gato troca de pelo
Quem tem a sorte de conviver com um bichano sabe como é agradável ficar longos momentos com ele dormindo em seu colo. Mas, quando o bichano levanta, geralmente, deixa um mar de pelos! E, em algumas fases da vida do gato, os pelos parecem ser ainda mais frequentes, então será que gato troca de pelo?
Como lidar com a queda de pelos em gatos? Continue lendo para aprender mais sobre o assunto!
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a queda de pelos é um processo natural dos bichanos. Os cabelos, por exemplo, também possuem um ciclo de vida: nascem, crescem, envelhecem e, naturalmente, caem. Acontece nos gatos, cachorros, e até nos humanos!
Por isso, se você tem um gato perdendo pelo, não se preocupe! Provavelmente, está tudo bem com seu amigo de quatro patas. Mas, além deste queda natural, que ocorre todos os dias. Saiba que também há períodos nos quais o bichano passa por alterações fisiológicas. Nestas fases, o pet pode perder mais pelo que o normal!
De acordo com o médico veterinário da Petz, Dr. Marinque Cardoso, especialista em dermatologia, a resposta é sim, gato troca de pelo!
Isso ocorre, ao menos, uma vez na vida do bichano. É um processo natural de amadurecimento! O veterinário explica os principais momentos em que isso acontece:
O especialista explica também que esta troca de pelo em gatos pode, inclusive, levar a uma alteração no visual de seu filho de quatro patas.
Durante estas fases, o bichano pode ganhar cores mais escuras ou mais claras, dependendo da alimentação, exposição ao sol e outros fatores. Mas não ache que gato muda de cor assim tão fácil. Esta alteração é sútil, e ocorre principalmente em pets de raças como siamesa ou himalaia.
Em alguns casos, quando o gato troca de pelo pode ser algo mais que simples crescimento do bichano. O Dr. Marinque alerta que, em casos de falha de pelos em ou queda de pelo de gato acompanhada de feridas, o pet pode estar com um problema de saúde.
Muitas doenças podem resultar em uma queda anormal de pelos. O especialista ressalta os seguintes problemas:
O Dr. Marinque reforça que toda queda de pelo anormal deve ser acompanhada por um veterinário. Somente o atendimento especializado saberá identificar a origem do problema e como tratá-lo.
A troca de pelos em gatos pode até ser um processo natural, mas não é fácil viver com um pet que deixa um rastro por onde passa, não é mesmo?
Por isso, se você tem um gato sem pelo em casa, não se preocupe. Seguindo algumas dicas simples, é fácil passar por esta fase sem muita dor de cabeça.
O Dr. Marinque reforça que o veterinário deve sempre acompanhar o crescimento de seu amigo peludo. O especialista saberá dizer se a queda é apenas uma troca de pelo de gatos ou se é necessário mais atenção.
Caso você precise levar seu amigo para uma consulta, na Petz você encontra excelentes clínicas! Além de uma equipe atenciosa, você também vai encontrar tudo para a saúde e bem-estar de seu filho de quatro patas. Venha nos fazer uma visita!
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…