. Bruno explica que quadros infecciosos, viroses, depressão e até velhice podem deixar os bichanos desanimados.
No entanto, isso não significa que esse sinal deve ser ignorado, pois a falta de interesse por brincadeiras ou carícias sempre é um sinal de alerta. De acordo com especialistas, os felinos precisam brincar para estimular o instinto de caçador.
Mais que um gosto pessoal, essa é uma verdadeira necessidade dos bigodudos! Por isso, se você perceber que seu amigo apresentou qualquer mudança de comportamento, fique atento. Ele pode estar com algum problema de saúde.
Se a apatia é um sintoma comum de muitas doenças, a falta de apetite não é diferente. O Dr. Bruno explica que, basicamente, qualquer enfermidade pode causar esse comportamento. Alguns dos quadros mais comuns que geram a perda da vontade de comer são:
Por isso, se você está se perguntando “meu gato está triste e não quer comer, o que pode ser?”, saiba que apenas um veterinário poderá informar detalhes sobre o quadro do seu bichano.
O Dr. Bruno reforça que esse é um sintoma sério e não deve ser ignorado. Ao encontrar um gato amuado e emagrecendo, busque ajuda de um profissional o mais rápido possível.
Como o Dr. Bruno informou, se o bichano passa o dia todo sem comer, é sinal de que há algo errado com a saúde dele. Entretanto, se seu amigo está apenas sendo um pouco seletivo, há formas de facilitar a alimentação. Abaixo, confira as dicas para quem está com a dúvida “meu gato não quer comer e está triste”.
Se, mesmo assim, seu bichano não quiser se alimentar, busque ajuda de um veterinário. Lembre-se que, um dia, já é suficiente para levantar um alerta. Nunca espere até chegar ao ponto de pensar “meu gato não quer comer e está triste há 3 dias”!
Nas clínicas da Petz, você encontra profissionais responsáveis, que farão de tudo para ajudar você e seu filho de quatro patas. Procure a unidade mais próxima e faça uma visita! Agora que a dúvida “meu gato não quer comer e está triste” foi respondida, veja outras dicas de saúde e bem-estar em nosso blog!
Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…