jardim com pedras e plantas
Difícil encontrar alguém que não goste de jardim. O contato com a natureza costuma trazer paz e tranquilidade, sentimentos necessários para o bem-estar de qualquer pessoa. Quando se trata de um jardim com pedras e plantas, o prazer de estar nele é ainda maior.
Por isso, se você tem um espaço desses em casa, mesmo que seja em um cantinho na varanda, vale a pena entender um pouco sobre decoração de jardim com pedras. É uma ideia muito simples, mas que faz toda diferença para a estética do lugar. Confira o passo a passo de como fazer, a seguir.
Em primeiro lugar, é muito importante fazer o planejamento, observando o espaço disponível. Esse é o momento para você decidir a disposição dos vasos e de outros objetos de decoração, por exemplo. Abaixo, veja o que precisa ser levado em conta na hora de planejar um jardim com pedras e plantas.
Para executar essa tarefa, você precisa saber o tamanho do jardim externo ou interno que será decorado. Essa informação servirá para definir a quantidade de objetos de coração, pedras e plantas.
Abuse da imaginação, visualizando como você quer o jardim e quais objetos de decoração quer usar. Faça uma lista com tudo que planeja ter no espaço para saber o que será necessário adquirir e o que pode ser utilizado. Essa é uma dica de como decorar um jardim gastando pouco.
Desenhe a disposição dos elementos em um papel. Você estará produzindo um guia para te ajudar na hora que estiver com a mão na massa. Do contrário, começar do zero pode dificultar o trabalho.
O objetivo desta fase é deixar o ambiente harmônico. Para isso, escolha as pedras que combinem com o gramado, pensando na cor, no formato e no tamanho. Tudo precisa ser pensado na hora de aprender como decorar um jardim com pedras e plantas.
Agora que você já tem um esboço de como ficará o jardim com pedras e plantas, chegou a hora de torná-lo real. Você verá como o seu jardim, que já era bonito, ficará ainda mais vivo! Vamos ao passo a passo?
O primeiro passo para montar um belo jardim é remover plantas velhas e deixar o espaço plano. Se o seu jardim for externo, o aparador de grama pode ser um grande parceiro para deixar o terreno preparado. Já a pá e a tesoura são ferramentas imprescindíveis para usar tanto nos espaços internos ou externos.
Os tipos de plantas certas estão diretamente ligados ao clima do local onde o jardim está e ao espaço disponível. Afinal, existem espécies que precisam de uma área ampla para se desenvolverem. Por outro lado, plantas que se adaptam bem a pequenos lugares são ideais para jardins internos.
Uma camada de areia sobre a terra ajudará a melhor fixação das pedras e dará um tempo maior entre uma manutenção e outra. A areia pode ser encontrada em casas especializadas em jardinagem ou material de construção.
Esta é a parte mais divertida porque depende da sua liberdade para criar! Aproveite as cores diferentes de pedras para fazer formas circulares pelo jardim. Outra sugestão é fazer um jardim com pedras de rio e montar um caminho de passagem com elas.
Observe como as pedras vão “se comportar” por algum tempo. Caso chova, é possível que algumas afundem na areia. Nesse caso, o melhor a fazer é adicionar mais pedras para ocupar as falhas.
O privilégio de ter um jardim externo precisa ser aproveitado, não é mesmo? Por isso, agora que você já sabe como fazer um jardim com pedras e plantas, também precisa pensar em complementar a decoração com bancos, cadeiras e mesas.
O objetivo é tornar o ambiente ainda mais convidativo, com objetos que tragam conforto e beleza. As velas, as almofadas e os aromatizadores são ótimas opções para tornar o seu jardim mais acolhedor.
Assim, todo o seu esforço será recompensado com momentos felizes vividos nesse lugar que você mesmo decorou. O melhor é que você não precisa de muito para trazer essa alegria para a sua casa.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de como decorar o jardim com pedras e plantas. Após a leitura, vá até uma das lojas da Petz para adquirir o material necessário e comece já a colocar essa transformação em prática na sua casa. Depois, nos conte como foi sua experiência!
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…