ibuprofeno para caes
Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que os responsáveis busquem uma solução rápida, mas que pode ter consequências graves. Por exemplo, não é permitido dar ibuprofeno para cachorro.
Ao recorrer à famosa farmácia caseira, é fácil encontrar remédios seguros para os humanos, como diclofenaco, paracetamol e ibuprofeno. No entanto, nem sempre é possível dar um anti-inflamatório de humano para cachorro.
Em farmácias humanas, é possível comprar medicamentos que não precisam de receitas, como os anti-inflamatórios. Pela praticidade e rapidez, é comum se questionar se o cachorro pode tomar ibuprofeno.
Assim como o paracetamol, o ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) muito usado no combate à dor e à febre em seres humanos. Ele proporciona alívio temporário para problemas de pouca gravidade, como gripe e dores leves.
Contudo, não é possível dar ibuprofeno para cachorro. Conforme o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de qualidade da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães.
Isso porque existe um alto risco de causar intoxicação. Para isso acontecer, não precisa de muito. Doses pequenas já são consideradas perigosas.
Devido aos riscos, não devem ser administrados o diclofenaco, o paracetamol e o ibuprofeno para cachorro. “São medicações que não prescrevemos, uma vez que são tóxicas para os pets e há medicações da linha veterinária que substituem esses fármacos”, explica o Dr. Ítalo.
Você já sabe a resposta para a pergunta “posso dar ibuprofeno para meu cachorro?”. Agora, é hora de entender o que fazer para ajudar seu cão caso ele esteja com dor.
Existem outros remédios para humanos, como a dipirona, que podem ser dados ao cão com segurança, desde que sob orientação veterinária. “Nunca medique seu pet sem recomendação médica”, alerta o Dr. Ítalo.
Além de serem mais seguros e eficazes, remédios específicos para cães e gatos têm outra vantagem. Ao fabricá-los, muitos laboratórios levam em conta a dificuldade enfrentada pelos responsáveis para administrar os fármacos.
Dependendo da medicação, é possível encontrá-la na forma de comprimido palatável, drágea ou pasta. No caso dos medicamentos líquidos, muitos vêm com seringas especiais que facilitam a dosagem e a administração.
Após saber por que não é possível dar ibuprofeno para cachorro, que tal conhecer os sintomas da intoxicação por esse fármaco em animais? Veja abaixo para evitar esse problema!
A intoxicação por medicamentos é mais comum do que se pensa, tanto nos humanos quanto nos animais. Sabendo que os cães podem tomar ibuprofeno de forma acidental, você precisa reconhecer os sinais.
Entre os sintomas de intoxicação pela ingestão de anti-inflamatórios de uso humano, estão náuseas, dor abdominal, hipersalivação, vômitos, diarreia (que pode ter sangue) e fraqueza. Em casos mais graves, podem ocorrer vômitos com presença de sangue e o óbito do pet.
Acidentes acontecem. Então, sabendo que o ibuprofeno faz mal para cachorro, o que fazer caso o pet ingira o medicamento? O ideal é levá-lo imediatamente para um pronto atendimento veterinário.
Caso você esteja muito distante de uma emergência para pets ou tenha dificuldade para encontrar uma clínica 24 horas, o carvão ativado de uso veterinário ajuda a evitar a absorção do medicamento pelo corpo do pet. Por isso, é uma boa ideia ter esse produto sempre em casa.
Crianças e animais são imprevisíveis. Dessa forma, se você tem algum deles em casa, é importante manter qualquer medicação fora do alcance. Nunca deixe remédios na altura do piso, em superfícies baixas ou em locais em que o pet possa subir. Além disso, recolha imediatamente comprimidos caídos no chão.
No caso dos gatos, que conseguem subir em locais mais altos, o melhor é manter os medicamentos em um local fechado, como um armário, de preferência com algum tipo de fechadura ou trava.
É um engano imaginar que o gosto amargo do remédio vai impedir que o pet o coma. Primeiro, porque ele não mastiga; segundo, porque é comum que os animais comam coisas que caem no chão sem saber o que elas são.
Se o seu pet começou a sentir dor de repente, mais importante do que medicá-lo é fazer uma consulta com o veterinário para identificar a origem do problema. Lembre-se de que a dor costuma ser um sintoma de condições mais graves. Existem diversas clínicas e hospitais do Centro Veterinário Seres, prontos para te atender.
Agora você já sabe como é perigoso dar ibuprofeno para cachorro. Para evitar problemas e acidentes com medicamentos, visite as lojas da Petz e adquira os produtos que o seu veterinário prescreveu!
Será que cachorro pode comer laranja? Se você é fã dessa fruta rica em vitamina…
Todo mundo já ouviu a expressão “cão chupando manga” para se referir a algo feio…
Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…
Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…
Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…
De leopardo, ele só tem a aparência, pois de selvagem, não tem nada! Assim é…