Os hamsters são animais muito sensíveis e podem ter a saúde prejudicada, mesmo com uma simples alteração na dieta. Pensando nisso, muitos tutores gostam de inserir o arroz e o feijão na alimentação do dia a dia do pet. Mas será que o hamster pode comer feijão ou faz mal?
O feijão é rico em nutrientes e altamente recomendado na alimentação dos seres humanos, principalmente por conter teores de ferro elevados. Geralmente os tutores pensam que se o alimento é bom e natural, vai contribuir para a saúde dos animais também, entretanto, não é bem assim! Continue a leitura para entender o que hamster pode comer e se o feijão é um alimento permitido.
Antes mesmo de oferecer qualquer tipo de alimento ao hamster, ainda que esse alimento seja saudável para as pessoas, devemos nos perguntar se terá o mesmo efeito nos dentuços. Isso porque, se tratando de espécies diferentes e de tamanhos distintos, o resultado pode não ser o mesmo.
O feijão não é recomendado para o hamster, pois tem grandes chances de formar gases no trato digestivo. Sendo assim, ele não deve fazer parte da alimentação de roedores. O organismo desses animais não possui as enzimas necessárias para a digestão e o feijão acaba sendo fermentado por bactérias.
Esse processo de fermentação leva, então, à formação de gases, causando muito desconforto e atrapalhando toda a digestão. Somente esse fator é suficiente para responder se hamster pode comer feijão, mas existem ainda outros motivos.
O feijão é rico em fitato, substância que inibe a biotransformação dos alimentos (para serem melhor absorvidos), o que também dificulta a digestão, contribuindo para a formação de gases e cólicas. O mais preocupante é que o feijão tem lectina, que é tóxica para a espécie, ou seja, hamster não pode comer feijão!
Seja porque o tutor acredita que hamster pode comer feijão e acabou oferecendo ao dentuço ou porque ele comeu de forma acidental, é preciso ficar atento a alguns sinais que o pet pode apresentar.
Os sinais clínicos variam de indivíduo para indivíduo e também estão relacionados à quantidade ingerida, portanto: alguns animais podem não apresentar nada, enquanto outros podem apresentar complicações importantes.
Os hamsters que comem feijão podem ter inchaço abdominal, ficar mais quietos e tristes, e demonstrar falta de apetite. Ao apertar levemente a barriguinha, podem sentir dor. Se o dentuço apresentar qualquer uma dessas alterações, é necessário procurar atendimento veterinário.
A comida para hamster deve ser bem balanceada. Como são animais onívoros (que comem um pouco de cada tipo de alimento), a variedade é muito importante para a saúde desses roedores.
Elaborar uma dieta natural e caseira é um pouco trabalhoso, por isso, em casa, a maneira mais correta e segura de proporcionar uma alimentação saudável para o hamster é por meio da ração. A seguir, veja as formas como ela pode ser encontrada.
Os alimentos extrusados são feitos com ingredientes de origem vegetal, especialmente grãos integrais, além de feno, frutas, verduras e legumes. É um alimento com muita variedade e bastante nutritivo, sem riscos para o hamster e para os outros roedores.
Esse é um tipo de alimento de hamster que, além dos componentes dos alimentos para roedores citados acima, tem ingredientes de origem animal, como insetos desidratados e ovo integral. Essa ração também pode ser consumida por gerbis.
Esse é o tipo de ração mais específico para hamster, elaborado exclusivamente para atender às suas necessidades nutricionais. Também é formulada com ingredientes de origem vegetal e animal.
O hamster pode comer feijão e ter algumas complicações, mas existem outros alimentos prejudiciais para o dentuço que causam alterações ainda mais graves. Por isso, nunca ofereça nenhum tipo de comida ao hamster antes de consultar o médico veterinário ou fazer uma boa pesquisa em fontes confiáveis.
Os alimentos ultraprocessados possuem gorduras saturadas, conservantes e aromatizantes que são prejudiciais. Também devem ser evitados todos os tipos de frituras e açúcares e alimentos temperados com sal, cebola, alho e outros condimentos.
As frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi, podem causar lesões na boca e no estômago quando ingeridas em grandes quantidades. Leite e derivados também não conferem boa digestão e estão na lista de alimentos prejudiciais.
Ainda que o hamster não possa comer feijão, há outras opções saudáveis, como frutas, verduras e legumes, que podem ser oferecidos com segurança, desde que em quantidade moderada, higienizados sem sementes. Confira:
Se o hamster pode comer feijão e ter alterações, é melhor escolher alimentos mais leves e seguros para variar o cardápio do dentuço no dia a dia. Para saber o que é saudável ou não para o roedor, acesse o site da Petz! Lá você encontra muitas dicas e informações.
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…